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Fabricado desde 1995 na Europa, o furgão médio Scudo foi lançado no Brasil em 2022, posicionado entre a furgoneta Fiorino e o furgão grande Ducato. O Scudo utiliza uma plataforma que suas parceiras da Stellantis já oferecem no Brasil – no caso, os furgões médios Citroën Jumpy e Peugeot Expert. Disponível nas versões Cargo e Multi, o furgão da marca italiana era equipado anteriormente com motor Turbo Blue HDI Euro 6 de 1,5 litro, de origem PSA Peugeot Citroën, que desenvolvia potência de 120 cavalos e torque de 31,1 kgfm. Sempre com tração dianteira, o modelo agora passa a ser equipado com motor 2.2 BlueHDi turbodiesel, também de origem PSA, com 150 cavalos e 37,7 kgfm de torque, com 30 cavalos a mais e 23,2% de aumento no torque. O preço do novo Scudo fica em R$ 223.990 na variante Cargo e R$ 229.990 na Multi (para passageiros).

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            A mudança trouxe melhorias no consumo, chegando a 12,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, 4,2% e 15,1% mais econômico, respectivamente, o que torna os custos operacionais do modelo melhores, um fator determinante no segmento. A nova motorização aprimorou a performance do Scudo, que agora faz as retomadas de 60 a 100 km/h em 7,5 segundos e de 80 a 100 km/h em 10,9 segundos, com melhorias de dois segundos em média. As mudanças mantêm a dirigibilidade e a praticidade de ser conduzido por pessoas habilitadas com CNH de categoria B (por ter Peso Bruto Total de 3,22 toneladas). Essa característica aumenta muito o leque de possibilidades do veículo, podendo ser usado por micro e pequenos empreendedores que fazem suas próprias entregas e também pode integrar uma frota urbana de transportadora. As mudanças buscam tornar o furgão mais competitivo para seguir na liderança do mercado, que ocupa desde seu lançamento, fechando 2024 com mais de 34,9% de participação em sua categoria.

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            Assim como o Expert e o Jumpy, o Scudo é montado na fábrica da Nordex, na região de Montevidéu, Uruguai, e chega ao Brasil por meio de navios que atracam no Porto de Vitória (ES). O visual é bem parecido com o dos furgões da Peugeot e da Citroën, com poucos diferenciais além das logomarcas. Renovado no segundo semestre do ano passado, o Scudo permanece com a aparência que torna o modelo um sucesso no mercado. O modelo mantém a capacidade de carga de até 1,45 tonelada, com comprimento de 5,3 metros, 6,1 metros cúbicos de volume e 1,97 metro de altura, configuração que permite a agilidade necessária no ambiente urbano, acessando lugares que veículos maiores não conseguem e contando com porta traseira dupla, com abertura de 180 graus, além da porta lateral deslizante. As mudanças apresentadas em 2024 incluíram novos para-choques frontais, faróis reformulados e grade do radiador redesenhada.

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            O novo Scudo traz itens de série como rodas de aço de 16 polegadas 215/65, ABS, três airbags (para motorista e passageiros), ESC (controle eletrônico de estabilidade), assistência em subidas, faróis de neblina, cintos de segurança de três pontos com ajuste de altura e faróis em halogênio com DRL. Traz também ar-condicionado, fecho centralizado das portas, parede divisória entre cabine e vão de carga, computador de bordo, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos com “one touch”, ajustes de altura e profundidade do volante, ajuste de assento para altura, apoio lombar e de braço, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e tomada 12V no compartimento de carga.

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Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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