Por dentro da novidade
Com o start da linha de montagem disparado em abril deste ano em Resende (RJ), o novo Kicks terá lançamento no Brasil no final do próximo mês. Agora, a Nissan revela detalhes do interior da segunda geração do SUV compacto – que conviverá com o modelo lançado em 2016, renomeado como Kicks Play. Foram mostrados detalhes do painel 100% digital, dos alto-falantes exclusivos da Bose integrados aos encostos de cabeça dos bancos dianteiros e o comando das funções do carro em substituição à tradicional manopla de câmbio. “Integramos design e tecnologia para criar uma experiência premium e disruptiva. Combinamos um painel 100% digital, elevando a interatividade a outro nível. Até o espaço interno e a capacidade do porta-malas quebram os padrões da categoria”, explica John Sahs, diretor de Design da Nissan América Latina. O novo Kicks tem 4,37 metros de comprimentos, 1,80 metro de largura, 1,63 metro de altura e 2,66 metros de distância de entre-eixos. Ainda não foi confirmada qual será a motorização do novo Kicks.
Cara nova

O Fiat Pulse está com desenho frontal renovado. Inspirado na esportividade do Fastback – SUV-cupê originado do próprio Pulse –, o SUV compacto tem nova grade, “skidplate” (grade inferior) mais largo e com temas geométricos e para-choque com dois apliques laterais com acabamentos que variam conforme a versão. Na variante Impetus T200 Hybrid, o pacote Sunroof adiciona teto panorâmico, farol de neblina e roda de liga leve de 16 polegadas. A opção de entrada Drive 1.3 MT é equipada com o motor Firefly. Com o T200 turbo, o Pulse tem até 130 cavalos potência e 20,4 kgfm de torque. A gama conta com a Drive 1.3 MT e a Drive 1.3 AT com o motor aspirado e a Turbo, a Audace Hybrid e a Impetus Hybrid equipadas com o T200 turbo da Stellantis, sendo que as duas híbridas são as únicas dotadas com essa tecnologia no segmento no Brasil.
Roupagem híbrida

As vendas do novo Hyundai Kona Hybrid se iniciam dia 5 de junho no Brasil, com mudanças significativas em relação à primeira geração, de acordo com a marca sul-coreana. O novo Kona conta com sistema híbrido de última geração, com alta eficiência energética e nota A entre os modelos médios pela classificação do Inmetro. Vem equipado com motor Kappa 1.6 aspirado com injeção direta de combustível (GDI) associado à transmissão DCT de 6 marchas e ao elétrico com bateria principal de íons de lítio e capacidade de 1,32 kWh. A potência combinada é de 141 cavalos e torque total de 27 kgfm. Com 4,35 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,58 metro de altura e 2,66 metros de entre-eixos, o novo Kona tem as opções de cores Branco Atlas, Preto Abyss e Cinza Pérola perolizadas e Cinza Cyber (metálica). Os preços sugeridos partem de R$ 214.990 na versão Ultimate e de R$ 234.990 na Signature.
Para público PcD

A linha 2026 do Chevrolet Spin chega com uma versão pensada para o público PcD (pessoas com deficiência). O crossover de até sete lugares é equipado com o veterano motor 1.8 aspirado de 111 cavalos de potência e 17,7 kgfm de torque, associado à transmissão automática de 6 marchas. Pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda ou autismo – condutoras ou não – podem ter direito à isenção de impostos na compra de veículos novos. As principais vantagens para esse público são desconto no IPI (sem limite de valor), redução no ICMS para veículos de até R$ 100 mil conforme as regras de cada Estado e IPVA e IOF com isenção variável conforme legislação estadual. A solicitação exige laudo médico, CNH especial (no caso de motoristas) ou documentação de representação legal (para não-condutores) e autorizações da Receita Federal e da Secretaria da Fazenda Estadual.
Recomeço de um pioneiro

O RAV4 foi apresentado em 1994, sendo o pioneiro no gênero SUV-crossover tanto para uso na cidade e estrada quanto para o off-road. Agora, a Toyota lançará sucessivamente o novo RAV4 em mais de 180 países e regiões, com tecnologia HEV (híbrida) e PHEV (híbrida plug-in). Podendo ser manobrado via celular, o novo RAV4 utiliza a plataforma modular TNGA-K aperfeiçoada. O destaque é a versão plug-in (pode ser recarregada em tomadas externas, além da recuperação de energia das frenagens), que percorre até cem quilômetros usando apenas o modo elétrico. Com 22,7 kWh, a bateria pode ser carregada de 10% a 80% em 30 minutos em carregador DC de 50 kW. Ao motor 2.5 a gasolina soma-se um elétrico de 150 kW, conferindo ao modelo 304 cavalos de potência combinada.
Homenagem do primogênito

Primeiro modelo produzido no Complexo Stellantis de Goiana (PE), o Renegade foi escolhido pela Jeep para fazer a homenagem dos dez anos da fábrica que faz os três modelos da marca norte-americana no Brasil (mais o Compass e o Commander), a Fiat Toro e a Ram Rampage. Toda a linha do Renegade utiliza o motor T270 turbo da Stellantis, com até 175 cavalos de potência acoplado ao câmbio automático de 6 marchas. A gama 2026 do Renegade traz a Sport, versão de entrada do SUV compacto, com preço de R$ 118.820, segue com a Altitude, a R$ 142.990, a Longitude, a R$ 156.990, a Sahara, a 169.990, a Willys, a R$ 182.990, e a série especial comemorativa “10 Anos”, a R$ 185.990, limitada a 1.010 unidades. “O Renegade é um ícone da marca e um sucesso comercial no país, com mais de meio milhão de unidades vendidas. Mesmo em um segmento de forte concorrência, o Renegade mantém as vendas fortes devido às características exclusivas do modelo, como o design e a capacidade off-road, com a tração 4×4 símbolo da Jeep”, afirma Hugo Domingues, vice-presidente da Jeep para a América do Sul.
No ritmo das vendas

Investindo cada vez mais no mercado brasileiro, a BYD chega à marca de 180 concessionárias abertas em todo o país. A expansão da rede visa atender às demandas de mercado, mantendo a fabricante chinesa na liderança de vendas de veículos elétricos, com o Dolphin Mini, e híbridos. “Nosso plano é estar onde o nosso consumidor está. O aumento da demanda por carros eletrificados puxa o crescimento da nossa rede naturalmente. Atualmente, todas as capitais brasileiras já contam com pelo menos uma concessionária da BYD”, revela Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior da companhia. A BYD tem meta de alcançar 272 concessionárias no Brasil até o final deste ano. Em abril e maio, foram inauguradas 15 lojas no país, chegando ao número de 180.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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