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Destaque ianque

            A Harley-Davidson marca presença no Festival Interlagos e consolida a sua posição como um dos principais destaques do evento. A edição de 2025 será realizada de 29 de maio a 1º de junho na capital paulista e reunirá milhares de apaixonados por motocicletas de todas as idades para uma imersão no universo das duas rodas. No Espaço Harley-Davidson, os visitantes terão oportunidade de explorar as novidades da linha 2025, organizada por modelos, como a Família Grand American Touring, composta por Street Glide, Road Glide e a Street Glide Ultra, lançamento deste ano que se destaca como a mais exclusiva da linha. Desenvolvido para oferecer conforto em longas viagens, o modelo se diferencia pelos novos bancos, aerodinâmica aprimorada, sistema de som Rockford Fosgate, painel “touchscreen” de 12,3 polegadas com SkylineOS e modos de pilotagem.

Meio bilhão

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        Desde sua primeira motocicleta, em 1949, a Honda atingiu 500 milhões de unidades graças às 37 fábricas espalhadas por 23 países. Em 1949, com a icônica Dream D-Type, a marca japonesa lançou uma capacidade de produção sem precedentes na indústria de motocicletas. Mas foi somente em 1963 que a Honda começou a produção em massa de motocicletas em sua primeira fábrica fora do Japão. Foi então lançado na Bélgica um plano de expansão. Passo a passo, a empresa cresceu: 100 milhões de unidades em 1997, 200 milhões em 2008 e 300 milhões em 2014. A partir de 2018, com produção anual superior a 20 milhões de unidades pela primeira vez em sua história, a atividade de fabricação da Honda disparou para atingir 400 milhões de unidades em 2019. Além dos modelos com motor de combustão interna, a Honda designou 2024 como seu “primeiro ano de expansão global” para veículos elétricos de duas rodas, lançando novos modelos e consolidando uma linha de produtos diversificada. (colaborou “MinutoMotor”/Argentina)

Motocross em linha

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        A produção da nova Desmo450 MX, o primeiro modelo para motocross da história da Ducati, está em andamento na fábrica de Borgo Panigale, no norte da Itália. Desenvolvida e testada em corridas para ser potente, leve e confiável, a Desmo450 MX é capaz de ampliar as habilidades de pilotagem, profissionais ou amadores, oferecendo a confiança que lhes permite ultrapassar os limites. Uma moto que, graças à entrega de potência do motor Desmodromic, chassi e eletrônica inovadora, é capaz de oferecer alto desempenho com esforço reduzido. O motor monocilíndrico Ducati de 449,6 cc com distribuição desmodrômica é único no panorama especializado no fora-de-estrada, oferecendo possibilidade de aproveitar ao máximo cada relação de marchas, na largada e entre as curvas, graças a uma entrega de potência particularmente favorável, que combina torque em baixas e médias rotações com uma extensão de referência. O quadro leve de alumínio foi projetado para ter menor quantidade de soldas, beneficiando a solidez, a leveza e a rigidez da estrutura. A Desmo450 MX é a primeira moto de motocross do mundo equipada com um controle de tração, capaz de definir com precisão o deslizamento real da roda traseira e de identificar as fases de pilotagem em que ele não deve entrar em ação, para não limitar o desempenho.

Visão conceitual

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        Durante o Concorso d’Eleganza Villa d’Este, na Itália, a BMW apresentou o protótipo RR, que antecipa o futuro das motocicletas esportivas da marca, devendo ser a sucessora da S 1000 RR. O protótipo representa uma antecipação das propostas em desempenho, design e tecnologia para as futuras gerações da linha RR. O conceito é inspirado na M 1000 RR pilotada pelo campeão mundial Toprak Razgatlıoğlu para a equipe de fábrica da BMW no Mundial de Superbike. Traz o mesmo motor de quatro cilindros em linha refrigerado a água da M 1000 RR usada nas pistas, com potência superior a 230 cavalos. Gerenciamento de motor, controle de tração e freio motor também vieram da versão de competição da M 1000 RR. Estão presentes materiais como fibra de carbono e alumínio em larga escala, desde o chassi até componentes menores. A carenagem com linhas agressivas tem novas entradas de ar e asas integradas.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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