Para a agricultura familiar
A Mercedes-Benz firmou novo convênio com o programa“Mais Alimentos”, proveniente do acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), para venda de caminhões a pequenos agricultores em condições atrativas. Trata-se de uma linha de crédito específica, com financiamento de até 100% do produto, taxas de juros diferenciadas e prazos mais longos para pagamento. Os caminhões Accelo (dos segmentos de leves e médios) e Atego (médios e semipesados) já carregam o selo “Mais Alimentos” e, portanto, podem ser adquiridos com as condições especiais do programa. Essa nova ação comercial com o MDA e a Anfavea, válida até o dia 30 de junho, está disponível para os caminhões Accelo 817, 1017 e 1317 e para os Atego 1419, 1719 e 2429 ano/modelo 2025/2025 e para Accelo 917, 1117 e 1417 ano/modelo 2025/2026, conforme disponibilidade na concessionária da Mercedes-Benz e no estoque de fábrica, tendo de ser destinado especificamente à agricultura familiar. Os preços da campanha são válidos para todo o território nacional, com alíquota zero de IPI, de acordo com o Decreto Federal, com alíquota de ICMS incluída, conforme cada Estado da Federação.
Caminhão da moto

A marca italiana de motocicletas esportivas Ducati e a fabricante alemã de caminhões MAN Truck & Bus, ambas marcas do Grupo Volkswagen, apresentaram o novo MAN TGX Ducati Edition, um caminhão com pintura inspirada na motocicleta Desmosedici GP, da Ducati Lenovo Team, equipe do MotoGP. Após parceria iniciada com o fornecimento dos quatro veículos que acompanham a Ducati Lenovo Team nas etapas europeias da MotoGP, a parceria evoluiu para um acordo de licenciamento que prevê a criação de uma linha exclusiva de caminhões com pacote de personalização aprovado pela Ducati. A pintura foi desenvolvida em colaboração com o Centro Stile Ducati. Feita com filme tridimensional, combina vermelho e preto com superfícies cromadas e materiais que remetem à identidade de competição da marca italiana. Depois do lançamento inicial em uma série limitada de 30 exemplares numerados e certificados, a MAN TGX Ducati Edition se tornará um pacote predefinido que pode ser encomendado na lista de preços, acompanhado por um conjunto especial da Ducati, incluindo visita à fábrica e ao museu da Ducati e oportunidade de participar do GP de San Marino e Riviera di Rimini, no dia 13 de setembro, no circuito de Misano.
Sustentabilidade na Serra do Mar

A TEVX Higer – representante brasileira da Higer Bus, empresa chinesa líder mundial na fabricação de ônibus elétricos – em parceria com a Viação Ultra, iniciou a operação do primeiro ônibus elétrico em linha na região de serra de São Paulo. O veículo rodoviário FE10BR está percorrendo a rota entre São Paulo, Santos e São Vicente, e retornando à rodoviária do Jabaquara, com uma única carga, e registrando consumo médio de 0,74 kW/km, superando as expectativas em um trecho conhecido por suas exigências topográficas. O FE10BR tem dez metros de comprimento e capacidade para 41 passageiros, com assentos reclináveis e ajustáveis lateralmente. O veículo é equipado com Wi-Fi, ar-condicionado ecológico de última geração, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV. Opcionalmente, o modelo oferece recursos exclusivos como geladeira térmica, sistema de áudio e vídeo e portas USB para carregamento rápido. Um dos destaques do FE10BR é o sistema de freios regenerativo, que converte a energia cinética liberada na frenagem em energia potencial, recarregando as baterias. A tecnologia contribui para a autonomia do veículo, que supera 402 quilômetros. A recarga rápida das baterias, com duração de até três horas, reduz o tempo de parada do veículo.
Elétricos nos pontos paulistanos

Primeiros modelos elétricos da Volkswagen Caminhões e Ônibus para transporte de passageiros, os novos e-Volksbus 22L começam a rodar pelas ruas de São Paulo, em fase final de avaliações em parceria com clientes. Quatro unidades do modelo circularão em operações reais na capital paulista ao longo dos próximos meses. Como produto, o e-Volksbus 22L teve seu desenvolvimento bastante facilitado graças ao aprendizado acumulado com o e-Delivery, primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido e produzido na América Latina e com o qual a Volkswagen Caminhões e Ônibus fechou 2024 como líder de vendas no segmento. O foco dessa etapa com o ônibus elétrico da montadora demonstra seu desempenho em operações reais, com acompanhamento no dia a dia. A Volkswagen Caminhões e Ônibus também aproveita para se certificar da estratégia desenhada para o atendimento de pós-vendas e preparar o mercado para operação do novo modelo de forma segura e eficiente. “Não oferecemos apenas um veículo e sim uma solução completa de transporte, desde a consultoria da infraestrutura de recarga ao pós-vendas, cuja excelência é nossa marca registrada. Nosso e-Volksbus chega para estabelecer uma nova referência de atendimento no mercado”, sinaliza Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: