Gás no palco do agro
A Scania escolheu a trigésima edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação) para apresentar seu mais novo produto, o caminhão a gás RH 460 6×4 X-gas. “O RH 460 6×4 a gás traz potência de 460 cavalos, o conceito ‘mochilão’ com maior autonomia (até 450 quilômetros) na tração 6×4, 311 metros cúbicos de volume de gás nos cilindros e expande as possibilidades aos clientes do Agro com veículos movidos a gás e/ou biometano. Teremos duas opções de capacidade máxima de tração, de 90 toneladas, sem redução nos cubos, e de 150 toneladas com redução nos cubos”, explica Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.
Nova evolução

A Hyundai Motor Company apresentou o novo caminhão pesado XCient Fuel Cell Classe-8 na Advanced Clean Transportation (ACT) Expo 2025 em Anaheim, Califórnia. Lançado em 2020, o XCient Fuel Cell é o primeiro caminhão pesado movido a hidrogênio produzido em série no mundo, promovendo o transporte comercial com emissão zero no escapamento. Já foi comercializado em 13 países, registrando mais de 13 milhões de quilômetros de condução cumulativa na Suíça, seu primeiro mercado, destacando a dedicação da Hyundai ao transporte limpo, auxiliado por parcerias público-privadas. O novo XCient Classe-8 apresenta um sistema de célula de combustível de hidrogênio atualizado. Desde 2021, passou por testes rigorosos em vários climas e tipos de uso na América do Norte. Com peso bruto combinado de até 37 toneladas, o caminhão é alimentado por um sistema de célula de combustível de hidrogênio de 180 kW, equipado com duas baterias de 90 kW e tem um motor elétrico de 350 kW (475 cavalos), fornecendo torque máximo de 228 kgfm. Contém dez tanques de hidrogênio (capacidade total combinada de aproximadamente 68 quilos) e autonomia superior a 700 quilômetros, em condições ideais.
Outros 500

A Scania apresenta seu mais novo modelo customizado, com apenas 500 veículos disponíveis: a Edição Especial Super 500. “Estamos celebrando o sucesso da gama Super, lançada no Brasil em 2022, a única que é 100% nova do mercado e não apenas uma atualização para se enquadrar na lei de emissões Proconve P8, ou Euro 6. São modelos que estão oferecendo entre 8% e 14% a mais de economia de combustível em comparação à geração anterior”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. As vendas já estão liberadas em todas as concessionárias da marca até o final de junho. O caminhão escolhido foi o Super de 500 cavalos na tração 6×2, motor de 13,0 litros e que desenvolve torque de 270 kgfm de 900 a 1.320 rpm. A Edição Especial Scania Super 500 tem cor cinza Nardo, adesivagem em forma de raio, bancos de couro, multimídia e novo painel digital de 12,9 polegadas, geladeira e climatização premium, kit aerodinâmico completo com defletores exclusivos e saias laterais, rodas de aço pretas e acabamento refinado. Além de pacote de segurança com airbags lateral (cortina) e de volante, conta com freio de emergência, assistente de mudança de faixa, sistema de estabilidade (ESP) e preparação de fábrica para a instalação de rastreador. Estão pintadas na cor Ebony Black a grade frontal, as saias laterais, o para-choque e o painel inferior dos degraus.
Trinta milhares

A partir desta semana, a cidade de Canhotinho, no agreste pernambucano, receberá a mais nova unidade do Volksbus destinada ao programa “Caminho da Escola”. Com entrega de oito unidades ao município, que tem população principalmente na zona rural, a Volkswagen Caminhões e Ônibus celebra o marco de 30 mil ônibus fornecidos à iniciativa, beneficiando mais de 40 milhões de crianças e adolescentes com transporte nos lugares mais remotos do Brasil. Em circulação em mais de cinco mil cidades brasileiras, o Volksbus é líder de vendas no segmento em todo o Hemisfério Sul. Lançado em 2023, o Volksbus 8.180 E ORE1 é o primeiro lugar em vendas do “Caminho da Escola” e em outras solicitações do Governo Federal para apoiar o acesso à educação no país. O novo motor de 3,8 litros entrega 180 cavalos de potência e 61 kgfm de torque.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: