Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Desde seu lançamento, em junho de 2023, a Ram Rampage caiu no gosto do público brasileiro. Primeiro modelo da marca Ram 100% desenvolvido na América do Sul, a picape intermediária – posicionada entre as compactas e as médias – sempre manteve vendas próximas de 2 mil unidades mensais. Este ano, emplacou 5.259 unidades no primeiro trimestre e é responsável por mais de 80% das vendas brasileiras da marca norte-americana de picapes do Grupo Stellantis (que, além da Ram, reúne as marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën). A Rampage é o trigésimo quarto automóvel mais vendido do Brasil e, entre as picapes, é superada somente por modelos bastante tradicionais no país, como as médias Chevrolet S10 (5.704 unidades), Ford Ranger (7.365) e Toyota Hilux (10.217), as compactas Volkswagen Saveiro (13.304) e Fiat Strada (29.299) e a intermediária Fiat Toro (10.729) – com a qual divide a plataforma sobre monobloco. Com a entrada em vigor das normas de emissões do Proconve L8, em janeiro deste ano, a picape da marca do carneiro trocou o antigo motor turbodiesel 2.0 Multijet II por uma versão mais evoluída da mesma família, com 2,2 litros – a mesma mudança ocorreu depois com as versões a diesel dos utilitários esportivos Jeep Compass e Commander e com a picape Toro, todos produzidos no complexo industrial da Stellantis em Goiana (PE).

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            Não houve alterações externas visíveis na linha 2025 da Rampage, apresentada em dezembro do ano passado. Lá estão os habituais capô horizontalizado, a frente blocada, a linha de cintura elevada e o aspecto robusto. A picape mantém 5,03 metros de comprimento, 1,89 metro de largura, 1,77 metro de altura e 2,99 metros de entre-eixos da época do lançamento. Com o novo motor 2.2 – com sistema de injeção mais eficiente, turbo de geometria variável e coletor de admissão variável –, a potência da Rampage a diesel aumentou de 170 para 200 cavalos e o torque cresceu de 38,8 para 45,9 kgfm. A aceleração de zero a 100 km/h caiu de 10,9 para 9,9 segundos e a velocidade máxima subiu de 189 para 196 km/h. De acordo com o Inmetro, a Rampage Rebel faz 10,6 km/l na cidade e 13,3 km/h na estrada, índices que renderam notas A no segmento e D no geral. O câmbio automático de 9 marchas permanece o mesmo, mas recebeu ajustes – continuam disponíveis a tração 4×4 on-demand, a reduzida e o controle de descida. A linha 2025 da Rampage Rebel 2.2 Diesel passou a vir com pneus All Terrain, com carcaça reforçada e escritas laranjas – nas mesmas medidas 235/65 R17 do ano/modelo anterior.

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                Até a linha 2024, a Rampage Rebel tinha função de versão de entrada da linha a diesel da picape. Com a chegada da Big Horn, tornou-se a variante intermediária, sempre dentro do bom padrão da Ram em acabamento e equipamentos. Vem com ar-condicionado duplo, chave presencial, interior com revestimento de bancos, portas, volante e painel em couro preto com pespontos cinzas, freio de estacionamento elétrico e carregador de celular por indução. O painel digital tem 10,3 polegadas e a tela “wide” da central multimídia tem 12,3 polegadas, com espelhamento sem fio de Android Auto e Apple CarPlay. A segurança é reforçada por câmera de ré, sensores dianteiros e traseiros, sensor de luz e chuva e iluminação full-led com faróis de neblina com função de iluminação em curvas. A versão traz os recursos de assistência ao motorista (ADAS) como controle de cruzeiro adaptativo com stop&go e frenagem autônoma, monitor de faixa e farol alto automático. Oferece também o serviço por assinatura Ram Connect, que inclui funções via celular, como acionamento do motor, travamento ou destravamento, localização, assistência de emergência e auxílio à navegação, incluindo informações de trânsito.

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            Nas configurações com motor turbodiesel, a Rebel, com preço base de R$ 270.990, é posicionada entre a Big Horn (R$ 237.990) e a Laramie (R$ 283.990). Já com o motor a gasolina 2.0 Hurricane 4 Turbo, de 272 cavalos de potência e 40,7 kgfm de torque, há as variantes Rebel (R$ 270.990), Laramie (R$ 283.990) e R/T (R$ 299.990). No entanto, o preço base de R$ 270.990 da Rampage Rebel 2.2 Diesel testada vale apenas para a cor sólida Vermelho Flame. As outras cores disponíveis – as metálicas Azul Patriot, Prata Billet e Maximum Steel, as perolizadas Branco Perola e Sing Grey e a sólida Preto Diamond (a do modelo avaliado) – elevam o preço em R$ 2 mil. Opcionalmente, é oferecido um “Pack Elite”, presente no modelo testado, que custa R$ 6 mil e agrega banco elétrico do passageiro de 12 vias (oito posições mais lombar), sistema de som de dez alto-falantes com subwoofer da Harman Kardon e luzes ambiente em leds. Há ainda uma ampla linha de acessórios Mopar para personalização, que vai desde itens singelos como a rede elástica para o banco dianteiro (R$ 90,31) até equipamentos sofisticados como a capota rígida elétrica para a caçamba (R$ 9.771,88) e o estribo elétrico (R$ 12.723,57).

Experiência a bordo

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Conforto com estilo

            O espaço interno da Ram Rampage é coerente com a categoria de picape intermediária – é maior do que as picapes compactas e menor em comparação às médias. Há boas acomodações para cinco pessoas a bordo, com bancos confortáveis. A falta de estribo não facilita o acesso aos passageiros de baixa estatura. No habitáculo, os revestimentos em couro pespontado e as superfícies macias nas áreas de contato reforçam a aparência de boa qualidade. Apesar da proposta mais off-road da versão, a Rampage Rebel passa longe do estilo espartano – guarnições em “black piano” e frisos em metal escovado conferem um aspecto requintado.

            O volante multifuncional da Rampage Rebel concentra boa parte dos comandos de uso mais frequente e há vários recursos que podem ser acessados a partir da tela de 12,3 polegadas da central multimídia, que tem GPS integrado. O isolamento acústico é de padrão superior em relação à média das picapes e há saídas de ar-condicionado para a segunda fileira de bancos. A caçamba é ampla – leva até 980 litros – e traz um divisor para impedir que os objetos colocados ali fiquem soltos. A Rampage Rebel tem sensores frontais e traseiros, mas não conta com câmera de 360 graus – recurso que facilitaria a tarefa de estacionar em vagas mais apertadas.

Impressões ao dirigir

Eficiência dinâmica

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                Na Ram Rampage Rebel 2.2 Diesel modelo 2025, a grande atração é o novo motor. Logo ao pisar no acelerador, é possível perceber a força que a picape entrega, qualquer que seja o giro do motor. Ultrapassagens ou aclives íngremes são superados com aparente facilidade. Com o torque extra, o câmbio de 9 marchas faz menos reduções e tem reações rápidas e suaves, rentabiliza bem a força exuberante do motor e transmite percepção de consistência ao “powertrain”. Tanto na cidade quanto na estrada, os ganhos de velocidade são bem progressivos e consistentes, sendo possível de se manter, sem forçar o conjunto, velocidades de cruzeiro de 120 km/h. Ultrapassagens podem ser feitas com segurança e sem sustos. O conjunto suspensivo – independente nas quatro rodas com MacPherson na frente e multilink na traseira – proporciona controle correto da carroceria. Nas curvas em alta velocidade, a rolagem lateral é discreta. Em viagens noturnas, os faróis de leds permitem boa visibilidade.

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            Nas trilhas, o desempenho da Rampage a diesel já era bom antes e ficou ainda melhor com o motor com 200 cavalos e 45,9 kgfm – potência e torque similares aos das picapes médias, mas movendo um veículo bem mais leve. O conjunto entrega torque elevado já em giros baixos, ajudando a superar obstáculos no off-road, que quase sempre devem ser transpostos lentamente. As mudanças na distribuição da tração 4×4 on-demand ocorrem discretamente e a reduzida ajuda nas situações mais radicais. Os pneus todo-terreno Pirelli Scorpion All Terrain Plus 236/65 R17 ficam à vontade para rodar na lama. A altura livre em relação ao solo de 22,3 centímetros e os ângulos de ataque e saída, de 25,8 graus e 27,5 graus, resolvem a maioria das demandas nas trilhas. E os obstáculos cotidianos das cidades – crateras e lombadas nas ruas e rampas de garagem mal projetadas – também não são problema.

Ficha técnica

Ram Rampage Rebel 2.2 Diesel

Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Motor: diesel, dianteiro, transversal, 2.184 cm³, quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro, turbocompressor com geometria variável, intercooler, injeção direta de combustível e acelerador eletrônico

Transmissão: automática de 9 marchas

Tração: 4×4 on-demand com reduzida acionada eletronicamente. Oferece controle de tração

Potência: 200 cavalos a 5.200 rpm

Torque: 45,9 kgfm a 3 mil giros

Carroceria: picape em monobloco, com quatro portas e cinco lugares

Dimensões: comprimento de 5,03 metros, com 1,89 metro de largura, 1,78 metro de altura e 2,99 metros de entre-eixos

Suspensão: dianteira independente do tipo MacPherson, braços oscilantes inferiores e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais, traseira independente do tipo multilink, links transversais/laterais, barra estabilizadora, amortecedores de duplo efeito e molas progressivas

Pneus: 235/65 R17

Freios: discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD, assistente de partida em rampa e controle de descida série

Peso: 1.951 kg

Capacidade da caçamba: 980 litros/1.015 quilos

Tanque de combustível: 60 litros

Preço da versão: R$ 270.990. A cor sólida Preto Diamond do modelo avaliado eleva o preço em R$ 2 mil e o opcional Pack Elite custa R$ 6 mil, totalizando R$ 278.990

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix

Fotos: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

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