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À japonesa na China

A Nissan revelou dois modelos no Salão de Xangai, na China – a nova picape híbrida plug-in Frontier Pro e o sedã elétrico Dongfeng N7. Quando a Frontier Pro começar a ser vendida no mercado chinês, no próximo ano, será o primeiro modelo híbrido plug-in da Nissan e a primeira picape eletrificada da marca japonesa. A tecnologia híbrida plug-in (que pode ser recarregada também em tomadas externas) é composta por um motor de 1,5 litro turbo aliado a um elétrico de alta potência montado na transmissão. Combinados, oferecem mais de 300 kW (410 cavalos) de potência e até 81,5 kgfm de torque. Para a China, a picape média terá autonomia 100% elétrica de 135 quilômetros. Já o sedã N7 terá motor elétrico com potência variando de 160 kW (218 cavalos) a 200 kW (272 cavalos) e 31,1 kgfm, com autonomia mínima de 510 quilômetros. Os números de alcance são pelo ciclo chinês, normalmente, 30% a mais que pelo Inmetro.

Conexão em toda a linha

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A principal novidade da gama do compacto Hyundai HB20 e do SUV compacto Creta na linha 2026 é a oferta do Bluelink, sistema de conexão da marca sul-coreana, como item de série em todas as versões. O uso do Bluelink é gratuito por cinco anos e, entre as funcionalidades, estão o monitoramento do automóvel, o rastreamento e a imobilização, a assistência vinte e quatro horas, o diagnóstico dos sistemas e a Smart Câmera 360 Graus. Os preços dos modelos produzidos em Piracicaba (SP) são de R$ 95.790 a R$ 129.650 para o hatch HB20, de R$ 104.290 a R$ 135.310 no sedã HB20S e de R$ 149.620 a R$ 198.120 no Creta – o SUV foi o automóvel mais vendido do Brasil no varejo no ano passado.

Espírito da coisa

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A Porsche mostrou o 911 Spirit 70 no Salão do Automóvel de Xangai, na China. A série do conversível, limitada a 1.500 unidades, representa a essência dos anos 70 e início dos 80. Criado como parte da estratégia Heritage Design, esse item obrigatório em qualquer colecionador que se preza é o terceiro modelo do 911 em que a Porsche revive uma era com ajuda de elementos de design iconográficos de veículos anteriores. A base técnica do 911 Spirit 70 é o atual 911 Carrera GTS Cabriolet com tecnologia híbrida. Em combinação com o sistema de alta voltagem, o recentemente desenvolvido boxer de 3,6 litros associado a um motor elétrico faz o conversível alcançar potência total de 398 kW (541 cavalos) e 62,2 kgfm de torque, com a transmissão automática PDK agindo sobre as rodas traseiras. O 911 Spirit 70 será comercializado no Brasil, com entregas previstas para o segundo semestre deste ano. De acordo com a Porsche, preços e especificações serão comunicados futuramente.

Visões de um breve futuro

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Revelados pela Volkswagen no Salão de Xangai, na China, os modelos ID. Aura, ID. Era e ID. Evo representam a nova geração de veículos elétricos inteligentes da marca alemã e dão uma prévia da estratégia de seus produtos para os próximos anos. A Volkswagen planeja lançar mais de 30 novos modelos, incluindo 20 veículos eletrificados, no mercado chinês até o final de 2027. Isso incluirá versões de produção dos conceitos revelados em Xangai, cujo design e tecnologias foram especificamente adaptados às necessidades dos clientes chineses. Quando estiverem em linha de produção, os conceitos serão equipadas com sistemas de Inteligência Artificial para condução automatizada. Assim, poderão atingir o Nível 2++ já no próximo ano, significando que, em certas situações, poderão ser conduzidos de forma totalmente autônoma – inclusive fazendo ultrapassagens e conversões sozinhos –, porém, com total supervisão do motorista.

Ampliação confirmada

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Já colocada no site da Stellantis como uma de suas montadoras, a chinesa Leapmotor segue com sua estratégia de longo prazo na América do Sul e confirma o B10 como o segundo modelo da marca para a região – o primeiro será o C10, anunciado em fevereiro. O B10 também é um SUV elétrico e tem duas opções de motorização, de 177 e 214 cavalos, com autonomia de 380 a 600 quilômetros pelo ciclo chinês. Tem dimensões semelhantes às do Volkswagen Taos, com 4,51 metros de comprimento, 1,88 metro de largura e 1,65 metro de altura. A versão mais básica usa motor síncrono dianteiro, enquanto a mais potente tem tração traseira. “O B10 tem sido sucesso desde o início da pré-venda na China, e estamos confiantes que ele repetirá a performance no Brasil e no Chile. Com o B10 e o C10, a Leapmotor disputará uma fatia significativa do segmento de SUVs médios e grandes eletrificados”, desafia Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor para a América do Sul.

Na vitrine oriental

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A JAC Motors esteve do vigésimo primeiro Salão de Xangai, realizado durante a última semana, destacando a versão híbrida da picape Hunter e o sedã de luxo Maextro S800, desenvolvido em parceria com a gigante chinesa Huawei. Depois de lançar a Hunter no Brasil no final do ano passado, a opção híbrida plug-in deve desembarcar no país nos próximos meses. A picape é equipada com motor 2.0 turbo combinado a dois elétricos, um em cada eixo, com entrega total de 523 cavalos de potência e 102 kgfm de torque, com autonomia no modo totalmente elétrico ultrapassando cem quilômetros, pelo ciclo chinês. Já o Maextro S800 é um dos maiores sedãs produzidos em massa do mundo, com nada menos que 5,48 metros de comprimento. O “carrão” elétrico é equipado com três motores, com total de 852 cavalos.

Nas filas das tomadas

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A Chevrolet confirma a chegada ao Brasil de mais um modelo 100% elétrico. Trata-se do Captiva EV, um SUV de porte médio. “O Captiva EV é um produto estratégico dentro da linha de elétricos globais da Chevrolet. E será laçado no Brasil até o final deste ano”, revela Fabio Rua, vice-presidente da GM América do Sul. O executivo acompanhou o desembarque de um lote do novo modelo destinado a testes finais de engenharia e conclusão do processo de homologação para o mercado brasileiro. O Captiva EV é derivado do chinês Wuling Starlight S, da Saic-Wuling, parceira chinesa da General Motors. O Captiva EV tem motor de 150 kW (204 cavalos) de potência e 31,6 kgfm de torque, com autonomia de 510 quilômetros pelo ciclo chinês de aferição. O nome “Captiva” já esteve por aqui na primeira parte deste século, com a Chevrolet decidindo pelo encerramento de sua produção em 2016 basicamente pelo modelo ser um notório “beberrão”. O Captiva foi então substituído pelo Equinox, que também tem uma versão elétrica no Brasil, com preço de R$ 419 mil.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação 

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