Jipinho elétrico confirmado
O SUV elétrico Spark foi confirmado para incorporar o portfólio brasileiro da Chevrolet este ano. “O Spark será comercializado no país em versão única de acabamento, a Activ, que reforça o apelo aventureiro”, revela Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul. O novo utilitário esportivo compacto urbano é resultado da joint venture SGWM, entre a General Motors e as marcas chinesas SAIC e Wulling. Produzido na China pela parceria, o “jipinho” elétrico já é vendido no mercado chinês com o nome de Baojun Yep Plus e receberá “rebadge” – incorporando a marca da Chevrolet e o nome “Spark”. O novo veículo carregável em tomadas terá o mesmo trem de força do Baojun Yep Plus – motor instalado na traseira com 101 cavalos de potência e 14 kgfm de torque, com bateria de 41,9 kWh. Pelo ciclo CLTC, da China, o Baojun Yep Plus tem autonomia de pouco de mais de 400 quilômetros.
Escandinavos exclusivos

A Volvo Car Brasil anuncia a chegada ao país de dois de seus recentes lançamentos, o EX90 e o XC90. Apresentado pela primeira vez em 2022, o EX90 é considerado o carro mais seguro já produzido pela marca sueca. O SUV de sete lugares totalmente elétrico reúne tecnologia, segurança, exclusividade e luxo. O XC90 já está disponível no Brasil com preços a partir de R$ 639.950, enquanto o EX90 chega em maio, em versão única, a R$ 849.950. “Sabemos que o EX90 é nosso modelo topo de linha e exclusivo, assim como ocorreu nos últimos anos com o XC90. A linha 90 é o nosso produto mais exclusivo, e estamos empolgados em ter mais um produto 100% elétrico, com sete lugares, para oferecer aos consumidores brasileiros”, afirma Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.
O preço do sonho

O Porsche 911 GT3 tornou-se o carro de produção com câmbio manual mais rápido no circuito de 22 quilômetros de extensão de Nürburgring, na Alemanha, baixando o tempo em quase quatro segundos em comparação ao mesmo modelo equipado com transmissão automática PDK de 7 velocidades. O coração do novo 911 GT3 é o motor 4.0 aspirado de seis cilindros em linha capaz de desenvolver 510 cavalos de potência a 9 mil rpm e 46,9 kgfm de torque a 6.520 giros, associado ao câmbio mecânico de 6 marchas. “Cada vez mais clientes do 911 GT3 estão optando pela transmissão manual. E, com frequência, esses clientes nos perguntam quão rápido um 911 GT3 com câmbio manual seria em Nürburgring. Agora, já temos a resposta. Ele é exatamente 3,7 segundos mais veloz que o 911 GT3 automático”, orgulha-se Andreas Preuninger, diretor da linha de modelos GT da Porsche. O novo 911 GT3 manual está disponível no Brasil pela “bagatela” de R$ 1,5 milhão.
Uma década na trilha

Em 2025, a Jeep comemora dez anos da fábrica de Pernambuco, atualmente chamada de Complexo Automotivo Stellantis de Goiana. Em abril de 2015, saiu da linha de montagem da unidade o primeiro modelo da marca norte-americana totalmente produzido no Brasil, um Renegade. Em 2016, o SUV compacto recebeu a companhia do médio Compass e, em 2021, do médio-grande Commander, todos produzidos em Goiana ao lado das picapes intermediárias Fiat Toro e Ram Rampage. Desde 2015, a Jeep já vendeu mais de 1,1 milhão de carros com seu nome feitos no Brasil. “Vivemos um momento muito especial, com a celebração dos últimos dez anos de conquistas e da solidificação da Jeep como uma marca de referência também no Brasil. E ainda teremos muitas novidades este ano no país”, promete Hugo Domingues, vice-presidente da Jeep para a América do Sul.
“Verdes” mais cascudos

A Concept be Safe, blindadora presente na cidade de São Paulo, lançou uma fábrica especializada na blindagem de veículos elétricos, a primeira desse nicho no Brasil. A Concept Evision está localizada em Sumaré, na região metropolitana de Campinas, com capacidade inicial para a proteção balística de 30 carros por mês, podendo ampliar para cem, de acordo com a demanda. O investimento total feito para a instalação é de R$ 5 milhões. Conforme a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), somente em 2024, mais de 173.500 carros eletrificados foram emplacadas no país, salto de 85% comparado com o ano anterior. Segundo a Concept, em 2023, cerca de 25% dos veículos procurados pela empresa para fazer proteção era de elétricos ou híbridos. No ano passado, o número pulou para 40%. De acordo com a Concept, o serviço de blindagem feito pela empresa é de Nível 3A, projetado para resistir a disparos de armas de mão incluindo submetralhadoras e a Magnum 44.
Resgate do grande evento

A capital paulista será novamente palco do principal evento automotivo da América Latina. Após sete anos, está confirmada a realização da trigésima primeira edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, previsto para 22 a 30 de novembro deste ano, no Distrito Anhembi. O local, que foi a casa do salão por mais de 30 anos, foi totalmente revitalizado e reinaugurado no ano passado. O complexo, que inclui o Sambódromo, o Palácio de Convenções e o Pavilhão de Exposições, tem agora capacidade para 40 mil pessoas e pode abrigar até dez eventos simultâneos. A edição 2025 do Salão de São Paulo ocupará 67 mil metros quadrados, divididos em cinco pavilhões para o evento. A parceria da empresa RX do Brasil com a Anfavea foi fundamental para definir o novo formato da mostra. “A Anfavea colaborou na criação de um padrão que fornece isonomia, facilita a organização e melhora a experiência dos visitantes”, explica Mayra Nardy, diretora de portfólio da RX no Brasil. Com o tema “Reimagine, Reescreva, Reviva”, o Salão de São Paulo terá como pilares a mobilidade, a sustentabilidade, a eletrificação e test-drives como principais atrativos.
A picape do século

A série “S10 100 Anos”, que será lançada no segundo semestre, marca curiosamente a versão de número cem das configurações especiais de modelos da General Motors do Brasil. Conforme o Marketing da gigante norte-americana, a série “S10 100 Anos” marcará um novo patamar de customização. O modelo terá suspensão e pneus personalizados em uma referência às configurações de rali, preparadas para o off-road. A picape média da série especial terá como base a variante Z71, com adereços visuais como estribos, para-choque com “skid plate” e capota marítima de série. Será equipada com o motor 2.8 turbodiesel de 207 cavalos de potência e 52 kgfm de torque, acoplado à transmissão automática de 8 marchas. A série especial da S10, produzida em São José dos Campos, no ABC Paulista, terá lotes limitados, cada um sendo lançado em diferentes momentos do segundo semestre deste ano, nas comemorações do centenário da Chevrolet no Brasil. A marca chegou ao país em 1925, montando carros em sistema CKD com componentes vindos dos Estados Unidos. A primeira fábrica propriamente dita veio em 1930, em São Caetano do Sul, também no ABC Paulista.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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