Divulgação

Treinar para evoluir

            A DAF Caminhões mantém ritmo de treinamento dos profissionais da sua rede de concessionárias por meio do DAF Academy. Sua segunda unidade, localizada no Senai de Jacareí, em São Paulo, iniciou suas atividades este mês, e a primeira turma já acumula 80 horas de treinamento sobre os motores Paccar PX-7 e MX-13. A iniciativa contempla várias funções para o bom funcionamento das concessionárias, incluindo técnicos, consultores de serviço, garantistas, chefes de oficina, vendedores de caminhões, entregadores técnicos e vendedores de peças. Os participantes fazem parte da rede de concessionárias, e a primeira turma do DAF Academy incluiu profissionais de nove cidades: Fortaleza, Recife, Sinop, Boituva, Colinas, Marabá, Itajaí, Cascavel e Governador Valadares. “Sabemos da importância de contar com profissionais capacitados para atender à crescente demanda por veículos pesados no país. Iniciativas como essa fortalecem nossa relação com a comunidade e proporcionam crescimento profissional para aqueles que desejam atuar no setor. Este ano, atingiremos 75 pontos de venda da DAF no Brasil e queremos manter a excelência dos nossos serviços”, afirma Elardino Godinho, diretor de Desenvolvimento de Concessionárias para a América do Sul da DAF Caminhões Brasil.

Por conta própria

Divulgação

        Com base no recém-lançado Freightliner Cascadia de quinta geração, caminhão autônomo com novos sistemas de condução da Daimler Truck desenvolvidos pela Torc Robotics, subsidiária da marca alemã nos Estados Unidos especializada em direção automatizada. Os novos caminhões operam em Nível 4 de automação, com hardwares de segurança redundantes, como direção e frenagem duplicadas para suportar a operação comercial sem necessidade de intervenção humana entre centros de carga. O novo caminhão autônomo da Daimler Truck traz mais de 1.500 requisitos de engenharia voltados à segurança, com redes elétricas duplicadas e vários sistemas independentes. A Torc instala todos os kits de sensores, câmeras e componentes eletrônicos necessários para a direção automatizada. Além da direção autônoma, o novo Cascadia traz evoluções na aerodinâmica, faróis de leds de dois estágios e novo sistema de controle de frenagem inteligente. A expectativa é de que a solução autônoma desenvolvida pela Daimler Truck e pela Torc chegue ao mercado norte-americano em 2027.

Logística urbana no gás

Divulgação

        Na Argentina, a multivan Renault Kangoo Express 1.6 SCE 2 Seater passou a ser oferecida na versão GNC. A conversão para Gás Natural Comprimido está disponível tanto para veículos novos, que podem ser adquiridos com o sistema instalado na concessionária, quanto para unidades compradas anteriormente do período de garantia. A Renault argentina garante conversão segura e certificada, com apoio oficial da marca. Para veículos zero-quilômetro, a garantia é de dois anos para o Renault Kangoo Express. A conversão para GNC foi desenvolvida e aprovada exclusivamente em parceria com a TA Gas Technology. Posicionado na área de carga, o equipamento de GNC instalado é de quinta geração e homologado. Sua capacidade de armazenamento é de 58 litros (13,5 metros cúbicos), ​​com dimensões de 32,3 centímetros de diâmetro, 89 centímetros de comprimento e 61 quilos de peso total. Não há informação sobre a oferta da versão GNC do Kangoo no para o mercado brasileiro.

Opção com frescura

Divulgação

        A trigésima “Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima” (COP-30) será realizada em novembro em Belém (PA) e a cidade finaliza os preparativos para o grande evento – inclusive me termos de transporte coletivo. Produzido pela encarroçadora Caio e pela empresa de tecnologia de tração elétrica Eletra, ambas com sede em São Paulo, o primeiro ônibus elétrico a chegar à capital paraense recebeu da população o apelido de “Geladão” e têm ar-condicionado, Wi-Fi, dispositivos de acessibilidade e GPS. A prefeitura de Belém informa que a meta é substituir mil ônibus da frota atual pela opção elétrica. Além do modelo que já está em circulação, cinco passam pela burocracia contratual para serem operados por empresas do sistema. A prefeitura desenvolve ainda um aplicativo de bilhetagem digital, já que os novos veículos não contam com cobradores. A proposta é que, aos domingos e feriados, a tarifa seja zero.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA