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Águas altas de março

Pelos números divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram vendidas 184.068 unidades de carros de passeio e comerciais leves em março deste ano no Brasil, com aumentos de 5,8% em relação ao mês anterior e de 4,6% ante março de 2024. No acumulado dos três primeiros meses de 2025, foram emplacados 517.738 veículos nos dois segmentos, com alta de 7,14% em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre os modelos, a picape compacta Fiat Strada manteve a liderança de mais de quatro anos seguidos, com 10.256 unidades vendidas em março, seguida por outro modelo da marca italiana, o hatch compacto Argo (8.247), à frente do hatch compacto Volkswagen Polo (8.120), do SUV compacto Volkswagen T-Cross (6.512), do hatch compacto Hyundai HB20 (6.122), do SUV médio Toyota Corolla Cross (5.834), do hatch compacto Chevrolet Onix (5.748), da picape compacta Volkswagen Saveiro (5.692), do SUV compacto Honda HR-V (5.095) e do subcompacto Renault Kwid (4.955).

Na carona dos compactos

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A Fiat permaneceu na liderança entre as montadoras em março deste ano no Brasil, com 38.887 veículos vendidos e 21,1% de participação de mercado. A marca italiana pertencente à Stellantis, que teve o compacto Argo como o carro de passeio mais emplacado em março, foi seguida da alemã Volkswagen, com 30.274 vendas e “market share” de 16,4%, à frente da norte-americana General Motors (20.163 e 10,9%), da japonesa Toyota (14.695 e 7,9%), da sul-coreana Hyundai (12.731 e 6,9%), da francesa Renault (11.404 e 6,2%), da japonesa Honda (8.228 e 4,47%), da norte-americana Jeep (8.172 e 4,44%), da chinesa BYD, que só vende carros eletrificados no Brasil, com 8.064 emplacamentos e “share” de 4,3%, e da japonesa Nissan (6.876 e 3,7%).

Chinesa domina

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De acordo com a Fenabrave, o mercado de veículos eletrificados teve a venda de 17.909 unidades em março deste ano, com aumento de 10,3% sobre o mês anterior, sendo 4.801 de 100% elétricos (crescimento de 6,8% ante fevereiro) e 13.108 de híbridos, que unem um motor a combustão a um ou mais elétrico, com avanço de 11,6% em comparação a fevereiro. A BYD continua comandando os dois segmentos eletrificados. Nos elétricos, a marca chinesa vendeu 3.730 unidades em março, com 77,6% de participação de mercado, destacando o “eterno” líder Dolphin Mini, que emplacou 1.902 carros no terceiro mês do ano. A sueca Volvo ficou em segundo nos elétricos (439 vendas), seguida pela chinesa GWM (203), pela alemã BMW (85) e pela francesa Renault (73). Nos híbridos, a BYD emplacou 4.333 veículos, com 33,06% de participação e a liderança do Song Plus (2.200 vendas), à frente da italiana Fiat (2.395 e 18,2%), da GWM (1.890 e 14,4%), da japonesa Toyota (1.701 e 12,9%) e da alemã Mercedes-Benz (560 e 4,2%).

Traços futuristas

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Com teaser criado pelo Volkswagen Design South America, a marca alemã confirma a produção de um novo produto na Argentina, a nova Amarok, de fato, a segunda geração da picape média lançada em 2010. O início da produção da nova Amarok está previsto para 2027, na fábrica de General Pacheco, província de Buenos Aires. O investimento na fábrica é de US$ 580 milhões (quase R$ 3,4 bilhões), aplicados entre 2025 e 2029. De acordo com o teaser mostrado, a nova Amarok tem proporções robustas, superfícies esculpidas e design meio futurista. O anúncio da Volkswagen foi feito no mesmo ano em que a marca alemã completa quatro décadas e meia no mercado argentino. A recentemente atualizada Amarok V6 continuará sendo comercializada no Brasil e na América do Sul até a chegada da nova geração. “Estamos vivendo um processo de mudança fundamental para toda a Volkswagen. O projeto da nova Amarok representa uma fusão perfeita entre a excelência da engenharia alemã e a tecnologia da próxima geração”, revela Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen.

Com toda a pilha

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A Hyundai Motor Company apresentou o Nexo 2025, a nova geração do veículo elétrico movido a célula de combustível (FCEV) apresentado em 2018. O novo SUV médio foi revelado em evento de lançamento global no Seoul Mobility Show, na Coreia do Sul, e representa mais um passo na mobilidade a hidrogênio. A Hyundai planeja oferecer mais de 700 quilômetros de autonomia com apenas cinco minutos de recarga. O motor do novo Nexo teve a potência total elevada de 135 kW (184 cavalos) para 190 kW (258,5 cavalos), enquanto a potência da bateria dobrou de 40 kW para 80 kW. Conforme a marca oriental, a pilha de células de combustível de hidrogênio entrega potência bruta máxima de 110 kW. O modelo tem 4,75 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,64 metro de altura e 2,79 metros de entre-eixos.

Retoques de ocasião

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A GWM deu início às vendas do SUV híbrido Haval H6 na linha 2025, que chega com melhorias tanto estéticas quanto tecnológicas. A primeira versão que já está disponível para os clientes brasileiros é a HEV2, ao preço de R$ 220 mil. As opções plug-in – PHEV19 (R$ 245 mil), PHEV34 (R$ 288 mil) e GT (R$ 325 mil) – vêm em breve, de acordo com a marca chinesa. O Haval H6, lançado no Brasil em março de 2023, não tem nenhuma novidade técnica significativa na linha 2025, se limitando a retoques e atualizações estéticas. O carro produzido na China tem na configuração de entrada motor 1.5 turbo a gasolina unido a um elétrico (ambos dianteiros) com potência e torque combinados de 243 cavalos e 54 kgfm. Nas variantes plug-in, o Haval H6 associa o mesmo motor a dois elétricos (um em cada eixo) com total de 396 cavalos e 77,7 kgfm.

Admirável mundo novo

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A Nissan Motor Co. Ltd. apresentou no Japão a futura linha de produtos com tecnologias como a e-Power de condução 100% elétrica e híbridos plug-in, elétricos de nova geração e motores de combustão interna (ICE) avançados. O “capitão” da apresentação foi a terceira geração do Leaf, o primeiro carro elétrico produzido em larga escala no mundo, a partir de 2009. O modelo terá rodas de liga de 19 polegadas, teto panorâmico e será integrado a um carregador do tipo NACS com acesso à rede de supercarregadores da Tesla no mercado norte-americano. O novo Leaf terá como base a plataforma modular CMF-EV, que estreou com o Ariya. Para a Infiniti, divisão de carros de luxo da Nissan, estão previstos o renovado SUV QX60 com três fileiras de bancos e o QX80, o utilitário esportivo que será o maior modelo da marca.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação 

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