Informação é poder
A Mercedes-Benz do Brasil inaugurou o novo Centro de Treinamento para caminhões e ônibus, em Atibaia, no interior de São Paulo, facilitando o acesso (rodoviário e aéreo) aos empregados e aos profissionais que participam dos cursos, garantindo eficiência no atendimento a concessionárias, equipes da fábrica e clientes. As novas instalações seguem o padrão do TruckTraining da Daimler Truck, na Alemanha. A estrutura foi concebida e construída especificamente para essa finalidade, unindo atividades teóricas e práticas em um único ambiente, além de EaD (ensino a distância). O Centro de Treinamento oferece tecnologias digital e 3D, óculos de realidade virtual, estúdio de gravação, robôs, chatbot, gameficação e terá em breve um simulador de dirigibilidade de caminhões e ônibus, este em mais uma parceria com o Sest Senat. Com área construída de 3.700 metros quadrados, o Centro de Treinamento de Atibaia conta com oito salas, área de treinamento de veículos elétricos e auditório. Além do Brasil, o Centro de Treinamento de Atibaia atua com foco na América Latina. Os cursos são oferecidos a profissionais de vendas e pós-venda da rede de concessionários e equipes da própria empresa, monitores e motoristas de empresas clientes. “Nosso portfólio atual conta com mais de 600 cursos, sendo cerca de 230 em formato EaD”, contabiliza Sandro Onofre, gerente Sênior de Desenvolvimento da Rede de Concessionários Caminhões e Ônibus & Treinamentos da Mercedes-Benz do Brasil.
De Campinas para a capital paulista

A BYD Brasil entregou 17 novos ônibus totalmente elétricos do modelo D9W à prefeitura de São Paulo. Os veículos foram fabricados na unidade da empresa em Campinas (SP), ampliando para 169 o número de ônibus elétricos fornecidos para a frota de transporte urbano da capital paulista. Cada veículo pode gerar uma redução de até 70% em despesas operacionais comparado aos tradicionais movidos a diesel. Cada ônibus elétrico BYD deixa de emitir cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano, equivalente ao plantio de 847 árvores. Com quase 13 metros de comprimento, o modelo D9W tem capacidade para transportar 80 passageiros e autonomia de até 250 quilômetros com uma única carga. O tempo médio para recarga completa varia entre duas e três horas, permitindo agilidade e praticidade na operação diária. O D9W tem sistema de freios regenerativos, que recupera energia das frenagens para recarregar as baterias. O design “low entry”, com piso rebaixado, facilita o embarque e o desembarque de passageiros com mobilidade reduzida. A suspensão pneumática ajustável proporciona mais conforto durante o trajeto e maior segurança aos passageiros.
Renovação nas estradas

A operadora de transporte rodoviário de passageiros Viação Ouro e Prata, de Porto Alegre (RS), renovou sua frota com 50 ônibus da Marcopolo. São onze Paradiso 1800 DD G8, 37 Paradiso 1600 LD G8 e dois Paradiso 1200 G8, que serão utilizados em linhas rodoviárias nacionais. Um dos diferenciais é que os modelos foram desenvolvidos especialmente para a Ouro e Prata. Os 50 veículos contam com diferentes configurações, com poltronas leito, leito cama e semileito, todas com tomadas USB, descansa-pernas, porta-copos e porta-revistas, sanitário, sistema de ar-condicionado, dispositivo de acessibilidade e internet. “A parceria com a Ouro e Prata é um exemplo para o segmento de transporte rodoviário do país, pois o relacionamento entre as empresas permite que desenvolvamos soluções sob medida para as necessidades e características das linhas operadas pela empresa”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais para o mercado interno e Marketing da Marcopolo.
Para quem precisa de polícia

A Ford Pro marcou presença na LAAD 2025, maior feira de defesa e segurança da América Latina, realizada de 1º a 4 de abril no Riocentro, no Rio de Janeiro, com exibição de veículos especiais. Foi a maior exposição já feita pela marca, mostrando a versatilidade da sua linha e expertise de engenharia para atender aos requisitos rigorosos desse tipo de aplicação. A mostra incluiu quatro picapes Ranger para patrulha, polícia civil, defesa civil e polícia rodoviária e três vans Transit equipadas para resgate, base-móvel e transporte de tropas. Os veículos foram modificados em parceria com as empresas Flash, Raytec e Engesig. “A área de defesa e segurança é uma das mais exigentes em termos de desempenho, robustez e durabilidade dos veículos, pois são usados em situações críticas. Mostramos na LAAD alguns exemplos das soluções que desenvolvemos, usando a nossa linha renovada de produtos e experiência global de engenharia para oferecer o que há de mais avançado às corporações”, explica Fúlvio Ferrari, gerente de Produto da Ford Pro.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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