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A Kawasaki traz ao Brasil a Z900 linha 2025, uma motocicleta que, segundo a marca japonesa, herda o conceito emocionante e amigável ao piloto de suas antecessoras. Apresentada nos mercados do Hemisfério Norte em novembro do ano passado, a linha 2025 da naked traz atualizações no chassi e na eletrônica embarcada, que buscam elevar a diversão e a esportividade na pilotagem. Com um pacote eletrônico aprimorado, a nova Z900 conta agora com “feedback” da IMU (unidade de medição inercial) e o “quickshifter” KQS bidirecional, que atua nas reduções de marchas, operando desde 1.500 rpm. O quadro de treliça multitubular recebeu atualizações, com ajustes na geometria e na rigidez. Para maior conforto em viagens, a motocicleta incorpora controle de cruzeiro eletrônico. A nova Z900 chega ao Brasil no segundo trimestre deste ano. Disponível nas cores vermelha ou verde, a Z900 padrão tem preço público sugerido de R$ 62.690, com frete incluso. A R Edition – que conta com suspensão traseira Öhlins, freios dianteiros Brembo e pintura exclusiva – vem na cor cinza e tem preço de R$ 70.790, também com frete incluído.

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            Visualmente, o novo design segue o conceito “Sugomi” da Kawasaki. A palavra japonesa “sugomi” descreve a aura intensa ou energia emitida por uma pessoa ou objeto de grandeza e sentida pelo espectador. Presente na linha Z da Kawasaki desde 2014, o conceito “Sugomi” tenta transmitir agressividade, presença marcante e elegância. Na linha 2025 da Z900, o conceito foi intensificado, trazendo linhas agressivas e minimalistas, com detalhes metálicos que reforçam a esportividade da moto. O modelo 2025 traz um aspecto mais vanguardista. A parte frontal foi redesenhada, com um conjunto óptico de dois faróis complementado por uma luz central de leds para o farol alto. A lanterna também foi atualizada, com um estilo mais sofisticado.

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            O cockpit da nova Z900 apresenta uma tela de TFT colorida de 5 polegadas, com conectividade ao aplicativo Rideology The App Motorcycle – na versão para o mercado brasileiro, a opção de comando de voz está sendo desenvolvida, com a Kawasaki prometendo que o download estará disponível em breve. O sistema de iluminação da Z900 foi atualizado com faróis compactos e mais precisos, além de uma nova lanterna em leds com design tridimensional. O assento foi reformulado com uma estrutura mais confortável e plana, permitindo maior mobilidade ao piloto. O guidão de alumínio tipo “fat-bar” proporciona mais rigidez e melhora a sensação de controle.

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            O motor de 948 cm³, com quatro cilindros em linha, continua sendo o coração da Z900. De acordo com a fabricante, entrega agora 124 cavalos e vem com uma resposta de torque mais contundente e precisa em médias rotações, graças às novas válvulas de acelerador eletrônico. Para reforçar a segurança e a experiência de pilotagem, o modelo traz freios dianteiros com pinças radiais de quatro pistões, para uma frenagem mais linear e precisa, e novos pneus Dunlop Sportmax Q5A. A Kawasaki aprimorou a eficiência do motor com novos perfis de comando de válvulas e ajustes na ECU, proporcionando uma economia de combustível de 16%e redução de 11,3% nas emissões de CO₂ em relação ao modelo anterior. A moto conta também com o KTRC (Kawasaki Traction Control), modos de potência ajustáveis e modos de pilotagem integrados, permitindo adaptação às diferentes condições de uso. O sistema de suspensão foi revisado, incorporando um garfo invertido na dianteira e um monoamortecedor traseiro com link.

Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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