Trocar um pneu entre dois e três segundos só acontece na Fórmula-1. Na vida real, o trabalho de tirar um pneu furado e substituí-lo pelo estepe pode parecer uma tarefa desafiadora, mas com as ferramentas certas e algumas medidas de segurança simples, qualquer pessoa pode fazê-lo com confiança. Com um pouco de prática e atenção aos detalhes, o motorista estará pronto para lidar com o imprevisto na estrada, garantindo que a viagem continue de forma segura até a vulcanizadora mais próxima para reparar o pneu furado. “Trocar o pneu é uma solução prática para situações emergenciais, mas requer atenção e o uso correto das ferramentas. O mais importante é garantir que o processo seja feito com segurança, seguindo os passos recomendados para proteger tanto o veículo quanto seus ocupantes de qualquer risco”, explica Hugo Issao Terazaki, gerente de Serviços Técnicos da Dunlop Pneus.
Ferramentas necessárias
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Antes da substituição do pneu furado pelo estepe, é fundamental conhecer a operação em detalhes. É importante também que, em algum momento da vida, o motorista tenha lido o manual do proprietário de seu carro para fazer essa operação. Na hora do aperto, o motorista deve ter as ferramentas adequadas e, o mais importante, fazer a troca de pneus em um local seguro. Em algumas situações, no lugar do estepe, o veículo pode estar equipado com um kit de reparo rápido de pneu (IMS), com um spray com selante, que evita a necessidade da troca.
– Estepe: é o pneu reserva que será utilizado para a substituição, normalmente guardado sob o forro do porta-malas, em um invólucro com seu formato com um parafuso longo que o fixa ao fundo da carroceria do compartimento de carga. É importante que seja verificado, antes de sair para a viagem, se o pneu reserva encontra-se em boas condições de uso, sem ressecamento, rachaduras ou cortes, além de calibrado corretamente.
– Macaco hidráulico: essencial para erguer o veículo com segurança, o macaco é guardado também no porta-malas, junto às demais ferramentas e ao triângulo de segurança.
– Chave de roda: utilizada para afrouxar e apertar os parafusos da roda. Emergência: se na troca do pneu forem perdidos todos os parafusos de uma roda, é possível retirar um de cada uma das outras três rodas e seguir rodando até a vulcanizadora ou um estabelecimento de autopeças para adquirir um novo conjunto de parafusos.
– Triangulo de emergência/sinalização: ao posicionar o triângulo a uma distância segura do carro – cerca de 30 metros da traseira do veículo –, o motorista alerta os outros para reduzirem a velocidade e tomarem cuidado.
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De 1 a 10, a sequência certa
- Priorizar a segurança – Assim que o motorista sentir um pneu furado ou vazio, deve parar no acostamento ou em outro local plano e ligar os pisca-alertas para sinalizar aos outros veículos.
2) Preparar o carro – Certificar se o carro está em uma superfície plana e firme. Puxar o freio de mão, ou de estacionamento. Se o câmbio for manual, engatar a primeira marcha, se for automático, colocar a alavanca na posição “P” (de “parking”).
3) Afrouxar os parafusos – Antes de levantar o carro, usar a chave de roda para desatarraxar os parafusos da roda que será substituída, girando no sentido anti-horário, mas ainda sem removê-los completamente.
4) Levantar o veículo com segurança – Posicionar o macaco hidráulico no ponto de apoio indicado no chassi do carro, geralmente próximo à roda. Elevar o veículo até que o pneu esteja completamente suspenso, sem contato com o chão.
5) Retirar os parafusos da roda do pneu danificado – Com o carro elevado, terminar de remover os parafusos e retirar a roda do pneu murcho com cuidado, puxando-a com as mãos colocadas no pneu na posição relativa à 9h15min de um relógio analógico.
6) Instalar o estepe – Colocar o pneu reserva, alinhando os furos da roda com os do cubo. Rosquear os parafusos manualmente para garantir que estão bem encaixados. Para mais segurança, é bom deixar a roda retirada “deitada” ao lado do macaco caso esse venha a se deslocar, para que o carro não caia todo no chão se o estepe ainda não estiver colocado.
7) Apertar os parafusos em ordem cruzada – Usar a chave de roda para apertar os parafusos em ordem cruzada, garantindo uma fixação segura e evitando empenamento e/ou quebra dos parafusos.
8) Baixar o veículo com cuidado – Com o estepe bem fixado, abaixar o carro lentamente até que o pneu toque o chão. Remover o macaco.
9) Fazer o aperto final – Com o carro no chão, apertar mais forte os parafusos para garantir que estejam bem firmes.
10) Guardar as ferramentas – Recolher todas as ferramentas e a roda do pneu furado. Não esquecer de guardar o triângulo de sinalização.
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Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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