Encantos da “grandona”
Em 14 gerações da Ford F-150, a picape grande foi sempre se reinventando, tendo atualmente até versões 100% elétricas no mercado norte-americano. Em um ponto específico, a F-150 se destaca pela versatilidade, justamente em seu ponto principal: a caçamba. Desde soluções simples, como o degrau embutido no para-choque para facilitar o acesso, até tecnologias mais inovadoras, como o assistente para alinhamento e engate automático do reboque com base em Inteligência Artificial, a Ford reuniu cinco itens de destaque envolvendo o compartimento de carga de sua picape grande:
1) Tampa multi-acesso – Chamada de Pro Access, ela conta com trava elétrica e pode ser aberta tanto da forma tradicional quanto lateralmente, por uma abertura central.
2) Capacidade de carga – A caçamba comporta 1.370 litros ou 728 quilos, e a F-150 ainda pode rebocar 3.515 quilos.
3) Assistente de engate de reboque – O assistente Pro Trailer tem tecnologias de Inteligência Artificial e visão computacional, permitindo estacionamento de ré e o alinhamento automático.
4) Revestimento interno – A caçamba vem com protetor do tipo spray-in, que garante resistência e durabilidade e evita problemas como desencaixe, partes soltas ou infiltração, além de ser antiderrapante.
5) Organização – A F-150 tem iluminação de leds e tomada de 110V para a alimentação de ferramentas ou equipamentos e Box Link com ganchos e travas.
Embarques em três frentes
A Stellantis teve seu melhor resultado em exportações no ano passado desde sua criação, em 2021, com mais de 116 mil veículos, de acordo com a gigante do setor automotivo. Betim (MG), “casa” dos modelos da Fiat, registrou mais de 57 mil veículos embarcados em 2024, Porto Real (RJ), da Citroën e da Peugeot, contribuiu com cerca 20 mil unidades, e Goiana (PE), da Jeep, da Fiat e da Ram, alcançou a marca de 37 mil veículos exportados, o maior volume de sua história. As fábricas da Stellantis no Brasil concentram suas exportações para 20 países, com destaque para México, Argentina e Uruguai. Os veículos mais embarcados pela Stellantis no ano passado foram a picape compacta Fiat Strada, com 26.034 unidades, o SUV compacto Jeep Renegade, produto mais exportado da fábrica pernambucana, com 13.223 exemplares, o SUV médio Jeep Compass (10.621), o utilitário Fiat Fiorino (8.827), o SUV compacto Fiat Pulse (8.799), o subcompacto Fiat Mobi (6.559), as picapes intermediárias Ram Rampage (5.864) e Fiat Toro (5.730) e o SUV-cupê compacto Fiat Fastback (5.184).
Com um século no retrovisor
A General Motors celebra seu centenário no Brasil em 26 de janeiro – data em que a Chevrolet desembarcou no país, em 1925. A GM iniciou suas operações no Brasil em um galpão alugado no bairro do Ipiranga, em São Paulo, com 2.778 veículos montados em 1925, utilizando componentes vindos principalmente da matriz dos Estados Unidos. Atualmente, a GM tem fábricas em São José dos Campos e São Caetano, ambas no ABC Paulista, e em Gravataí (RS). No ano passado, a empresa norte-americana anunciou a primeira fase de seu novo ciclo de investimentos para as operações no Brasil, com um total de R$ 7 bilhões, aplicados de 2024 a 2028, com foco na mobilidade sustentável. Em 2025, planeja lançar cinco novos modelos em mais de um segmento e está trabalhando no desenvolvimento de dez veículos eletrificados inéditos nos próximos anos para o Brasil.
Para os ricos acelerarem
O novo Porsche 911 GT3 já pode ser encomendado no Brasil. O modelo é oferecido em duas versões: 911 GT3 e 911 GT3 com pacote Touring, ambas com preço de R$ 1,46 milhão. As entregas das primeiras unidades são esperadas para o segundo semestre deste ano. Desde sua estreia, em 1999, o 911 GT3 junta a experiência das pistas de competição com a praticidade para o dia a dia. Para comemorar seu vigésimo quinto aniversário, o modelo traz pela primeira vez duas opções simultaneamente, uma voltada para as pistas, com aerofólio traseiro, e outra mais discreta, com o pacote Touring. O novo 911 GT3 tem motor boxer aspirado de 4,0 litros e seis cilindros contrapostos, com 510 cavalos de potência e 45,9 kgfm de torque, com transmissão de dupla embreagem de 7 marchas (PDK) e manual GT de 6 velocidades. As duas opções de câmbio podem equipar tanto o 911 GT3 quanto o 911 GT3 com pacote Touring. O novo 911 GT3 acelera de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge 311 km/h com a PDK, enquanto com o manual a aceleração é em 3,9 segundos com máxima de 313 km/h. A designação “Pacote Touring” remonta a uma variante de equipamento do 911 Carrera RS 2.7 de 1973, e dispensa a asa fixa traseira, preservando a linha elegante e atemporal do 911.
Atualização remota e vendas
Em sua mais recente atualização de software, disponível para “download” via over-the-air (OTA) – de forma remota e sem necessidade de o cliente ir a uma concessionária –, os 100% elétricos Volvo XC40 e C40 e os híbridos XC60 e XC90 passam a contar com compatibilidade com o Android Auto. A Volvo conta com cinco modelos em seu portfólio no Brasil: o EX30, o XC40, o C40, o XC60 e o XC90. Em 2024, a marca sueca encerrou com 8.682 veículos emplacados no mercado brasileiro, com estabilidade em relação a 2023 e 17% de “market share” no segmento premium. Lançado em maio do ano passado, o EX30 teve 2.748 emplacamentos, sendo o veículo de marca premium totalmente elétrico mais vendido do país. Maior ícone da Volvo, o XC60 manteve a liderança entre os híbridos na categoria premium, com 3.287 unidades vendidas em 2024. A Volvo investe em eletrificação no Brasil e, atualmente, oferece mais de 60 eletropostos nas rodovias das cinco regiões do país.
Mais autônoma
A picape intermediária Rampage, primeiro modelo da Ram desenvolvido fora dos Estados Unidos, apresenta uma novidade em 2025. As versões Rebel e Laramie, tanto as equipadas com motor 2.0 turbo a gasolina de 272 cavalos quanto com o recém introduzido 2.2 turbodiesel de 200 cavalos, e a R/T passam a oferecer como item de série o conjunto de sistemas avançados de assistência à direção ADAS de nível 2. Com a adição do assistente ativo de direção, que combina o uso do Lane Centering (centralização em faixa) e do ACC (piloto automático adaptativo), a Rampage passa a ser capaz de contornar curvas de forma autônoma em vias sinalizadas mantendo uma velocidade pré-definida, entre outros procedimentos. Assim, a picape produzida no Complexo Automotivo Stellantis de Goiana (PE) foi promovida para o nível 2 de autonomia dos sistemas avançados de assistência à direção. O nível 2 de automação não exclui a ação do motorista.
Remédio para as pastilhas
O sistema de freio faz parte do conjunto de itens de segurança fundamentais de qualquer veículo, como, por exemplo, os pneus. E parte do bom funcionamento do sistema é atribuído às pastilhas de freio, responsáveis pela frenagem eficaz e confiável. Por isso, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos para veículos, dá seis dicas para prolongar a vida útil do sistema de freio, com atenção especial à manutenção das pastilhas.
1) Aviso sonoro – Um som agudo ao pressionar o pedal de freio pode ser um alerta importante. Alguns carros têm pastilhas que emitem ruído sonoro quando elas chegam próximo ao seu desgaste máximo.
2) Desempenho de frenagem – Caso seja preciso aplicar mais força ao pedal para frear, pode significar que o fluido de freio não esteja mais em 100% de suas condições.
3) Luz de alerta no painel – Alguns modelos têm sensores que acendem uma luz de aviso no painel quando as pastilhas estão gastas.
4) Inspeção visual – Verificar regularmente a espessura das pastilhas. Se estiverem muito finas, a substituição é necessária.
5) Vibrações – Sentir vibrações ao frear pode indicar desgaste irregular das pastilhas ou dos discos. Nunca esquecendo de que a forte vibração durante o acionamento do ABS é uma coisa absolutamente normal.
6) Quilometragem e uso do veículo – O desgaste das pastilhas depende não apenas da quilometragem, mas também das condições de uso. Dirigir em tráfego pesado ou em áreas montanhosas acelera o desgaste das pastilhas.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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