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Crescimento com precauções

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de 2,55 milhões de autoveículos – somando carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus ­– no ano passado representou alta de 9,7% na comparação com 2023, fazendo com que o Brasil passasse a Espanha e assumisse a oitava colocação. As exportações de dezembro confirmaram o viés de alta do segundo semestre, que compensaram o fraco desempenho da primeira parte do ano e praticamente igualaram o resultado de 2023, apontando um 2025 de recuperação nos embarques. Ao todo, 398,5 mil veículos foram enviados para outros países em 2024. Já as importações tiveram o melhor período dos últimos dez anos, com 466,5 mil emplacamentos, crescimento de 33% impulsionado pela entrada maciça de eletrificados, em especial da China. “É preciso reequilibrar os volumes de exportações e importações em 2025, de forma a evitar um novo déficit na balança comercial, como ocorreu em 2024. Temos um imposto de importação muito baixo para elétricos e híbridos, o que nos torna um alvo preferencial de empresas importadoras, em prejuízo de nosso parque industrial e dos nossos empregos”, explicou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

Foguetes híbridos

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Os novos Porsche Panamera Turbo E-Hybrid e Turbo S E-Hybrid já podem ser encomendados no Brasil, As duas novas versões têm preço de R$ 1,36 milhão na primeira e de R$ 1,57 milhão na segunda. O Panamera Turbo E-Hybrid vem equipado com motor 4.0 V8 turbo com 140 kW (190 cavalos) de potência, 93,5 kgfm de torque, com 500 kW (680 cavalos) combinados. O motor elétrico está alojado à transmissão PDK de dupla embreagem e 8 marchas. O Panamera Turbo E-Hybrid acelera de zero a 100 km/h em 3,2 segundos e pode chegar a 315 km/h. Já a versão Turbo S E-Hybrid é o Panamera mais potente produzido em série. O motor V8 biturbo tem potência de 441 kW (599 cavalos) – com 575 kW (782 cavalos) somada aos 78 kW (102 cavalos) do elétrico. O torque passa os cem kgfm. Com isso, o Panamera S E-Hybrid acelera até 100 km/h em 2,9 segundos, com velocidade final de 325 km/h. Os novos Panamera híbridos têm suspensão de ar de dois estágios e o Porsche Active Suspension Management de série. O sistema Porsche Active Ride está disponível como opcional na Turbo E-Hybrid e como padrão na Turbo S E-Hybrid.

Liberdade esportiva

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Lançado em 2024, o novo Aston Martin Vantage Roadster virá para o Brasil este ano, com as entregas se iniciando a partir do primeiro semestre. A marca britânica, no entanto, não divulgou o preço da nova versão do conversível. Equipado com motor 4.0 V8 biturbo, o Vantage Roadster tem 665 cavalos de potência e 80,4 kgfm de torque, associado à transmissão automática de 8 marchas com diferencial de deslizamento limitado controlado eletronicamente que aciona as rodas traseiras. Com isso, o novo conversível da Aston Martin acelera de zero a 100 km/h em 3,5 segundos, com velocidade máxima de 325 km/h. A capota do Vantage Roadster tem configuração “dobra em Z”, segundo a Aston Martin, mais rápida de ser acionada e mais leve em comparação à “dobra em K” tradicional, eliminando a necessidade de uma cobertura do porta-malas. O teto pode ser aberto ou fechado a até 50 km/h, com toda a operação de dobramento, totalmente automática, feita em 6,8 segundos.

Questão de sobrepeso

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Um dos maiores problemas envolvendo os veículos no verão, principalmente, é o excesso de bagagem. É um problema que prejudica todos os componentes do carro e o bolso do motorista, porque dirigir com excesso de bagagem é considerado infração de trânsito, sujeita a multa e perda de pontos na CNH. Ao rodar com uma carga superior à recomendada, o motorista está provocando excesso de forças sobre os conjuntos que suportam o chassi, o motor, os pneus e a carroceria. Os amortecedores têm reduzido o curso da haste, perdendo a capacidade de absorção de impactos, levando junto peças agregadas, como buchas, molas e pivôs, alterando a estabilidade e a condução do veículo. Rodas podem até empenar ou quebrar ao passar por buracos com carro com sobrepeso, enquanto os pneus sofrem desgaste prematuro, têm bolhas, rachaduras e a banda de rodagem deformada. Tudo isso leva à ameaça de acidentes. “Todo modelo tem um limite de carga previsto em seu projeto e desenvolvimento. Acomodar a carga de maneira uniforme, equilibrando os pesos entre os lados do veículo e evitar de levar tralhas em cima dos assentos. Lugar de bagagem é no porta-malas. O carro com excesso de bagagem fica instável ao fazer curvas ou quando roda em pistas irregulares. Evitar também carregar objetos desnecessários. Sem utilidade prática, eles apenas desgastam o veículo e aumentam o consumo de combustível”, aconselha Juliano Caretta, supervisor de treinamento técnico do grupo Tenneco Automotive, fabricante global de tecnologias de sistemas para carros de passeio e veículos comerciais.

Permanência confirmada pela marca

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A Nissan do Brasil desmentiu oficialmente informações veiculadas em vários veículos da imprensa brasileira de que o sedã compacto Versa – importado do México desde 2011 – poderia deixar de ser vendido no mercado brasileiro este ano. Segundo a fabricante, o Versa foi um dos modelos da Nissan que mais cresceram em termos de vendas no Brasil no ano passado, com 11.628 emplacamentos ante 8.387 em 2023, com aumento de 31%, acima da média do mercado. “Entendemos que é importante dar opções de escolha aos clientes, o que inclui ter um sedã versátil como o Versa. Ele é um carro importante na nossa linha e seguirá sua trajetória nos próximos anos, ajudando nos nossos planos de desenvolvimento no país”, afirmou Ricardo Bianchi, diretor de Vendas da Nissan do Brasil. O sedã está disponível com preços de R$ 115.690 na versão Sense, R$ 120.490 na Advance, R$ 125.190 na SR e R$ 138.990 na Exclusive, todas equipadas com motor 1.6 aspirado flex com até 113 cavalos de potência e 15,3 kgfm de torque, associado ao câmbio X-tronic CVT com 6 marchas simuladas.

Cuidados na locação

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A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLC) relacionou algumas dicas para os clientes não terem dores de cabeça na hora de alugar um automóvel:
­– Reserva com antecedência –As chances de encontrar uma promoção aumentam com um pedido feito previamente, especialmente durante as altas temporadas.
Escolha do veículo ideal – Avaliar o destino é fundamental no momento da escolha do modelo. Os compactos são mais indicados para viagens curtas ou deslocamentos urbanos. Já os SUVs atendem às necessidades de viagens mais longas ou com terrenos irregulares.
Avaliação das condições de seguro – Ao alugar um veículo, algumas coberturas de seguro já estão inclusas. Porém, é importante observar se há necessidade de contratar algum serviço adicional. Verificar se a cobertura contra roubos, danos a terceiros e assistência em caso de emergência já está incluída.
Conferir a documentação – Antes de concluir a reserva, é essencial checar se todos os documentos exigidos pela locadora estão em dia.
Pesquisar descontos – As principais locadoras de automóveis preparam condições especiais nas férias, com descontos e promoções.

Aposta na exportação

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A Volkswagen do Brasil exportou 90.142 unidades no ano passado, um número 43% maior do que o volume de embarques da marca em 2023 (62.834 unidades). Em 2024, as exportações de veículos leves no setor automotivo brasileiro caíram 1,6% (375.772 unidades ante 381.999 em 2023), de acordo com a Fenabrave. O resultado positivo consolida a Volkswagen como a maior exportadora brasileira, com mais de 4,3 milhões de unidades já embarcadas pela marca alemã em sua trajetória no Brasil. No ano passado, os três principais mercados de exportação da Volkswagen do Brasil foram a Argentina (39.631), o México (25.431) e a Colômbia (7.073). O hatch compacto Polo – carro de passeio mais vendido no mercado brasileiro em 2024, com 140.177 unidades –, foi o modelo mais exportado pela Volkswagen no ano passado, com 29.751 exemplares embarcados para dez países (Argentina, Chile, Colômbia, Curaçao, Equador, México, Paraguai, Peru, St. Marteen e Uruguai).

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação 

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