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Antes dos três milhões

Faltando poucos dias para o término do ano, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou o balanço estimado do setor automotivo em 2024 e as projeções para 2025. Segundo a entidade, o ano que se encerra foi marcado por forte crescimento de vendas no segundo semestre, impulsionando a produção de veículos a um nível acima do projetado inicialmente. Na comparação do segundo com o primeiro semestre, a produção cresceu 26,2%, os emplacamentos aumentaram 32% e as exportações subiram 44,2%. “Normalmente, a segunda metade é mais aquecida, mas neste ano tivemos um segundo semestre fantástico, o melhor dos últimos dez anos, depois de um início de ano com alguns problemas, como greves em órgãos públicos e enchentes no Rio Grande do Sul. Com isso, o Brasil foi o que mais cresceu entre os principais mercados. Esperamos começar o ano nesse ritmo acelerado e fazer de 2025 o último degrau antes da volta ao patamar das três milhões de unidades vendidas”, avaliou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

Na palma da mão

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A Ford apresentou seu balanço de 2024 no mercado brasileiro com números significativos. A marca norte-americana deve fechar o ano com crescimento em torno de 70% nas vendas, com mais de 47 mil veículos emplacados no Brasil, acima da projeção de 8% da indústria no país. De acordo com a Ford, foi seu melhor resultado no mercado brasileiro desde a adoção do novo portfólio, focado em picapes, SUVs, veículos comerciais e esportivos importados e após sua decisão de não mais produzir veículos no país, tomada em janeiro de 2021. Para o próximo ano, a Ford anunciou que trará para o Brasil o Mustang com transmissão manual. O modelo de edição limitada, comemorativa aos 60 anos do mais famoso “pony car” do planeta, é equipado com câmbio Getrag MT82-D4 de 6 marchas. O Mustang manual tem 488 cavalos de potência e 56,7 kgfm de torque, com aceleração de zero a 100 km/h em 4,3 segundos e final de 250 km/h, limitada eletronicamente. Não foi anunciado o preço da nova versão, mas atualmente a variante GT Performance, com o mesmo motor Coyote 5.0 V8 e câmbio automático de 10 marchas, é vendida no Brasil por R$ 529 mil.

Azul da cor do mar

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No mês em que a GWM comemora um ano do lançamento do Ora 03, seu primeiro carro 100% elétrico no Brasil, a marca chinesa apresenta a Skin Special Edition, mostrada ao público durante a quarta edição da live “Bem-vindo ao Amanhã”. Com uma edição limitada a apenas 200 unidades, a nova série custa R$ 159 mil e já está disponível para pré-venda no site da GWM, no Mercado Livre, pelo aplicativo My GWM e em todas as cem concessionárias da marca no Brasil, número de lojas físicas que a GWM pretende alcançar ainda este ano. O Ora 03 Skin Special Edition dispõe dos mesmos equipamentos da versão pioneira no Brasil, equipada com motor de 171 cavalos de potência e a bateria de 48 kW, que garante autonomia de até 310 quilômetros pelo ciclo WLTP, acrescentando piloto automático inteligente, sete airbags e visão 360 graus com nove modos de visualização gerados por meio de cinco pontos de captação. No visual, a Skin Special Edition se difere pelo teto solar panorâmico e pela cor exclusiva Azul Copacabana, com teto e colunas dianteiras pintados em preto e interior com revestimento em couro ecológico preto.

Clássico revisitado

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Disponível nas versões 90, 110 e 130, com até oito assentos, o Defender já não ostenta mais o nome “Land Rover” como credencial, reduzido agora às duas letras finais da marca JRL. Com mais de 75 anos de estrada, o Defender está elevando a aventura de luxo a um novo patamar com uma série de avanços em toda a linha. O conforto dos passageiros foi beneficiado com o novo upgrade do pacote Signature Interior. Já para o Defender 130, a introdução de opcionais, como os exclusivos assentos Capitão na segunda fileira, oferece duas poltronas individuais com apoio para os braços e encostos de cabeça com abas laterais, sendo separadas por um corredor central permitindo acesso facilitado à terceira fileira. Como parte de uma visão de sustentabilidade e luxo moderno por design, o Defender 110 está disponível também em versão híbrida. A nova linha Defender está no Brasil com preço de R$ 786.381 na 90 X-Dynamic HSE, de R$ 802.638 na 110 X-Dynamic HSE, de R$ 862.650 na 110 X e de R$ 939.450 na “top” 130 X. O Defender conta agora com uma atualização na motorização, com a introdução do novo motor D350, substituindo o D300. Com 350 cavalos de potência e 70,4 kgfm de torque, o Defender é mais dinâmico, com maior flexibilidade e respostas mais rápidas. Todas as variantes contam com uma cabine reconfigurada, que oferece mais opções de armazenamento, carregamento otimizado de dispositivos sem fio, porta-copos redesenhados e uso ergonômico de espaço para grandes ou pequenos itens. No mais, é o luxo de sempre!

Suspensão inteligente

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A ZF Friedrichshafen, mais conhecida como ZF, é uma das maiores fabricantes mundiais de peças automotivas inteligentes. Também faz peças para as indústrias naval, aeroespacial e ferroviária, com 240 unidades, em 40 países e com mais de 140 mil empregados. O Brasil foi o primeiro país a ter uma fábrica da ZF fora da Alemanha, em 1958, e atualmente tem unidades em Sorocaba, São Bernardo do Campo, Araraquara, Limeira e Engenheiro Coelho, todas no Estado de São Paulo. Uma das grandes inovações da ZF está no desenvolvimento da tecnologia de amortecimento sMotion, que traz estabilidade e dinâmica para melhorar o conforto e o desempenho do veículo. O sistema adapta a força de amortecimento à situação de condução do momento, enquanto inicia movimentos verticais muito rápidos para cada roda, elevando o carro de forma ativa para garantir um desempenho ideal de aderência à estrada. Trata-se do princípio da suspensão ativa – que “” as condições do asfalto à frente em milissegundo antes de o carro percorrê-lo – utilizada pela Fórmula-1 nos anos 80 e 90 mas banida pela categoria por causa dos altos custos e para não beneficiar as equipes que dominavam a tecnologia, em especial, a Williams. Dois modelos da Porsche já utilizam parte do sistema de suspensão ativa sMotion da ZF – o Panamera e o Taycan. Os dois têm a suspensão a ar Active Ride da Porsche, que usa a tecnologia de amortecedores e válvulas sMotion. 

Retoques de líder

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Primeiro colocado em emplacamentos no segmento de sedãs médios no Brasil e carro mais vendido da história da indústria automotiva mundial, o Toyota Corolla chega à linha 2025 com atualizações de tecnologia e comodidade, além de passar a integrar o programa de garantia “Toyota 10” – que oferece até dez anos de cobertura de fábrica. A versão GR-Sport recebe novo visual externo e detalhes exclusivos da Gazoo Racing, divisão esportiva da marca japonesa. Os preços da linha 2025 do Toyota no Brasil são de R$ 158.490 na GLi, de R$ 161.990 na XEi, de R$ 188.590 na Altis Premium, de R$ 189.990 na GR-Sport e de R$ 199.990 na Altis Hybrid Premium. Nas configurações equipadas com o motor 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC, o Corolla tem até 175 cavalos de potência e 21,3 kgfm de torque, associado à transmissão Direct Shift com simulação de 10 marchas. Na híbrida flex, o Corolla tem o motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex com 101 cavalos e dois elétricos (MG1 e MG2) de 72 cavalos, com potência combinada de 122 cavalos.

Picape cinco estrelas

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A Ford Ranger, produzida na Argentina para o Brasil e a América do Sul, recebeu cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe), feitos com os novos protocolos, mais rigorosos, da entidade independente. A picape média foi avaliada em impacto frontal, lateral e lateral de poste, chicotada cervical (“whiplash”), proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade, sistema de frenagem de emergência na cidade, interurbano e para usuários vulneráveis da estrada e sistemas de suporte na faixa, de assistência à velocidade e detecção de ponto cego. A picape, equipada com sete airbags e controle eletrônico de estabilidade de série, obteve 93,1% na proteção para ocupante adulto, 89,8% para ocupante infantil, 74,7% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 92,01% na assistência à segurança.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação 

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