Transição para eletricidade plena
Com início da produção prevista para ainda este ano, em Torslanda, na Suécia, o novo Volvo XC90 de até sete lugares é referência de segurança e conforto no segmento premium. Na versão híbrida plug-in, pode rodar no modo elétrico 47 quilômetros com uma única carga. O sistema híbrido tem um alcance combinado em torno de 550 quilômetros pelos mais variados tipos de piso, pois o SUV de grande porte é dotado de tração integral. Segundo a Volvo, a maior novidade do XC90 está no interior, com uma cabine voltada à praticidade e com a mais recente experiência de bordo oferecida pela marca sueca, a mesma encontrada nos novos elétricos EX90 e EX30. Uma tela central maior e com mais resolução abre caminho para novos recursos, aplicativos e atualizações regulares de software remotamente (over-the-air). Nas versões de entrada e intermediárias, o novo XC90 tem motor 2.0 turbo com sistema híbrido leve de 48V, com potências variando de 250 a 420 cavalos. A opção topo de linha traz um conjunto híbrido plug-in formado por um 2.0 turbo a gasolina de 310 cavalos somado a um elétrico de 145 cavalos.
Híbrido com privilégios
A Kia Brasil anuncia o início das vendas da linha 2025 do crossover compacto Stonic, agora equipado com quatro itens de ADAS – assistentes de centralização e permanência na faixa de rodagem, prevenção de colisão frontal com frenagem de emergência e sistema de detecção de limite de velocidade inteligente –, além de um novo painel de instrumentos totalmente digital com display central de LCD de 4,3 polegadas. O novo Stonic tem preço sugerido de R$ 149.990, com garantia de cinco anos, incluindo a bateria de 48V e o sistema MHEV (híbrido leve). Apresentado pela primeira vez em 2021, o Stonic adotou o motor 1.0 Kappa de três cilindros, turbo GDI, injeção direta a gasolina e sistema MHEV, capaz de gerar um total de 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgm. O motor a combustão interna está acoplado ao câmbio automático de 7 marchas e dupla embreagem DCT. Segundo dados do Inmetro, o novo Stonic tem consumo de 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina. O modelo tem três modos de condução (“Eco”, “Normal” e “Sport”), permitindo ao motorista escolher a forma de direção mais adequada ao momento.
Com a marca de esportivo
A BMW coloca à venda no mercado brasileiro o X4 xDrive20i M Sport, com preço de lançamento de R$ 440.950. O SUV com linhas de cupê é equipado com motor 2.0 TwinPower Turbo de quatro cilindros com 184 cavalos de potência de 5.200 a 6.500 rpm e 30,5 kgfm de torque de 1.450 a 4.800 giros, acoplado à transmissão automática de 8 marchas com “paddles shifters” atrás do volante para trocas sequencias ao comando do motorista e à tração integral BMW xDrive. Com isso, o carro acelera de zero a 100 km/h em 8,4 segundos e pode chegar a 240 km/h. A nova variante do X4 conta com o BMW Live Cockpit Professional, composto por duas telas, ambas de 12,3 polegadas de alta resolução, que exibem as informações do veículo e do sistema de entretenimento, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O utilitário esportivo destaca ainda itens de série como o ar-condicionado com controle de temperatura automático e três zonas, vários porta-copos, novo console central com alavanca seletora de funções do carro, botões para o sistema start/stop e partida do motor e freio de estacionamento elétrico.
Para retomar o caminho
A Hyundai Motor Brasil deu início às vendas da versão atualizada do SUV médio Tucson. O carro já teve mais de 300 mil unidades comercializadas desde 2005, com produção nacional a partir de 2009. O novo Tucson é fabricado em parceria com a Caoa Montadora em Anápolis (GO) e tem preço sugerido de R$ 189.990. O utilitário esportivo é equipado com o motor Gamma I 1.6 Turbo GDI a gasolina, com 177 cavalos de potência e 27 kgfm de torque, associado à transmissão automatizada com sistema de dupla embreagem a seco de 7 velocidades (DCT7) de primeira geração. De acordo com a Hyundai, a DCT7 traz atualizações de software que controlam o acoplamento da embreagem no tempo correto em baixas velocidades, tornando a dirigibilidade mais suave. O Tucson atualizado tem nova grade frontal cromada e desenho modernizado dos faróis e das lanternas, tudo em leds, rodas de 18 polegadas diamantadas e para-choques inéditos. Conta ainda com seis airbags e itens de segurança como aviso de colisão traseira com tráfego cruzado e detector de ponto cego, além das comodidades do teto solar panorâmico, da abertura elétrica do porta-malas por aproximação, do ar-condicionado digital com duas zonas e dos bancos do motorista e do passageiro da frente com ajustes elétricos.
Nova tradição britânica
A Aston Martin São Paulo apresentou a clientes da marca as primeiras unidades dos novos DBX707 e Vantage a chegarem ao Brasil. As mudanças principais no DBX707 foram no interior do veículo, com novo sistema de infoentretenimento com estrutura multitelas totalmente personalizado, nova arquitetura do habitáculo e alterações na calibração do software do chassi para aprimorar o comportamento dinâmico do carro. O trem de força permanece o V8 biturbo de 4,0 litros com 707 cavalos de potência e 90,4 kgfm de torque, acoplado à transmissão automática de 9 marchas. Já o Vantage entra em nova geração, trazendo motor 4.0 V8 biturbo com 665 cavalos de potência e 80,4 kgfm de torque, com transmissão automática ZF de 8 velocidades. A marca britânica não revelou o preço dos dois modelos.
Aprovado na “reta infinita”
A equipe de engenharia da Alfa Romeo acaba de fazer uma intensa bateria de testes com o “Protótipo 00” do novo 33 Stradale no lendário circuito de Nardò, localizado no “calcanhar da bota” do mapa da Itália – no sul do país europeu –, para verificar a dinâmica de condução, o desempenho em condições severas e a alta velocidade do novo esportivo. Especificamente, a equipe de testes supervisionou e validou parâmetros como aerodinâmica, velocidade máxima, temperaturas extremas, sistemas de refrigeração do motor e isolamento acústico da cabine do carro. A entrega das primeiras unidades de produção em série do novo 33 Stradale está prevista para ainda este ano. O superesportivo é equipado com motor 3.0 V6 biturbo com 620 cavalos de potência com transmissão DCT de 8 velocidades, tração traseira e diferencial eletrônico de deslizamento limitado. A evolução do V6 – montado longitudinalmente no centro do 33 Stradale –, e que já equipava os carros de maior desempenho da marca italiana, foi totalmente aprovada em Nardò. Construído pela Fiat em 1975 para ser sua pista de testes, o Circuito de Nardò – pertencente atualmente à Porsche – é considerado ideal para desenvolvimento de carros de alto desempenho pois é um grande oval de 12,6 quilômetros de extensão. Por ter um diâmetro tão longo, o circuito tem a chamada “reta infinita”.
Cem anos com classe
Com praticamente um século de estrada, um exemplar do Lancia Lambda ganhou o prêmio “The Best” (“o melhor”,em português) do primeiro Encontro de Veículos Antigos do Sudeste, realizado de 29 de novembro a 1o de dezembro em São Roque (SP). O Lancia Lambda foi produzido de 1922 a 1931 pela antiga marca italiana, tendo sido fabricadas 11.200 unidades. O raro modelo premiado em São Roque é equipado com motor de 2,6 litros, quatro cilindros, com 75 cavalos de potência, associado ao câmbio manual de 4 marchas, e está em perfeito funcionamento. O prêmio “The Best” foi entregue ao proprietário do veículo, o advogado paulistano Guilherme Augusto Marx. Outros 60 troféus foram distribuídos aos veículos que se destacaram em suas respectivas categorias. Promovido pelo Complexo Dream Car, com apoio da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), o evento reuniu 200 automóveis, picapes e motocicletas, atraindo um público estimado em 10 mil pessoas nos três dias de programação. Devido ao sucesso do primeiro Encontro de Veículos Antigos do Sudeste, a segunda edição já está confirmada para o próximo ano, em data ainda a ser definida.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação e Adair Santos
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