A população do Estado do Rio de Janeiro frequentemente tem opiniões e gostos distantes das tendências predominantes no restante do Brasil. Para detectar algumas dessas habituais singularidades do ponto de vista carioca e fluminense em relação à percepção nacional, a revista automotiva semanal carioca RodaRio decidiu criar o Prêmio RodaRio – Rede Manaus 2024. Com o objetivo de retratar o “olhar do Rio de Janeiro” em relação ao mercado automotivo de 2024, a premiação recorre à imprensa especializada local para apontar os automóveis de destaque no ano em cinco segmentos – “Hatch”, “Sedã”, “Picape”, “SUV/Crossover” e “Esportivo”. Para a tarefa, foi criado um júri formado por oito jornalistas automotivos que vivem e produzem conteúdo no Rio de Janeiro (embora alguns atuem na imprensa de outros Estados): Fernando Miragaya (Automotive Business/Autorama), Henrique Koifman (TV Rebimboca /Acelera BandNews), Jason Vogel (Motor1/InsideEVs), João Mendes (Memória Motor/Espaço Motor), Lucas Cardoso (O Dia/Meia Hora), Luciana Ávila (AutoEsporte), Luiz Humberto Monteiro Pereira (Agência AutoMotrix/RodaRio) e Yuri Ravitz (Volta Rápida/Olho No Carro/TecMundo).

            Em sua primeira edição, a premiação conta com o patrocínio exclusivo da Rede Manaus, que há mais de 35 anos é líder de mercado de pneus no Estado do Rio de Janeiro. “Esperamos estreitar ainda mais o nosso relacionamento com o consumidor do Rio de Janeiro, valorizando o mercado automotivo fluminense e consolidando a liderança da Rede Manaus como distribuidora de pneus dos mais variados segmentos”, explica Leonardo Costanza, diretor-geral da Rede Manaus. O troféu do Prêmio RodaRio – Rede Manaus foi criado pelo jornalista Luiz Humberto Monteiro Pereira (editor de RodaRio) e pelo designer carioca Marcello Monteiro. Com 32 centímetros de altura e pesando um quilo, a “chave” composta por ícones visuais da paisagem carioca é feita em zamac – uma liga metálica composta por zinco, alumínio, magnésio e cobre –, com uma base em cumaru – um tipo de madeira de lei que cresce na América do Sul. Os troféus foram produzidos artesanalmente pela fundição carioca Nova Siciliano, especializada em peças metálicas de alta qualidade.

            A lista dos automóveis aptos a serem votados no Prêmio RodaRio – Rede Manaus 2024 (mais de 50, no total) não ficou restrita aos lançamentos do ano – também estavam elegíveis veículos lançados anteriormente. Mais do que aclamar as melhores novidades em cada segmento, a proposta da premiação é apontar os modelos que mais contribuíram para a evolução de produtos e conceitos automotivos em suas respectivas categorias, independentemente do preço ou do tipo de motorização adotada. Contudo, para garantir a qualificação das escolhas, a premiação incluiu somente os veículos testados pela maioria dos jurados no período de dezembro de 2023 a novembro de 2024. Uma opção que também ajudou a valorizar o esforço das marcas que viabilizam os testes com seus produtos – permitindo, assim, o aprimoramento do trabalho da imprensa especializada local.

            Além dos cinco modelos eleitos por tipo de carroceria (“Hatch”, “Sedã”, “Picape”, “SUV/Crossover” e “Esportivo”), surgiu a ideia de criar uma sexta premiação para o “Mais Vendido do Rio de Janeiro em 2024”. Ao apontar o automóvel mais emplacado no Estado do Rio de Janeiro de dezembro de 2023 a novembro de 2024, o prêmio adicional funciona como uma espécie de “bússola” das preferências e demandas específicas do mercado automotivo fluminense. Durante a votação do Prêmio RodaRio – Rede Manaus 2024, todos os jurados tiveram oportunidade de expor e defender seus votos, para que a decisão final do júri fosse a mais consensual possível. “Em todas as categorias, nunca houve consenso absoluto, e a decisão final foi bastante acirrada entre dois ou mais modelos. Foi um ano de muitas novidades, especialmente no segmento de utilitários esportivos/crossovers, que concentrou mais de metade dos veículos testados este ano pela imprensa automotiva do Rio de Janeiro”, aponta Luiz Humberto Monteiro Pereira, organizador da premiação. A entrega dos troféus aos representantes dos modelos premiados será feita no dia 9 de dezembro, no Rio de Janeiro – e terá uma cobertura completa na próxima edição da revista RodaRio.

Os eleitos do

Prêmio RodaRio – Rede Manaus 2024

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Hatch / 2024

Volkswagen Polo

Produzido em São Bernardo do Campo (SP), o hatch compacto da Volkswagen chega ao final do ano brigando, carro a carro, pela liderança nacional de vendas de automóveis com a picape Fiat Strada, que liderou os emplacamentos no Brasil em 2021, 2022 e 2023 – ainda não é possível apontar qual dos dois terminará 2024 na frente. Desde 2022, o Polo herdou do extinto Gol a tarefa de puxar as vendas da marca alemã no Brasil. Para 2025, com o lançamento do crossover compacto Tera previsto para o segundo trimestre, é possível que o protagonismo do Polo dentro da linha Volkswagen passe a ser compartilhado. “O Polo Track é a prova de que um carro em versão de entrada pode ser muito gostoso de se guiar. Tem câmbio MQ200 justinho, pesos corretos em todos os comandos e uma posição de dirigir privilegiada”, opina Jason Vogel. “E a versão Rock in Rio deu mais visibilidade e ajudou a aumentar a identidade do Polo com o mercado do Rio de Janeiro”, relembra João Mendes.

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Sedã / 2024

BYD King

Importado da China e lançado no Brasil no final de junho, o sedã híbrido chegou ao mercado brasileiro com uma missão ambiciosa – destronar o Toyota Corolla da liderança de mais de uma década no segmento de sedãs médios. Como modelo, a média de 500 emplacamentos mensais do chinês ficou longe de ameaçar a média de 3 mil vendas mensais do sedã da marca japonesa produzido em Sorocaba (SP). Porém, dentro do subsegmento de sedãs híbridos, o King tornou-se o mais vendido desde o seu lançamento no Brasil. “Em um mercado em que todos os híbridos plug-in são SUVs, a BYD foi a única até agora que olhou para os sedãs”, pondera Yuri Ravitz. “Não é qualquer um que tem coragem de chamar o Corolla para a briga. O King não só chamou o sedã médio mais vendido do país como chamou suas versões híbridas para disputar mercado com preço agressivo e conjunto eletrificado eficiente”, reforça Fernando Miragaya.

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SUV/Crossover  / 2024

Renault Kardian

Apresentado mundialmente no Rio de Janeiro no final de 2023 e lançado no Brasil em março deste ano, o utilitário esportivo compacto demorou a embalar nas vendas por problemas industriais na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Nos últimos meses, parecer ter estabilizado uma média de 3 mil emplacamentos mensais – ainda longe do líder do SUVs, o Volkswagen T-Cross, com sua média de 6,5 mil vendas mensais, mas já é uma vendagem expressiva dentro do segmento mais disputado do país. A recém-lançada versão com câmbio manual – a mais barata da linha – pode ajudar o produto da Renault a ganhar escala. “Bem equipado desde a versão básica, o Kardian tem um bom acerto de chão. Uma tremenda evolução em relação ao Sandero!”, argumenta Jason Vogel. “Tem uma cara jovem e é conectado aos novos consumidores. Com tecnologia e layout interno que surpreendem!”, aponta Luciana Ávila.

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Esportivo / 2024

Ford Mustang GT

Em tempos em que os automóveis mais velozes tiram sua energia das tomadas elétricas, o cupê da Ford se atualizou sem perder a essência de “pony car” desde sua origem, há 60 anos. Cumprindo sua função de clássico moderno, continua a entregar emoção com seu motor Coyote V8 5.0, a gasolina e naturalmente aspirado, com brutais 488 cavalos e 57,5 kgfm. Apesar de ter multiplicado sua média de vendas desde a chegada da atual sétima geração, em junho deste ano – de 15 para 120 mensais –, o cupê da Ford ainda é uma raridade nas ruas nacionais. Todavia, onde aparece, monopoliza as atenções. “O Mustang é um sobrevivente na era da eletrificação e um dos últimos carros bons de se ver, guiar e ouvir”, acredita Yuri Ravicz. “É um ícone que continua a ser cada vez mais ícone”, sintetiza João Mendes.

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Picape / 2024

Ram Rampage

Desde que surgiu no Brasil, em junho de 2023, a picape intermediária produzida na cidade pernambucana de Goiana elevou a marca norte-americana de picapes do grupo Stellantis – que até então, só comercializava modelos grandes e caros – a um novo patamar. O modelo, que compartilha a plataforma da “rival” Fiat Toro – líder do segmento de picapes intermediárias –, colocou a Ram no espectro de possibilidades de uma faixa bem mais ampla de consumidores e ocupa a terceira posição nas vendas nacionais do segmento, superado pela Toro e pela Chevrolet Montana. “Bonita, rápida, confortável, competente e boa de se guiar no asfalto, na terra, na lama…”, qualifica Henrique Koifman. “A Rampage consegue agregar o comportamento de carro de passeio que se espera deste tipo de picape, com desempenho forte, novo motor turbodiesel e o status que a marca ‘cola’ em seus veículos”, enfatiza Fernando Miragaya.

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Mais vendido do Rio de Janeiro em 2024

Nissan Kicks

Lançado em 2016, o utilitário esportivo compacto produzido na cidade fluminense de Resende desde sempre caiu no gosto da população do Rio de Janeiro – é o único Estado do Brasil onde o modelo lidera as vendas. Repete em 2024 a liderança estadual conquistada em 2023 – este ano, é seguido de perto pelo recentemente renovado Hyundai Creta. Apresentada nos Estados Unidos no início do ano, a segunda geração do Kicks deve começar a sair das linhas de montagem brasileiras no primeiro semestre de 2025 – mas o modelo atual deve ser mantido como uma “versão de entrada”. “O Kicks reúne atributos decisivos como a mecânica confiável, o bom espaço interno e a lista de equipamentos balanceada”, indica Lucas Cardoso. “Um SUV compacto que não parece ter perdido suas qualidades com o tempo e, agora, soma a isso bom custo-benefício”, complementa Henrique Koifman.

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A edição número 219 da revista “RodaRio“, de 5 de dezembro de 2024, com a cobertura completa do Prêmio RodaRio – Rede Manaus 2024, está disponível gratuitamente para download no link https://rodario.com.br/sdc_download/28228/?key=e2aajvosh0s2wpqb80tnwjq7fr1j27

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