Pedro Bicudo/divulgação

Na evolução da família 2008, a versão elétrica do SUV compacto desembarcou no Brasil no mês passado. Reformulado na Europa no segundo semestre de 2023, o E-2008 GT ostenta a nova linguagem visual da gama e do hatch compacto 208, com as três “garras de felino” em substituição ao “dente de sabre” como luzes de circulação diurna (DRLs) e, no caso do SUV 100% elétrico, mais potência e ampliação da autonomia. O novo E-2008 tem preço de R$ 259.990, agora com seis cores para a carroceria, as metálicas Azul Vertigo – o tom que “dita o ritmo” do elétrico desde sua estreia na Europa, em 2019 –, Preto Perla Nera, Cinza Selenium, Cinza Artense e Vermelho Elixir e a perolizada Branco Okenite. Com a chegada do novo E-2008 ao Brasil, a marca do leão garante que reforçou sua cadeia de serviços e suporte ao cliente envolvendo as especificidades e necessidades da mobilidade “verde”.

Daniel Dias

Em termos de potência, o novo E-2008 teve um aumento de 15%, passando de 136 para 158 cavalos ­– com o torque sendo mantido em 26,5 kgfm, instantâneo, como em todo o carro elétrico ­–, enquanto a capacidade da bateria subiu de 50 para 54 kWh e a autonomia saltou de 250 para 261 quilômetros, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. Para ajudar no reabastecimento da bateria, o E-2008 conta com um carregador monofásico de 11 kW (superior ao anterior, de 7,4 kW), o que permite uma recarga rápida de 80% em até 30 minutos em estações de 100 kW. Em uma tomada de 220 volts, o carregamento a partir do zero pode demorar até vinte e quatro horas e 55 minutos. O elétrico tem o seletor de funções e-Toggle, que oferece além do “D” (driving), do “R” (marcha a ré), do “N” (neutro) e do “P” (parking) três modos de condução: “Eco”, “Normal” e “Sport”.

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A nova grade “bodycolor” – intercalando aletas centrais pretas com a cor da carroceria – tem o novo logotipo “Peugeot” em conjunto com faróis full-led, assinatura luminosa na traseira com a introdução de lanternas em leds replicando as três garras de felino, “lettering” “Peugeot” na faixa preta que une as lanternas, identificação da versão 100% elétrica em um monograma com a letra “E” seguido da nomenclatura “2008” no canto de baixo esquerdo e o badge “GT” no lado direito. As rodas diamantadas de 18 polegadas ganharam novo desenho. Elemento principal do habitáculo dos atuais modelos da marca francesa, o i-Cockpit domina o interior do E-2008, tendo o volante de dimensões reduzidas, como no 208. O painel de instrumentos do elétrico tem novo design, com tela de 10 polegadas de ala definição e personalizável. No centro do painel está o Peugeot i-Connect, com tela “touchscreen” de 10,3 polegadas com respostas semelhantes às de um smartphone, com espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.

Primeiras impressões

Mais forte e “no chão

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Haras Tuiuti/SP – O teste do novo Peugeot E-2008 foi feito na pista do circuito do Haras Tuiuti, distante quase 60 quilômetros de Campinas (SP). Paralelamente a um teste de percurso com obstáculos contra o cronômetro, foi possível comprovar as evoluções do utilitário esportivo totalmente elétrico. E as mudanças ficaram bem perceptíveis aos sentidos, menos, naturalmente, à audição – no que diz respeito ao som do motor, o silêncio continua a imperar. Já na arrancada do carro, os 22 cavalos adicionais do novo E-2008 se manifestam e tomam conta nas altas velocidades ­­– autorizadas por se tratar de uma pista fechada. O elétrico tem boa capacidade de retomadas de velocidade a partir de freadas fortes. Não foi possível, no entanto, chegar à máxima anunciada (150 km/h) porque o circuito do Haras Tuiti não tem uma reta suficientemente grande para isso.

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A seção de testes também não envolveram as questões de alcance do novo E-2008, mas os 11 quilômetros a mais de autonomia reveladas pela Peugeot fazem diferença em uma jornada diária urbana. Por se tratar de um teste de pista, com o objetivo de avaliar a performance dinâmica, não foi acionado o “one pedal”, usado para recuperar energia nas reduções de velocidade. O sistema permite ao motorista utilizar apenas o acelerador para conduzir o carro, aliviando o pé para frear, condição indicada para o trânsito “amarrado” e de anda e para das grandes cidades.

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Porém, o mais notável para quem gosta de ter o carro “sempre na mão”, especialmente em curvas mais rápidas ou apertadas, foi verificar a estabilidade do novo E-2008. No circuito, o elétrico importado da França foi submetido à cargas vigorosas em curvas, com velocidades acima do recomendável (afinal, estava em uma pista fechada, com áreas de escape caso fosse preciso). O resultado foi admirável, com o E-2008 sempre “agarrado ao chão” e sem necessidade da manobra de sobre-esterço do volante em nenhum momento. Ponto para o eficiente ajuste feito pela Peugeot na programação dos controles de estabilidade e de tração em relação à versão anterior do elétrico.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Pedro Bicudo/divulgação/Daniel Dias

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