SUVs estreiam tecnologia
A Stellantis confirmou que os primeiros modelos com a nova tecnologia Bio-Hybrid, com motores híbridos flex, serão os SUVs Fiat Pulse e Fastback, previstos para chegarem ao mercado brasileiro em novembro deste ano. No caso dos dois modelos, a Bio-Hybrid será alicerçada no motor T200 turbo, desenvolvido e produzido no Polo Automotivo de Betim (MG). Tanto o utilitário esportivo Pulse quanto o SUV-cupê Fastback, os dois compactos, são fabricados em Betim. A tecnologia Bio-Hybrid faz parte do pacote originado pelo investimento de R$ 32 bilhões da Stellantis na América do Sul, anunciado no começo de 2024. Serão lançados ainda mais de 40 produtos e oito “powertrains” nos próximos anos na América do Sul. A Bio-Hybrid é flexível e pode ser integrada a vários modelos da Stellantis, sendo compatível com todas as linhas da empresa na região.
“Carrinho” esticado
O novo Mini John Cooper Works Countryman ALL4 acaba de chegar ao Brasil, com preço de R$ 379.990. O motor 2.0 turbo de quatro cilindros rende 317 cavalos de potência e 40,4 kgfm de torque, associado à transmissão automática Steptronic de dupla embreagem e 7 marchas, com “paddles shifters” no volante para trocas sequenciais, e à tração integral ALL4. Com esse conjunto, o John Cooper Works Countryman acelera de zero a 100 km/h em 5,6 segundos e pode chegar a 250 km/h. Segundo a marca inglesa, o design da nova variante é caracterizado pela imponência com uma sensação de aventura, versatilidade e esportividade. O novo John Cooper Works Countryman tem 4,43 metros de comprimento, 2,06 metros de largura (com os retrovisores), 1,65 metro de altura e 2,69 metros de distância de entre-eixos, com 505 litros de capacidade no porta-malas.
Ao gosto do cliente
A série especial Eclipse Cross Motorsports – o primeiro modelo da marca japonesa a contar com a participação dos clientes na escolha do design – está sendo oferecido por R$ 228.990. Tendo como base a versão topo de linha HPE-S S-AWC, o novo modelo tem tração 4×4 e estilo aventureiro, com carroceria pintada na cor exclusiva cinza Concrete Spot. O uso de acabamentos em preto fosco presentes nos para-choques e nas molduras das caixas de roda criam um contraste para reforçar o espírito off-road da variante. Produzido na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), o Eclipse Cross Motorsports é equipado com o motor 4B40 MIVEC Turbo de injeção eletrônica direta multiponto semi-sequencial com 165 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque. É combinado à transmissão automática INVECS-III CVT com sistema sequencial Sport Mode com 8 marchas e opção de trocas em “paddles shifters” localizados na coluna de direção. A configuração tem rodas de liga leve de 18 polegadas calçadas com pneus ATR 225/55 R18 e pacote de tecnologia MiTEC com vários sistemas inteligentes de segurança ativa e passiva.
Fúria solta nas ruas
A Porsche está relançando o 911 GT3. O superesportivo de rua e pronto para as pistas reconfigurado traz motor 4.0 boxer aspirado com 375 kW (510 cavalos) de potência e 45,7 kgfm de torque. O pacote Weissach, disponível pela primeira vez no 911 GT3, oferece mais opções de configuração para a competição, enquanto o pacote Touring é destinado para os “mortais”. Os novos 911 GT3 com pacote Weissach e Touring serão oferecidos no Brasil. De acordo com a Porsche, preços, especificações e data de abertura das pré-vendas por aqui serão comunicados futuramente. O fato de o novo 911 GT3 ter 375 kW (510 cavalos) significa que cada quilowatt do motor precisa mover apenas 3,8 quilos (a relação com a “cavalaria” é de 2,8 kg/cv). Tanto a transmissão de dupla embreagem de 7 marchas (PDK) quanto a manual GT de 6 velocidades têm uma relação final 8% mais curta em comparação com a versão anterior do superesportivo. As duas opções de câmbio estão disponíveis para o 911 GT3 e para o 911 GT3 com pacote Touring. O carro acelera de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 311 km/h com a PDK. No manual, os números de desempenho são de 3,9 segundos e 313 km/h.
Híbrido leve
A nova série do A5 marca o lançamento dos primeiros motores com a nova tecnologia MHEV plus da Audi – um sistema híbrido leve de 48 volts com gerador de trem de força, alternador de partida por correia e bateria de fosfato de ferro-lítio. O novo A5 vem de fábrica com suspensão de aço ajustada dinamicamente como padrão, tendo como opção a suspensão esportiva S (de série no S5). O novo sistema MHEV plus estará disponível nas três opções de motores turbo, a gasolina 2.0 TFSI com 204 cavalos de potência, a diesel 2.0 TDI, com a mesma potência inicial, e o da versão esportiva S5, um 3.0 V6 com 367 cavalos, todos acoplados com câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem. Os novos A5 serão lançados na Europa no próximo mês, nas variantes sedã, station wagon e esportiva. A opção que virá para o mercado brasileiro é a sedã, com previsão de chegada por aqui em 2026.
Licença para acelerar
Que o Aston Martin é o carro do James Bond, todo mundo sabe. Agora, a marca – tão britânica quanto o agente 007 – apresenta o DB12 Goldfinger Edition, criado em comemoração aos 60 anos da associação entre a Aston Martin e a franquia de filmes de James Bond. O DB12 especial é empurrado pelo motor 4.0 V8 biturbo da AMG, a divisão esportiva da Mercedes-Benz, com 680 cavalos de potência e 81,6 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 8 marchas e à tração traseira, bem ao gosto do 007. De acordo com a Aston Martin, o carro acelera de zero a 100 km/h em 3,6 segundos e pode atingir 325 km/h, números dignos de competição. O que se tornou uma das parcerias mais notáveis da história do cinema começou com o lançamento de “007 Contra Golfinger”, em 1964, quando o DB5 fez sua estreia nas telas, tornando-se um dos carros mais reconhecidos do mundo e um passo crucial na ilustre gama “DB” da marca. O filme marcou também uma das características da franquia, com a música de abertura cantada e não apenas orquestrada, no caso, pela “dame” Shirley Bassey. O tema de abertura de “007 Contra Golfinger” deveria ser conhecido e exaltado por todo o cinéfilo que se preze.
Resgate da sedução
Dentro do mesmo estilo chamativo e revolucionário apresentado ao mundo em 1992, com a primeira geração do subcompacto Twingo, a Renault mostra agora o conceito Twingo E-Tech 100% elétrico. Mantendo o tamanho do modelo original, o Twingo E-Tech é ao mesmo tempo ágil na cidade e prático, graças à carroceria tipo monovolume e ao teto de vidro fixo, oferecendo aos seus ocupantes uma cabine luminosa e seguindo a filosofia dos “carros para viver”. O novo Twingo foi apresentado no retorno do Salão do Automóvel de Paris, este mês, no Porte de Versailles. A quarta geração do Twingo será comercializada a partir de 2026, com a promessa da Renault em oferecer o modelo com um preço inferior a 20 mil euros (pela cotação, pouco mais de R$ 120 mil). O protótipo do Twingo elétrico tem motor de 60 kW (82 cavalos) de potência, 16,3 kgfm de torque instantâneo, bateria de íons de lítio de 22 kWh e autonomia de 190 quilômetros em percursos mistos e 270 quilômetros na cidade. E tem o “olhar” dos faróis idêntico ao do “carrinho” original.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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