Elétrico mais potente
O E-2008 – o SUV compacto 100% elétrico da Peugeot, que chegou ao mercado brasileiro pela primeira vez em 2022 – já ganhou uma versão com visual bem renovado em julho deste ano na Europa e agora desembarca no Brasil com preço de R$ 269.990, com um “powertrain” novo, mais potente e, segundo a marca francesa, mais eficiente. O novo E-2008 teve um aumento de 15% na potência, passando de 136 para 158 cavalos, com torque de 26,4 kgfm, enquanto a capacidade da bateria subiu de 50 para 54 kWh. Os ganhos de desempenho são acompanhados por um incremento da autonomia, chegando a 261 quilômetros pelo PBEV do Inmetro. Seu carregador trifásico de 11 kW (superior ao anterior, de 7,4 kW) permite uma reabastecimento rápido de 80% em 30 minutos em estações de 100 kW. A Peugeot garante que conta no Brasil com 764 carregadores AC e 18 DC disponíveis na rede de recarga da parceira Zletric, nos quais os clientes podem recarregar sem custo. Há ainda carregadores homologados da WEG e da ENEL X à venda nas concessionárias da marca.
“Cavallino” das ruas
A Ferrari apresentou na Europa o F80, o carro de rua mais potente da história da Casa de Maranello. O F80 será produzido em uma tiragem limitada de 799 exemplares e se junta à galeria de ícones como o GTO, o F40 e o LaFerrari. Previsto para custar quase US$ 4 milhões (aproximadamente R$ 22 milhões), o F80 herda tudo do SF-24, o “bólido” pilotado pelo monegasco Charles Leclerc e pelo espanhol Carlos Sainz Jr. no Mundial de Fórmula-1. Desde 1964, a Ferrari lança um supercarro por ano, sempre inspirado em um modelo de pista do momento. Com o F80, a tradição não poderia ser desfeita. Assim, o novo supercarro da Casa de Maranello tem tecnologia híbrida, com um motor turbo como principal – exatamente como é na Fórmula-1 desde 2014. O F80 une um V6 turbo de cerca de 900 cavalos a dois elétricos para chegar a uma potência total em torno de 1,2 mil cavalos. Os números são aproximados, como na Fórmula-1 atual, pois nenhuma fornecedora de motores revela qual é a potência exata. Também supostas, o maravilhoso F80 tem aceleração de zero a 100 km/h em 2,1 segundos – um carro da Fórmula faz isso em 1,5 segundo – e velocidade máxima de 350 km/h – não é possível conhecer a final de um Fórmula-1 porque não existe uma reta suficientemente grande para se saber tal dado. A transmissão do F80 é exatamente a mesma do SF-24 – uma F1 DCT de dupla embreagem e 8 marchas, com acionamento em borboletas localizadas atrás do volante.
Tecnologia mais verde
A Stellantis anuncia que o primeiro veículo híbrido-flex no mercado brasileiro será da Fiat. O modelo nacional equipado com a tecnologia Bio-Hybrid, desenvolvida pelo Grupo, já está sendo produzido no Polo Automotivo de Betim (MG) e será lançado no próximo mês – o utilitário esportivo compacto Pulse é o modelo mais cotado para estrear o novo “powertrain”. De acordo com a Stellantis, a parceria com as empresas Tech Center, Safety Center, Virtual Center e Development Center tornou possível a criação das tecnologias Bio-Hybrid, que combinam eletrificação com motores movidos a etanol em três níveis. A nova linha de motores também iniciou a fabricação de propulsores bicombustível de alta eficiência, baixas emissões e que podem ser associados às tecnologias de hibridização. Ampliada recentemente, a fábrica de Betim tem agora capacidade de produção de 1,1 milhão de motores por ano. Com o investimento de R$ 32 bilhões na América do Sul – revelado no início de 2024 –, serão lançados mais de 40 produtos e oito “powertrains” nos próximos anos.
Versão inédita
A Mini do Brasil lança o novo Cooper S com quatro portas. O modelo – antes, existente apenas na configuração de duas portas – está sendo oferecido no mercado brasileiro em duas versões, a Exclusive, com preço de R$ 249.990, e a Top, a R$ 279.990. O novo Cooper S utiliza o mesmo motor da variante de duas portas, o 2.0 com tecnologia Mini TwinPower Turbo de 204 cavalos de potência e 30,7 kgfm de torque, associado à transmissão automática Steptronic de 7 marchas e dupla embreagem. Com esse conjunto, o modelo acelera de zero a 100 km/h em 6,6 segundos e pode chegar a 240 km/h. Sistemas de assistência ao motorista fazem parte da lista de equipamentos de série do novo Cooper S, como o Driving Assistant e o Parking Assistant, que incluem assistente de manutenção de faixa, detecção de ponto cego, prevenção de colisão, controle de direção longitudinal e lateral (para entrar e sair de uma vaga de estacionamento), assistente de reversão e câmera de visão traseira.
Chevrolet de aluguel
Está sendo lançado o programa de assinatura de automóveis da GM Fleet, com abrangência nacional e exclusivo para pessoa jurídica. O programa de modelos da Chevrolet foca principalmente em profissionais liberais, empresas, executivos ou como ferramenta de negócios. Há planos com contratos a partir de um veículo, em uma lista pré-determinada, destacando os recém-lançados 100% elétricos Blazer EV e Equinox EV. Os planos, que podem ser contratados de forma online, são de 12, 24 ou 36 meses com franquia de mil a 3 mil quilômetros por mês, incluindo despesas com documentação, taxas, seguro e manutenção programada. A GM Fleet acrescenta a oferta de serviços de conectividade e segurança do OnStar, gestão de multas, carro reserva e assistência vinte e quatro horas, além da opção de blindagem certificada com garantia de fábrica. Contratos a partir de duas unidades podem ser compostos pelos outros modelos do atual portfólio da Chevrolet no Brasil (Onix, Tracker, Spin, Montana, Bolt EUV, Trailblazer e S10).
Antiguidade é posto
Devido a sua infraestrutura e proximidade com a capital do Estado, o Complexo Dream Car, de São Roque, consolidou-se como um dos locais preferidos para encontros de carros e motos por clubes de colecionadores e de modelos antigos e restaurados de São Paulo e de outras regiões do Brasil. Agora, o Dream Car de São Roque será sede do primeiro “Encontro de Veículos Antigos do Sudeste”, previsto para 29 de novembro a 1º de dezembro. Os organizadores esperam por uma presença de 500 automóveis de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Espírito Santo e Minas Gerais e de outras regiões brasileiras. A programação inclui coquetéis, jantar, visitação ao museu do complexo e premiação aos carros que se destacarem. O primeiro lote de inscrições custa R$ 690 e o segundo, R$ 890, valores que dão direito a expor até dois veículos, ao jantar com show para duas pessoas e a dois ingressos para conhecer o acervo do Dream Car Museum. As inscrições podem ser feitas no site bit.ly/encontro-dreamcar-sudeste .
Alemão enfurecido
O sedã superesportivo BMW M3, com mudanças visuais externas e na cabine e mais auxílio à condução, desembarca no Brasil em duas versões, a Competition, com preço de R$ 858.950, e a Competition Track, a R$ 961.950. Debaixo do capô, as duas variantes do M3 são equipadas com motor biturbo com tecnologia M Twin Power de seis cilindros em linha, que envia toda sua força para o eixo traseiro por meio da transmissão M Steptronic com Drivelogic. São 510 cavalos a 6.250 rpm e 65,5 kgfm de torque de 2.750 a 5.500 rpm capazes de levar o sedã com alma de superesportivo de zero a 100 km/h em 3,9 segundos e à velocidade final de 290 km/h. No quesito tecnologia embarcada, o novo M3 destaca sistema interativo para facilitar a condução, Driving Assistant Professional, Parking Assistant Plus, assistente de farol alto, faróis BMW Ful-Led Adaptativo, M Head-Up Display, carregamento wireless para celulares, BMW Drive Recorder, Active Protection e ar-condicionado de três zonas.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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