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Automóvel mais vendido no varejo – nas concessionárias, excluídas as vendas diretas a pessoas jurídicas – no mercado brasileiro em 2023, com 59.080 unidades, o SUV compacto Hyundai Creta renova seu visual e atualiza sua motorização. Nas versões com motor 1.0 turbo GDI, o preço de lançamento permanece o mesmo da geração anterior. Já para a nova topo de linha Ultimate, equipada com o inédito 1.6 turbo de 193 cavalos, o preço sugerido ficou R$ 2,1 mil acima da Ultimate anterior, que tinha propulsor 2.0 aspirado – agora, descontinuada. A nova geração do Creta, já disponível nas concessionárias, tem preços nas variantes com motor 1.0 turbo GDI de R$ 141.890 para a Comfort, de R$ 156.490 para a Limited, de R$ 172.690 para a Platinum e de R$ 182.090 para a N Line. A nova “top” Ultimate com o propulsor Gamma II 1.6 TGDI turbo a gasolina sai por R$ 189.990. A cor sólida Preto Onix não tem variação de preço para a pintura, enquanto nas opções sólidas Branco Atlas e Cinza Shadow, o acréscimo é de R$ 900. Nas cores metálicas Prata Sand, Prata Brisk e Cinza Silk e na perolizada Azul Sapphire, são adicionados R$ 1.800 ao valor do veículo. Quanto à pintura Dual Tone com teto preto, é acrescido R$ 1.500 à fatura.

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No design, o novo Creta parte de uma grade frontal nova, em Black Piano, com linhas mais sólidas em comparação à geração anterior e uma nova aplicação da logomarca “Hyundai”. O conjunto óptico redesenhado, sob o conceito “seamless lighting” – “iluminação contínua” –, traz uma faixa em leds que percorre toda a frente do carro e setas sequenciais nas pontas. O para-choque ganha novo desenho, que se une de maneira mais robusta ao visual frontal e compõe uma “sensualidade esportiva”, assim definida pela própria Hyundai para sua nova assinatura de design em todo o mundo. As laterais do novo Creta têm vincos mais marcantes e colunas “C” (as de trás) redesenhadas. As rodas são de 16 polegadas para a Comfort, de 17 polegadas para a Limited e a Platinum e design exclusivo para a N Line e de 18 polegadas para a Ultimate. Na traseira, novo conjunto de lanternas em leds percorre o porta-malas horizontalmente, com luzes de seta sequenciais. O nome do modelo – anteriormente, centralizado – foi realocado para o canto abaixo esquerdo do porta-malas, tendo a motorização identificada no lado oposto.

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Internamente, o Creta traz um cockpit com painel de instrumentos de 10,25 polegadas integrado à multimídia, também de 10,25 polegadas, para a Platinum, a N Line e a Ultimate, com a nova linguagem de design de cabine da Hyundai. Com pontos de contato em “soft touch”, o modelo tem combinações de cores preto, preto e marrom e cinzas claro e escuro. A combinação em preto e vermelho é exclusiva para a N Line. Os bancos tem um revestimento sintético que simula couro na Platinum, na N Line e na Ultimate, e contam com sistema de ventilação para o motorista. Só para a “top” Ultimate, o novo Creta tem ainda ajuste elétrico de quatro posições para os bancos dianteiros. Teto solar panorâmico com comando de voz, ar-condicionado automático de duas zonas, retrovisor interno eletrocrômico, carregador de celular por indução e seletor de modo de direção (“Eco”, “Confort” e “Sport”) complementam o interior. Ao pressionar um botão no volante, o motorista tem uma série de funcionalidades acionadas por voz, como controlar o ar-condicionado, ativar a ventilação do banco do condutor e abrir e fechar seu vidro. Se o aplicativo Bluelink estiver ativado, é possível enviar mensagens de texto, obter informações sobre o clima e encontrar pontos de interesse para navegação.

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O motor 1.0 turboflex GDI de injeção direta de combustível recebeu atualizações para baixar o consumo. O propulsor de três cilindros tem 120 cavalos e torque de 17,5 kgfm de 1.500 a 3.500 rpm, acoplado à transmissão automática de 7 marchas. Porém, a maior novidade do Creta é a motorização 1.6 turbo GDI aplicada apenas à “top” Ultimate, com 193 cavalos e torque de 27 kgfm a 4.500 rpm, associado ao câmbio automático de 7 marchas e dupla embreagem. Todas as versões têm sistema stop&go. No consumo, o motor 1.0 ganhou em economia, passando de 12 km/l para 12,7 km/l na estrada. No caso do 1.6, o ganho em eficiência é de 9% na comparação com o 2.0 aspirado, com a Ultimate podendo fazer 13,5 km/l na estrada, tudo conforme o Inmetro. Segundo a Hyundai, as novas calibrações fizeram o Creta se antecipar às normas da nova legislação Proconve L8, que entram em vigor em janeiro de 2025.

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O pacote de segurança Hyundai SmartSense traz no novo Creta Smart Camera 360 graus, com monitoramento de ponto cego, sistema de frenagem autônomo, assistentes de permanência e centralização em faixa, detector de fadiga, farol alto adaptativo, assistente de tráfego cruzado traseiro, controle de velocidade adaptativo, freio de estacionamento eletrônico e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. Seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, acionamento “one-touch” das luzes de direção, freios ABS com EBD, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sinalização de frenagem de emergência e monitoramento de pressão dos pneus são oferecidos em todas as variantes do novo Creta.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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