Divulgação

A General Motors acaba de aumentar a oferta de sua linha de SUVs 100% elétricos no Brasil com a chegada do Chevrolet Equinox EV, vindo diretamente do México. A versão totalmente “verde” do Equinox – que só tem o nome em comum com a variante a combustão – estreia em configuração única, com 292 cavalos (215 kW) de potência e 46 kgfm de torque instantâneo, tração integral e preço de R$ 419 mil. Uma das vantagens do Equinox EV é a arquitetura estrutural e eletrônica específica para carros elétricos de última geração, a Ultium. De acordo com a marca norte-americana, isso permitiu aos projetistas criarem um veículo refinado dinamicamente e com design futurista, com entre-eixos (de 2,95 metros) semelhante ao de um veículo de grande porte. A pré-venda já teve início, com entregas na sequência, inclusive para os planos de assinatura da GM Fleet. Ao todo, o Equinox EV trazido para o Brasil tem quatro opções de cores: preta, branca, cinza e vermelha.

Divulgação

O Equinox EV tem dois motores, tração integral eAWD e bateria de 85 kWh. O conjunto proporciona a maior autonomia da categoria – 443 quilômetros pelo ciclo do Inmetro. A velocidade de recarregamento pelo 22 kW (AC) e pelo 150 kW (DC) é cerca de três vezes e meia mais eficiente que EVs tradicionais. O SUV elétrico acelera de zero a 100 km/h em menos de seis segundos e pode atingir 188 km/h. A configuração de baterias tem dez módulos. A autonomia pode ser superada pois o carro traz indicadores instantâneos e relatórios sobre consumo de energia que ajudam a aprimorar as técnicas de condução eficiente, assim como o auxílio dos sistemas regenerativos de energia. Na prática, é possível somar 130 quilômetros de autonomia em cerca de dez minutos.

Divulgação

Com 4,84 metros de comprimento, 1,95 metro de largura e 2.336 quilos de peso, o elétrico tem três modos pré-determinados de condução: “Normal”, “Esportivo” e “Neve”, que mudam o comportamento do carro. Para os mais entusiastas, há ainda ajustes para a sensibilidade de resposta do volante e dos pedais de freio e acelerador. O sistema “One Pedal”, que permite a condução se dosando o pedal do acelerador para avançar ou reduzir a velocidade – ideal para ser usado na cidade –, otimiza a regeneração de energia, com dois níveis de calibração. No estágio de recuperação intensa, é possível conduzir sem pressionar o pedal do freio – utilizado apenas em uma eventual necessidade de parar o carro bruscamente. Tem ainda recursos avançados, como a frenagem autônoma de emergência – também em marcha a ré – e correção da direção em caso de risco de colisão lateral. O que mais chama a atenção no Equinox, mesmo ele estando parado, é o seu design. Os faróis – bem afilado e longilíneos – e as lanternas em full-led formam filetes horizontais com iluminação interativa, os para-choques são decorados com textura 3D, os puxadores de porta são embutidos para melhorar a aerodinâmica e a base da tampa do porta-malas é mais proeminente. A climatização da cabine é adaptativa, com a temperatura do ar-condicionado, do volante e do bancos se ajustando automaticamente conforme o clima externo. O ambiente pode ser pré-ajustado por dia e horário de acordo com a rotina do usuário. O Equinox EV não precisa de um smartphone para estar conectado, projetar aplicativos e mapas online porque é equipado com o sistema Google built-in com navegação integrada específica para EVs, indicando inclusive a autonomia do veículo no destino e possíveis pontos de recarga. Isso aparece na maior tela do segmento, de 17,7 polegadas, que compõe o cockpit virtual. O pacote de conectividade de série inclui Wi-Fi nativo, serviços de proteção e telemetria do OnStar, aplicativo para comandar funções do carro à distância e atualização remota de sistemas eletrônicos.

Divulgação

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA