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Luxo em dose dupla

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A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil passa a oferecer os novos Mercedes-Benz GLC 300 4Matic AMG Line na linha 2025. Disponível nas versões SUV (R$ 509.900) e cupê (R$ 524.900), o modelo traz como destaque o acabamento AMG Line em combinação com interior mais luxuoso e conectado com o futuro da mobilidade. O GLC 300 4Matic AMG Line oferece o pacote de funcionalidades Digitais Extras, mantendo o carro sempre “online”. Por meio de um aplicativo de celular, o motorista pode abrir e fechar as portas, detectar eventuais batidas e tentativas de furto, determinar zonas máximas de uso em um serviço e valet, receber atualizações de softwares online e agendar manutenções de forma automática e digital. Lançado no Brasil em fevereiro deste ano com o Mercedes-Benz Classe E, o serviço oferece mais de 30 funcionalidades. As duas opções de carroceria são equipadas com motor 2.0 turbo com 258 cavalos de potência a 5.800 rpm, 40,5 kgfm de torque de 2 mil a 3.200 giros e tecnologia híbrida leve, que inclui um gerador de partida integrado de segunda geração e um sistema elétrico de bordo de 48 volts, acoplado ao câmbio automático de 9 marchas (9G-Tronic) à tração integral 4Matic.

Cem mil em três anos

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De um carro-conceito apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, o Fiat Fastback chegou no mercado brasileiro em 2022. Agora, o SUV-cupê compacto ultrapassa a marca de 100 mil unidades produzidas. Desenvolvido e fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), o Fastback teve 4.408 unidades vendidas em agosto no Brasil, com o carro sendo exportado para 14 países. Disponível em cinco versões – Fastback Turbo 200 (R$ 119.990), Audace T200 (R$ 148.990), Impetus T200 (R$ 158.990), Limited Edition Powered by Abarth T270 (R$ 162.990) e Abarth T270 (R$ 165.990) –, o Fastback é equipado com motores turbo: o T200, com 130 cavalos com etanol (125 cavalos com gasolina), e o T270 das duas variantes com a assinatura Abarth, com 185 cavalos com etanol (180 cavalos com gasolina). São duas opções de transmissão, uma do tipo CVT e outra automática de 6 marchas.

Novas versões

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O Mini Cooper 100% elétrico chega renovado ao Brasil e em duas versões, a E e a SE. A marca britânica pertencente ao BMW Group promete os preços das duas variantes para breve. Apesar de elétrico, o modelo mantém uma das principais características do “carrinho”, o Go-Kart Feeling – algo com “dirigindo como um kart”. O inédito Mini Cooper E substitui o SE da geração anterior mas com mais desempenho e alcance. Vem com um motor de 184 cavalos e 29,4 kgfm e autonomia de 246 quilômetros de acordo com o Inmetro. Já a nova topo de linha, a Mini Cooper SE, tem 218 cavalos e 33,4 kgfm, com alcance divulgado pelo Inmetro de 303 quilômetros, devido à bateria de maior capacidade, com 54,2 kWh. O primeiro Mini totalmente elétrico foi apresentado em 2019.

Quatro décadas de velocidade

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A Nissan deu início às comemorações dos 40 anos da Nismo, sua divisão de “tuning”, competição e desempenho. Fundada em 1984 como Nissan Motorsport International Co. Limited, a Nismo representa a personificação da dedicação da fabricante japonesa ao desempenho, tanto nas pistas quanto nas vias públicas. Originalmente localizada em Tóquio, a Nismo serviu como a força motriz por trás de alguns dos veículos e atividades do automobilismo da Nissan nas quatro décadas, com o slogan “Track to Road” (da pista para a rua). Atualmente, a Nismo é também responsável pela Equipe Nissan da Fórmula-E, 100% elétrica. Como parte das festividades do 40 anos da Nismo, os visitantes da Nissan Global Headquarters Gallery, em Yokohama, Japão, podem ver uma coleção de modelos de rua, como o ultracarro 270R e o 400R, ao lado de ícones de competição R390 GT1, terceiro colocado nas 24 Horas de Le Mans de 1998, e o R91CP, vencedor das 24 Horas de Daytona de 1992.

Sinergia entre o carro e o chão

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A Monroe superou a marca de 17 milhões de amortecedores inteligentes produzidos, as chamadas suspensões semiativas. O marco da empresa centenária, fundada em 1916 nos Estados Unidos, é a linha Intelligent Suspension, que está em alguns modelos especiais, como o elétrico Rivian R1T Quad-Motor e o superesportivo McLaren 750S. Lançada no início dos anos 2000, a linha de amortecedores inteligentes da Monroe utiliza uma avançada tecnologia, associando sistemas hidráulicos e eletrônicos que se adaptam às mudanças da superfície em intervalos de milissegundos, associada a Unidades de Controle Eletrônico (ECU) capazes de processar informações como o ângulo do volante, a velocidade do veículo, a pressão do freio e dados de controle do chassi. Essas interações podem ocorrer em até cem vezes por segundo, com precisão e eficiência. Os amortecedores eletrônicos da Monroe estão ainda no Mercedes SL roadster, no Volkswagen ID.4, no BMW iX3 e em marcas como a Mitsubishi, a Nissan e a Volvo.

Novo SUV-cupê no mercado

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Terceiro integrante do “Projeto C-Cubed” da Citroën, o SUV Cobalt aparece finalmente esta semana, depois de ter sua gestação sendo revelada aos poucos por meses. A marca francesa integrante da Stellantis promete com o novo modelo muito estilo e espaço interno. O SUV-cupê é produzido no Polo Industrial de Porto Real (RJ). Para brigar na fatia de mercado de carros de entrada, o Basalt tem a variante Live, equipada com motor 1.0 Firefly aspirado de origem Fiat e câmbio manual de 5 marchas. As configurações mais caras do Basalt – Shine e Feel – têm o motor T200 da Stellantis, com 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, associado ao câmbio automático tipo CVT com 7 marchas simuladas. O Basalt está posicionado entre o C3 You e o Aircross (os dois também com o propulsor turbo), todos feitos em Porto Real.

Olhos no óleo

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A Ipiranga Lubrificantes lançou o F1 Master Sintético 0W30 C2, desenvolvido com uma tecnologia de aditivação multifuncional. Segundo a empresa, o novo óleo proporciona maior eficiência energética do motor, proteção adicional contra desgaste e formação de depósitos e borra, com consequente manutenção da potência do veículo e prolongamento da sua vida útil, preservando catalisadores e sistemas de filtros de partículas. O novo lubrificante da família F1 Master tem ainda mais resistência à oxidação, baixa perda por volatilidade, alta bombeabilidade e proteção na partida a frio. O F1 Master Sintético 0W30 C2 atende às demandas das especificações ACEA C2-21 e API SP e é adequado aos modelos da Fiat, da Citroën, da Jeep e da Renault. Pode ser aplicado em propulsores de veículos leves a gasolina, a diesel, a etanol, a GNV e em híbridos ­– que combinam um motor a combustão a um ou mais elétrico. “O novo membro da família F1 Master já pode ser encontrado nas principais revendas de todo o Brasil. Ele supera as regulamentações mais severas do mercado e tem formulações especificas para as necessidades de nossos clientes”, explica Rafael dos Anjos, gerente de Estratégia de Negócios da Ipiranga.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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