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A Volvo apresentou em Los Angeles o maior de seus SUVs agora na versão 100% elétrica. Com até sete lugares, o EX90 é produzido na primeira fábrica da marca sueca nos Estados Unidos, nos arredores da cidade de Charleston, na Carolina do Sul, inaugurada em 2018 e de onde saem também o sedã S60 e o SUV compacto elétrico EX30, que estreou com sucesso este ano no Brasil. O utilitário esportivo elétrico de grande porte, herdeiro do XC90, foi mostrado ao mercado norte-americano na semana passada, com os primeiros lotes já sendo espalhados pelas concessionárias da América do Norte e para alguns países europeus. O Brasil deve entrar na rota de distribuição do EX90 no segundo semestre do próximo ano, vindo provavelmente da China. Em comparação ao tamanho do XC90, o EX90 tem 5,03 metros de comprimento (ante 4,95 metros do “irmão”), 1,96 metro de largura (1,92 metro), 1,74 metro de altura (1,76 metro) e os mesmos 2,98 metros de distância de entre-eixos.

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Para a Volvo Cars – pertencente ao grupo chinês Geely desde 2010 –, o EX90 representa uma mudança de paradigma para a empresa sueca, sendo o primeiro carro da marca a ser equipado com um sistema de computação central. A Inteligência Artificial do veículo, construída sobre a plataforma NVIDIA Drive, mais o Snapdragon Cockpit Platform, da Qualcomm Technologies, e o software desenvolvido pelos engenheiros da Volvo Cars, trabalham juntos para executar as principais funções EX90, desde a segurança e o infoentretenimento até o gerenciamento da bateria. Segundo a Volvo, o resultado dessa sinergia é um carro mais responsivo e conveniente. Quanto ao visual externo, o EX90 é facilmente reconhecível como um Volvo, com linhas mais “limpas” em relação ao XC90, maior preocupação com a eficiência aerodinâmica, os inconfundíveis faróis com “martelo de Thor” e lanternas em formato de “C”, se diferenciando radicalmente das luzes traseiras que tomavam conta das colunas “C” e se abriam na parte baixo, lançadas pelo XC60, ainda o “carro-chefe” de vendas da volvo.

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Também integrado ao Google, o EX90 é equipado com uma série de sensores, incluindo radares, câmeras e o software do sistema Lidar para atuar na segurança do veículo. A coleta de dados dos sensores, juntamente com uma conexão 5G, promove atualizações constantes de software via “over-the-air”. “O EX90 personifica nosso futuro como uma fabricante de carros totalmente elétricos, com veículos que melhoram continuamente ao longo do tempo graças à computação central e às atualizações de software, como se ele estivesse sempre saindo de fábrica com o que de mais novo existe no momento”, orgulha-se Jim Rowan, CEO da Volvo.

Depois de um atraso de quase dois anos para passar de carro-conceito para veículo de produção, o EX90 foi lançado com dois motores, com um total 380 kW (517 cavalos) de potência e 92,8 kgfm de torque instantâneo, como em todo o veículo elétrico. Com uma bateria de 111 kWh de capacidade, o novo SUV tem uma autonomia de até 600 quilômetros. Para o recarregamento, a Volvo revela que é possível o reabastecimento com carregador rápido DC de 250 kW de 10% a 80% da bateria em cerca de 30 minutos. A marca sueca não informou quanto tempo é necessário para a recarga total do EX90 na rede residencial ou em carregadores portáteis.

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No interior, a tela central de 14,5 polegadas é alimentada por um sistema de infoentretenimento de última geração com Google integrado, incluindo Google Assistant, navegação do Google Maps e Google Play. O silêncio característico da cabine dos carros elétricos, com estilo minimalista escandinavo, é quebrado pelo sistema de som premium Bowers & Wilkins, transformando a sala de estar em sala de concertos. Enquanto o espelhamento com o Android Auto do Google vem por extensão de todo o sistema de gerenciamento desenvolvido especialmente para o XC90, a conexão com o Apple CarPlay pode ser feita sem fio.

Sempre associada à segurança, a Volvo afirma que o EX90 é o carro mais seguro já produzido em toda a sua história. Todos os dispositivos de segurança ao alcance da marca sueca estão lá, como as assistências de ajuda ao motorista. Para auxiliar o condutor, o EX90 não apenas reage aos carros que se aproximam ao fazer uma curva como também notifica sobre possíveis perigos ao passar por um cruzamento, por exemplo. Se necessário, o carro freia sozinho. O EX90 monitora o tráfego permanentemente, se mantém na faixa e se adapta às distâncias e às velocidades dos outros veículos por perto. Se observar que o condutor não está reagindo de forma natural ou mesmo verificar sinais de fadiga ao volante, para o carro automaticamente ou emite sinais sonoros de aviso ao motorista.

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Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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