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Desde 2019, o Volvo FH é o caminhão mais vendido do Brasil, entre todas as categorias, pela quinta vez seguida. Recém-lançada na Europa, a linha 2025 do pesado da marca sueca chega ao mercado latino-americano com novidades que aumentam a produtividade e o conforto para o motorista, com benefícios também na economia de combustível. A conectividade traz melhorias no I-See, tecnologia capaz de prever as condições da estrada à frente. Agora, além de subidas e descidas, o sistema se adianta às curvas e rotatórias, antecipando as marchas de forma automática para otimizar o desempenho e a segurança. Os novos retrovisores por câmeras diminuem o arrasto aerodinâmico e contribuem para a redução no consumo, aumentando ainda o campo visual. Outra inovação é o monitoramento de pressão e temperatura dos pneus, com indicações em tempo real ao motorista e aos gestores de frota. “O Volvo FH é um ícone do transporte mundial e o caminhão mais vendido no Brasil há anos. As melhorias do modelo 2025 deixaram o veículo ainda mais avançado”, comemora Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. Vários dos novos recursos estarão presentes também nos modelos 2025 dos semipesados FM e FMX.

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            Uma das mais notáveis novidades são os retrovisores por câmeras, item opcional. Menores do que os tradicionais, os novos componentes diminuem o arrasto aerodinâmico e trazem redução de consumo de combustível, com menos ruído ao cortarem o ar. “Uma das principais metas da Volvo ao desenvolver esse novo sistema é contribuir para melhorar o consumo de combustível, item de peso na planilha de custos dos transportadores”, resume Jeseniel Valério, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo. Ainda na parte externa, a Volvo promoveu alterações para aprimorar a aerodinâmica do caminhão e diminuir o impacto da resistência do ar, que tornaram o design mais moderno. Os projetistas desenvolveram uma nova identificação de marca, tanto nos emblemas da potência quanto no letreiro “Globetrotter”. No painel frontal, a logomarca “Volvo” ficou maior e mais visível.

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            Lançado pela Volvo no Brasil há mais de uma década, o I-See foi pioneiro no uso de Inteligência Artificial e conectividade ativa para aprimorar o desempenho dos caminhões. Para atender à constante necessidade do transportador de buscar mais eficiência e maior produtividade, a engenharia da marca traz na linha 2025 do FH um aprimoramento do I-See, sistema que utiliza a conectividade para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as marchas mais adequadas para a situação, sempre de forma automática. No FH 2025, o dispositivo antecipa inclusive curvas e rotatórias. “É um avanço que traz mais previsibilidade para o motorista e proporciona maior economia de combustível e segurança, pois a inteligência do software facilita a condução. Agora, demos mais um salto tecnológico, com uso de dados em nuvem para reduzir a velocidade e antecipar as melhores marchas também antes das curvas, um recurso inédito no mercado brasileiro de caminhões”, destaca Valério.

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            A linha 2025 do FH traz o sistema de monitoramento de pressão e temperatura dos pneus, ferramenta importante para veículos que percorrem longas jornadas diárias. Os novos sensores montados dentro dos aros e monitoram a pressão baixa e a sobrepressão, duas situações anômalas que desgastam mais rapidamente os pneus e reduzem sua vida útil, impactando nos custos da operação. Com o novo sistema, o motorista fica sempre informado e atualizado sobre a calibração em tempo real no painel de instrumentos. Pneus com baixa pressão também impactam no consumo de combustível. É possível ainda configurar valores-limite para alertas, dando mais segurança à operação. Os dados podem ser acompanhados de forma remota pelos gestores de frota, pelo Volvo Connect, a plataforma de conectividade da marca. Dentro da cabine do FH 2025, uma nova base para o banco do motorista permite melhores ajustes e mais conforto no trabalho ao volante. Também são novos e mais ergonômicos a chave de ignição, o controle remoto e novas tomadas USB-C, para carregamento mais rápido de smartphones.

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Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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