Divulgação

Liderança pavimentada

Conforme a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), agosto deste ano teve a venda de 223.196 unidades de carros de passeio e comerciais leves no Brasil, com queda de 1,8% ante o mês anterior e aumento de 13,3% sobre agosto de 2023. No acumulado deste ano, teve 1.527.428 unidades emplacadas nos dois segmentos, com crescimento de 13,4% em comparação ao mesmo período de 2023. Entre os modelos, a picape compacta Fiat Strada foi a primeira colocada em agosto, com 16.423 emplacamentos, e no acumulado do ano, com 87.211, seguida pelo hatch compacto Volkswagen Polo, com 13.274 e 84.678, respectivamente. Na sequência, vieram os hatches compactos Chevrolet Onix (9.018 em agosto) e Fiat Argo (7.768), o SUV compacto Volkswagen T-Cross (7.118), o hatch compacto Hyundai HB20 (7.103), os SUVs compactos Chevrolet Tracker (6.416) e Hyundai Creta (5.962), a picape intermediária Fiat Toro (5.549) e a picape compacta Volkswagen Saveiro (5.519).

Com a força dos compactos

Divulgação

Entre as montadoras, a liderança permaneceu com a italiana Fiat em agosto, com 49.433 unidades vendidas e participação de mercado de 22,1%. Em segundo, ficou a alemã Volkswagen (36.940 e 16,5%), alavancada pelas vendas do Polo – em especial pela versão Track, apontada pela própria fabricante como a sucessora do Gol -, seguida pela norte-americana General Motors (28.011 e 12,5%), pela japonesa Toyota (18.873 e 8,4%), pela sul-coreana Hyundai (16.945 e 7,5%), pela norte-americana Jeep (11.209 e 5,02%), pela francesa Renault (10.917 e 4,8%), pelas japonesas Honda (8.477 e 3,8%) e Nissan (7.569 e 3,3%) e pela chinesa BYD, que vende apenas veículos eletrificados no Brasil, com 6.708 unidades emplacadas em agosto e 3,01% de “market share”.

Elétricos avançam, híbridos recuam

Divulgação

Em agosto, foram vendidos no Brasil 14.452 veículos eletrificados, sendo 5.078 100% elétricos e 9.374 híbridos – que aliam um motor a combustão a um ou mais elétrico –, significando queda de 5,2% ante o mês anterior deste ano – com alta de 8,6% nos elétricos e recuo de 11,3% nos híbridos. Nos totalmente elétricos, a chinesa BYD vendeu mais de 70% dos carros no Brasil, com as duas primeiras colocações sendo de seus modelos, tendo o Dolphin Mini em primeiro, com 2.298 emplacamentos, e o Dolphin EV em segundo (1.056). O GWM Ora 03 ficou com a terceira posição no mês, com 382 unidades vendidas, à frente do Volvo EX30 (314) e do BYD Seal (228). Nos híbridos, a liderança em agosto foi do BYD Song Plus, com 2.525 vendas, seguido pelo GWM Haval H6 (2.112), pelo Toyota Corolla Cross (1.202), pelo BYD King (384) e pelo Corolla sedã (331). (colaborou o consultor Marcelo Cavalcante de Lima)

Novo leãozinho

Divulgação

A Peugeot confirma a chegada do 208 revigorado, vindo da Argentina, às concessionárias brasileiras para breve, com quatro versões – Active, Style, Allure e GT – e dois tipos de motorização, mas não divulga o preço de nenhuma delas. O 208 estará disponível nas cores Branco Banquise, Branco Nacré, Preto Pérola Nera e Cinza Artense, com o Cinza Selenium sendo integrado à paleta. O hatch aposenta o motor 1.6 aspirado e mantém o propulsor 1.0 aspirado, com 75 cavalos de potência combinado ao câmbio manual de 5 velocidades, e o T200 turbo da Stellantis, com 130 cavalos e 20,4 kgfm de torque, associado à transmissão automática tipo CVT de 7 marchas simuladas e três modos de operação: “Automático” – se ajusta ao estilo de condução do motorista –, “Manual” – destinado a quem gosta de controlar as mudanças de marchas, com a opção de trocas sequenciais em “paddles shifters” no volante – e o “Sport”, que intensifica a esportividade, ajustando a direção, o controle de estabilidade e o mapeamento do acelerador. No visual externo, a principal mudança é a entrada das luzes de circulação diurna em três filetes, que remetem às garras do leão, de cada lado em substituição ao “dente de sabre” único.

De olho nos híbridos

Divulgação

A General Motors anunciou investimento de R$ 5,5 bilhões no Estado de São Paulo. O montante será destinado para o desenvolvimento de motores híbridos flex, a atualização de portfólio e a modernização de todas as instalações produtivas e operacionais no Estado. Essa é uma das ações da primeira fase do pacote de R$ 7 bilhões que serão aplicados de 2024 a 2028, marcando o período de maior transformação da empresa no Brasil. “Os investimentos que estamos anunciando fortalecerão os planos da mobilidade sustentável da General Motors no Brasil e impulsionarão o futuro crescimento da empresa”, festejou Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente de mercados globais da General Motors. O foco na sustentabilidade desses investimentos no Estado de São Paulo está além dos produtos. Nas fábricas, envolve todo o processo produtivo, com importantes novidades em andamento. Uma das iniciativas pioneiras é a tecnologia criada e patenteada pela GM no Brasil para redução de água no processo de pintura.

Com partida remota

Divulgação

A Ford deu início às vendas do Territory 2025 no Brasil. Oferecido no país na versão topo linha Titanium, com preço de R$ 212 mil, o SUV se destaca pelo espaço interno, conforto, acabamento e conteúdo de itens de tecnologia e conveniência. Como novidade, o modelo produzido na China traz a chave com função de partida remota. O Territory teve 3.300 unidades vendidas no Brasil de janeiro a agosto deste ano, com aumento de mais de 300% em comparação ao mesmo intervalo de 2023. O SUV é equipado com motor 1.5 EcoBoost de ciclo Otto, de 169 cavalos de potência, que, de acordo com a marca norte-americana, tem um desempenho refinado e silencioso, acoplado à transmissão automática de dupla embreagem banhada a óleo de 7 marchas, com quatro modos de condução – “Normal”, “Serra/Colina”, “Eco” e “Esportivo” –, que ajustam o veículo automaticamente a diferentes condições de rodagem. A nova função de partida remota permite acionar ainda o ar-condicionado e a ventilação do banco do motorista, preparando o veículo para estar na temperatura ideal no momento da partida. O Territory 2025 vem com cinco opções de cores: Azul Metálico, Vermelho Vermont, Preto Toronto, Cinza Catar e Branco Bariloche.

Para levantar “los hermanos

Divulgação

A Stellantis reafirma a importância da Argentina para o plano estratégico global “Dare Forward 2030” com novos projetos para o país vizinho. Os US$ 385 milhões (R$ 2,15 bilhões) anunciados recentemente representam o montante mais significativo da indústria automotiva argentina este ano. O aporte financeiro será destinado diretamente para o Polo Automotivo Stellantis de Córdoba. A Stellantis tem duas fábricas na Argentina – Córdoba, onde é produzido o Fiat Cronos, e El Palomar, dos Peugeot 208 e 2008. O investimento em Córdoba será utilizado para o desenvolvimento de uma nova família de veículos, novos componentes, um novo motor e na contratação de mais empregados, dos quais, 50% serão de mulheres. Do ponto de vista de sustentabilidade, a produção dos novos veículos, peças e motores será feita com a utilização de energias renováveis para todos os processos. Para expandir a indústria local, os novos produtos foram pensados para que sejam exportados em grandes volumes, levando a produção argentina para os mercados sul-americanos.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA