RodaRio é uma revista automotiva digital semanal criada há quatro anos e desenvolvida para formato mobile. Com distribuição via e-mail e Whatsapp, cobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo nos setores de automóveis, utilitários, motocicletas e veículos comerciais, com foco no consumidor automotivo carioca e fluminense. RodaRio é atualmente a única revista automotiva semanal do Brasil e, em 2021, 2022, 2023 e 2024, esteve entre os finalistas na categoria “Revistas” da eleição “+Admirados da Imprensa Automotiva Brasileira”, promovida pelo “Jornalistas & Cia”. Dentro do seu slogan “Uma revista diferente – porque não tem igual”, RodaRio inova mais uma vez ao criar o Prêmio RodaRio – Rede Manaus. A premiação automotiva terá sua primeira edição no final deste ano.
Com o patrocínio exclusivo da Rede Manaus, que há mais de 35 anos é líder de mercado de pneus no Estado do Rio de Janeiro, o Prêmio RodaRio – Rede Manaus é uma premiação automotiva assumidamente regional. O corpo de oito jurados do Prêmio RodaRio – Rede Manaus (ver apresentação abaixo) é composto exclusivamente por jornalistas automotivos que vivem e trabalham no Rio de Janeiro. A premiação celebra o relevante papel histórico da imprensa carioca na formação do jornalismo automotivo brasileiro – desde que o primeiro suplemento de automóveis nacional foi lançado no diário carioca Correio da Manhã, nos primórdios da indústria automotiva brasileira.
O troféu do Prêmio RodaRio – Rede Manaus é uma criação conjunta do jornalista Luiz Humberto Monteiro Pereira (editor de RodaRio) e do designer Marcello Monteiro. Na concepção do troféu, os ex-colegas de universidade reeditaram uma antiga parceria. De 1986 a 1991, eles foram coautores da tira diária de histórias em quadrinhos “Fábrica Faglianostra”, publicada em mais de cem jornais em todos os Estados brasileiros – e que teve a premiada coletânea “Fábrica Faglianostra – Edição de Colecionador” lançada na CCXP de 2022. “Uma chave é algo que remete aos automóveis e que serve para dar acesso e para fazer funcionar, dois conceitos positivos. Imaginamos uma chave que trouxesse elementos visuais inconfundivelmente associados ao Rio de Janeiro”, explica o jornalista. “Além de incorporar à chave dois ícones estéticos cariocas, como o Pão de Açúcar e as ondas do calçadão de Copacabana, buscamos combinar dois conceitos antagônicos que são muito valorizados no próprio design automotivo: robustez e leveza”, complementa o designer, que atualmente mora na Califórnia. Com 32 centímetros de altura e pesando 995 gramas, os troféus são feitos em Zamac – uma liga metálica composta por zinco, alumínio, magnésio e cobre –, com base em Cumaru – um tipo de madeira de lei que cresce na América do Sul, especialmente no Brasil. Foram produzidos pela tradicional fundição carioca Nova Siciliano, especializada em peças metálicas de alta qualidade.
O Prêmio RodaRio – Rede Manaus é anual e, em sua primeira edição, apontará os destaques em cinco categorias de automóveis: “Hatch”, “Sedã”, “Picape”, “SUV/Crossover” e “Cupê/Esportivo”. Uma das singularidades da premiação é que a lista dos modelos aptos a serem votados não estará restrita aos lançamentos do ano. Também estarão elegíveis veículos lançados anteriormente – porque nem sempre o modelo mais relevante é um lançamento tão recente. Assim, mais do que simplesmente aclamar as melhores novidades em cada segmento, a proposta do Prêmio RodaRio – Rede Manaus é apontar os automóveis que mais contribuem para a evolução de produtos e conceitos automotivos no Rio de Janeiro, em suas respectivas categorias, independentemente do preço ou do tipo de motorização adotada. Contudo, a premiação incluirá apenas os veículos testados por quatro ou mais jurados no período de dezembro de 2023 a novembro de 2024. Os jurados só poderão dar pontuação aos modelos que avaliarem dinamicamente. Ao considerar somente os automóveis que puderam ser testados pela maioria dos jurados, a premiação tem ainda o objetivo de reconhecer o esforço das marcas que viabilizam os testes da imprensa com seus produtos.
Além dos cinco modelos eleitos por gênero de carroceria (Hatch, Sedã, Picape, SUV/Crossover e Cupê/Esportivo), haverá um sexto troféu para o “Favorito do Rio” – uma espécie de “juri popular” do mercado automotivo fluminense, que premiará o automóvel mais vendido no Estado do Rio de Janeiro de dezembro de 2023 a novembro de 2024. A votação do Prêmio RodaRio – Rede Manaus será realizada em uma assembleia, na qual todos os jurados terão oportunidade de expor e defender seus votos, para que a decisão final seja a mais consensual possível. A relação dos veículos participantes da votação será divulgada em RodaRio em uma das últimas edições de novembro de 2024. O resultado do Prêmio RodaRio – Rede Manaus será publicado em uma das primeiras edições da revista em dezembro de 2024 e a entrega dos troféus será feita no Rio de Janeiro, no mesmo mês. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail revista@rodario.com.br ou no celular/whatsapp (21)996452011.
Jurados da edição 2024
Fernando Miragaya
Jornalista carioca com pós-graduações em Marketing e em Comunicação Corporativa. Cobre o setor automotivo desde 2000, com passagens pelos jornais O Globo, Jornal do Brasil e O Dia, pela agência Auto Press, pelas revistas Car and Driver e Auto Fácil e pelo portal Webmotors. Atualmente, é editor da Automotive Business, apresentador do Autorama Podcast e colaborador de Quatro Rodas, AutoPapo, Autos Segredos, UOL Carros e Vrum.
Henrique Koifman
Jornalista carioca com longa atuação como repórter, redator e editor no segmento de automóveis, em veículos como as revistas Manchete, EleEla e Automania e o jornal O Dia, além do blog de automóveis no portal de O Globo. Foi apresentador do programa Oficina Motor (Globosat) e, atualmente, está à frente do blog Rebimboca, da seção de Veículos de O Boletim e do canal TV Rebimboca no YouTube. Apresenta o Acelera BandNews, na BandNews FM Rio.
Jason Vogel
Com 30 anos de experiência no setor, trabalhou como editor nos jornais O Globo e Extra, foi produtor do programa AutoEsporte na Rede Globo, e é atualmente repórter especial dos sites Motor1 e InsideEvs, dos quais, suas reportagens são traduzidas para vários idiomas. É o único jurado brasileiro no “World Car Awards”.
João Mendes
Jornalista carioca há 47 anos especializado em veículos. Foi pioneiro na TV brasileira com programas semanais de motociclismo, kart, off-road e, por dez anos, produziu o Espaço Motor para a Rede CNT. Também fez parte da primeira equipe do Sportv. Atualmente, fornece conteúdo para o site Memória Motor, o Jornal de Hoje (Baixada Fluminense) e o Jornal Cidade da Barra e apresenta o programa Espaço Motor da Positividade FM 104,5 RJ.
Lucas Cardoso
Jornalista carioca formado em 2017 pela Escola de Comunicação da UFRJ. Trabalha desde 2016 com jornalismo automotivo. Em 2018, assumiu o posto de repórter dos suplementos Automania do jornal O Dia, e Motor, Motos e Peças do Meia Hora, no qual segue colaborando no portal. Desde 2022, atua no portal WM1, da Webmotors.
Luciana Ávila
Jornalista alagoana, vive há 20 anos no Rio de Janeiro e é repórter do programa AutoEsporte, há quatro anos. Foi repórter oficial da Honda Racing no campeonato de motovelocidade Superbike e trabalhou como repórter esportiva da Rede Globo, na qual foi apresentadora do programa Esporte Espetacular. Desde 2023, é a repórter da equipe de entretenimento do GP de São Paulo de Fórmula-1.
Luiz Humberto Monteiro Pereira
Jornalista carioca formado em 1985 pela Escola de Comunicação da UFRJ. Desde 1992, trabalha com produção e distribuição de jornalismo automotivo. Em 2018, criou a Agência AutoMotrix, que abastece de conteúdo editorial automotivo jornais e portais de todo o Brasil. Em 2020, lançou a revista automotiva digital semanal carioca RodaRio.
Yuri Ravitz
Jornalista carioca formado em 2021 pela Unisuam. É o criador do site Volta Rápida e também escreve análises sobre carros zero-quilômetro e usados para a Olho No Carro, além de produzir pautas diárias sobre o setor automotivo para o portal TecMundo.