RodaRio é uma revista automotiva digital semanal criada há quatro anos e desenvolvida para formato mobile. Com distribuição via e-mail e Whatsapp, cobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo nos setores de automóveis, utilitários, motocicletas e veículos comerciais, com foco no consumidor automotivo carioca e fluminense. RodaRio é atualmente a única revista automotiva semanal do Brasil e, em 2021, 2022, 2023 e 2024, esteve entre os finalistas na categoria “Revistas” da eleição “+Admirados da Imprensa Automotiva Brasileira”, promovida pelo “Jornalistas & Cia”. Dentro do seu slogan “Uma revista diferente – porque não tem igual”, RodaRio inova mais uma vez ao criar o Prêmio RodaRio – Rede Manaus. A premiação automotiva terá sua primeira edição no final deste ano.

            Com o patrocínio exclusivo da Rede Manaus, que há mais de 35 anos é líder de mercado de pneus no Estado do Rio de Janeiro, o Prêmio RodaRio – Rede Manaus é uma premiação automotiva assumidamente regional. O corpo de oito jurados do Prêmio RodaRio – Rede Manaus (ver apresentação abaixo) é composto exclusivamente por jornalistas automotivos que vivem e trabalham no Rio de Janeiro. A premiação celebra o relevante papel histórico da imprensa carioca na formação do jornalismo automotivo brasileiro – desde que o primeiro suplemento de automóveis nacional foi lançado no diário carioca Correio da Manhã, nos primórdios da indústria automotiva brasileira.

            O troféu do Prêmio RodaRio – Rede Manaus é uma criação conjunta do jornalista Luiz Humberto Monteiro Pereira (editor de RodaRio) e do designer Marcello Monteiro. Na concepção do troféu, os ex-colegas de universidade reeditaram uma antiga parceria. De 1986 a 1991, eles foram coautores da tira diária de histórias em quadrinhos “Fábrica Faglianostra”, publicada em mais de cem jornais em todos os Estados brasileiros – e que teve a premiada coletânea “Fábrica Faglianostra – Edição de Colecionador” lançada na CCXP de 2022. “Uma chave é algo que remete aos automóveis e que serve para dar acesso e para fazer funcionar, dois conceitos positivos. Imaginamos uma chave que trouxesse elementos visuais inconfundivelmente associados ao Rio de Janeiro”, explica o jornalista. “Além de incorporar à chave dois ícones estéticos cariocas, como o Pão de Açúcar e as ondas do calçadão de Copacabana, buscamos combinar dois conceitos antagônicos que são muito valorizados no próprio design automotivo: robustez e leveza”, complementa o designer, que atualmente mora na Califórnia. Com 32 centímetros de altura e pesando 995 gramas, os troféus são feitos em Zamac uma liga metálica composta por zinco, alumínio, magnésio e cobre , com base em Cumaru um tipo de madeira de lei que cresce na América do Sul, especialmente no Brasil. Foram produzidos pela tradicional fundição carioca Nova Siciliano, especializada em peças metálicas de alta qualidade.

            O Prêmio RodaRio – Rede Manaus é anual e, em sua primeira edição, apontará os destaques em cinco categorias de automóveis: “Hatch”, “Sedã”, “Picape”, “SUV/Crossover” e “Cupê/Esportivo”. Uma das singularidades da premiação é que a lista dos modelos aptos a serem votados não estará restrita aos lançamentos do ano. Também estarão elegíveis veículos lançados anteriormente – porque nem sempre o modelo mais relevante é um lançamento tão recente. Assim, mais do que simplesmente aclamar as melhores novidades em cada segmento, a proposta do Prêmio RodaRio – Rede Manaus é apontar os automóveis que mais contribuem para a evolução de produtos e conceitos automotivos no Rio de Janeiro, em suas respectivas categorias, independentemente do preço ou do tipo de motorização adotada. Contudo, a premiação incluirá apenas os veículos testados por quatro ou mais jurados no período de dezembro de 2023 a novembro de 2024. Os jurados só poderão dar pontuação aos modelos que avaliarem dinamicamente.  Ao considerar somente os automóveis que puderam ser testados pela maioria dos jurados, a premiação tem ainda o objetivo de reconhecer o esforço das marcas que viabilizam os testes da imprensa com seus produtos.

Além dos cinco modelos eleitos por gênero de carroceria (Hatch, Sedã, Picape, SUV/Crossover e Cupê/Esportivo), haverá um sexto troféu para o “Favorito do Rio” – uma espécie de “juri popular” do mercado automotivo fluminense, que premiará o automóvel mais vendido no Estado do Rio de Janeiro de dezembro de 2023 a novembro de 2024. A votação do Prêmio RodaRio – Rede Manaus será realizada em uma assembleia, na qual todos os jurados terão oportunidade de expor e defender seus votos, para que a decisão final seja a mais consensual possível. A relação dos veículos participantes da votação será divulgada em RodaRio em uma das últimas edições de novembro de 2024. O resultado do Prêmio RodaRio – Rede Manaus será publicado em uma das primeiras edições da revista em dezembro de 2024 e a entrega dos troféus será feita no Rio de Janeiro, no mesmo mês. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail revista@rodario.com.br ou no celular/whatsapp (21)996452011.

Jurados da edição 2024

Fernando Miragaya

Jornalista carioca com pós-graduações em Marketing e em Comunicação Corporativa. Cobre o setor automotivo desde 2000, com passagens pelos jornais O Globo, Jornal do Brasil e O Dia, pela agência Auto Press, pelas revistas Car and Driver e Auto Fácil e pelo portal Webmotors. Atualmente, é editor da Automotive Business, apresentador do Autorama Podcast e colaborador de Quatro Rodas, AutoPapo, Autos Segredos, UOL Carros e Vrum.

Henrique Koifman

Jornalista carioca com longa atuação como repórter, redator e editor no segmento de automóveis, em veículos como as revistas Manchete, EleEla e Automania e o jornal O Dia, além do blog de automóveis no portal de O Globo. Foi apresentador do programa Oficina Motor (Globosat) e, atualmente, está à frente do blog Rebimboca, da seção de Veículos de O Boletim e do canal TV Rebimboca no YouTube. Apresenta o Acelera BandNews, na BandNews FM Rio.

Jason Vogel

Com 30 anos de experiência no setor, trabalhou como editor nos jornais O Globo e Extra, foi produtor do programa AutoEsporte na Rede Globo, e é atualmente repórter especial dos sites Motor1 e InsideEvs, dos quais, suas reportagens são traduzidas para vários idiomas. É o único jurado brasileiro no “World Car Awards”.

João Mendes

Jornalista carioca há 47 anos especializado em veículos. Foi pioneiro na TV brasileira com programas semanais de motociclismo, kart, off-road e, por dez anos, produziu o Espaço Motor para a Rede CNT. Também fez parte da primeira equipe do Sportv. Atualmente, fornece conteúdo para o site Memória Motor, o Jornal de Hoje (Baixada Fluminense) e o Jornal Cidade da Barra e apresenta o programa Espaço Motor da Positividade FM 104,5 RJ.

Lucas Cardoso

Jornalista carioca formado em 2017 pela Escola de Comunicação da UFRJ. Trabalha desde 2016 com jornalismo automotivo. Em 2018, assumiu o posto de repórter dos suplementos Automania do jornal O Dia, e Motor, Motos e Peças do Meia Hora, no qual segue colaborando no portal. Desde 2022, atua no portal WM1, da Webmotors.

Luciana Ávila

Jornalista alagoana, vive há 20 anos no Rio de Janeiro e é repórter do programa AutoEsporte, há quatro anos. Foi repórter oficial da Honda Racing no campeonato de motovelocidade Superbike e trabalhou como repórter esportiva da Rede Globo, na qual foi apresentadora do programa Esporte Espetacular. Desde 2023, é a repórter da equipe de entretenimento do GP de São Paulo de Fórmula-1.

Luiz Humberto Monteiro Pereira

Jornalista carioca formado em 1985 pela Escola de Comunicação da UFRJ. Desde 1992, trabalha com produção e distribuição de jornalismo automotivo. Em 2018, criou a Agência AutoMotrix, que abastece de conteúdo editorial automotivo jornais e portais de todo o Brasil. Em 2020, lançou a revista automotiva digital semanal carioca RodaRio.

Yuri Ravitz

Jornalista carioca formado em 2021 pela Unisuam. É o criador do site Volta Rápida e também escreve análises sobre carros zero-quilômetro e usados para a Olho No Carro, além de produzir pautas diárias sobre o setor automotivo para o portal TecMundo.


DEIXE UMA RESPOSTA