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Grandão na fila da tomada

A Volvo apresenta esta semana em Los Angeles os novos SUVs de grande porte XC90 híbrido e XC90 elétrico, anunciado no final de 2022 e que já teve o início de sua produção adiado por duas vezes. Embora a marca sueca pertencente ao grupo chinês Geely tenha optado por fabricar carros 100% elétricos a partir de 2030, os híbridos ainda deverão ficar à disposição paralelamente por algum tempo depois desse prazo. O XC90 híbrido deve ter uma atualização no seu design, incorporando elementos do inédito EX90. Quanto ao novo carro totalmente “verde”, ele traz a promessa da Volvo de ser o veículo mais seguro de sua história, “com tecnologias revolucionárias de segurança passiva e ativa”, conforme a fabricante. O EX90 terá autonomia de até 600 quilômetros, dois motores (um acoplado a cada eixo) com potência combinada de 519 cavalos e torque total de 92,8 kgfm, com tração integral. O elétrico deveria ter sido lançado no ano passado, porém, foi adiado devido a problemas de software. “O atraso no início da produção foi causado pela complexidade do código de software do sistema Lidar do EX90, mas que já foi sanado”, explicou Jim Rowan, CEO da Volvo. A produção do EX90 será feita nos Estados Unidos, com a fábrica na China abastecendo alguns mercados, principalmente na Europa. A chegada do EX90 ao Brasil está prevista para 2025.

Com benefícios da lei

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Recém apresentado como o hatch compacto turbinado mais acessível do Brasil, o Citroën C3 You traz agora um pacote de preços especiais para tipos de público que têm benefícios fiscais previstos em lei. Para clientes PcD, o novo C3 You pode partir de R$ 82.259, dependendo da legislação de cada Estado. Já os taxistas poderão comprá-lo por até R$ 78.839, também conforme regulamentação de cada região do país. Equipado com o motor T200 turbo da Stellantis, o C3 You tem até 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático tipo CVT de 7 marchas simuladas, que permite ao hatch acelerar de zero a 100 km/h em 8,4 segundos. Assim como as demais versões do novo turbinado, o carro já pode ser encomendado nas mais de 170 concessionárias da Citroën no Brasil pelo o público PcD e pelos os taxistas.

Poderosa perua

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A nova station wagon BMW M5 Touring foi apresentada durante o Monterey Car Week, na Califórnia. Com visual “musculoso” e esportivo, o modelo tem pela primeira vez um conjunto de propulsão híbrido. Chamado de M Hybrid, o sistema une um motor 4.4 V8 a um elétrico integrado à transmissão M Steptronic de 8 velocidades. A potência total da perua é de 727 cavalos, com cem kgfm de torque combinado, que podem levar a nova M5 Touring a acelerar de zero a 100 km/h em 3,6 segundos. A velocidade máxima padrão é de 250 km/h, mas pode ser aumentada para 305 km/h se o modelo estiver equipado com o pacote M Driver, opcional. O início das vendas está previsto para novembro deste ano, com a nova station wagon sendo produzida em Dingolfing, na Alemanha. Os mercados que receberão o modelo em primeiro lugar serão o alemão e o norte-americano, seguidos pelo britânico, canadense e suíço. Não há previsão de chegada da nova M5 Touring ao Brasil.

Trajetória de um “best seller

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O Nissan Kicks chegou a 350 mil unidades fabricadas no Complexo Industrial de Resende, localizado no sul do Estado do Rio de Janeiro. O carro a atingir a marca foi da versão Advance, com pacote Plus, na cor branco perolizada e destinada ao mercado brasileiro. O Kicks é também exportado para a Argentina e o Paraguai. O SUV compacto, que foi lançado em 2016 em meio às Olimpíadas do Rio, é o modelo mais vendido em toda a história da fabricante japonesa no Brasil. Desde julho de 2017, quando começou a ser produzido em Resende, a configuração que mais saiu da linha de montagem foi a Sense S (20,9% do total), seguida pela “top” Exclusive (17,4%) e pela Advance SV (16%). O Kicks é resultado de uma colaboração global entre os centros de Design da Nissan na América Latina, com sede no Brasil, do Japão e do Nissan Design America, em San Diego, nos Estados Unidos. O SUV tem ciclo completo de produção no Rio de Janeiro, da área de estamparia até as pistas de testes. Para receber a segunda geração do Kicks, no próximo ano, e um novo motor turbo, o Complexo de Resende recebeu investimento de R$ 2,8 bilhões, anunciado em novembro de 2023.

Novato com personalização

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O novo 2008, apresentado no Brasil recentemente e equipado com o motor T200 turbo da Stellantis, conta com a linha de acessórios Mopar para o cliente personalizar o veículo. A gama de acessórios originais, disponível em todas as concessionárias da Peugeot no país, é dividida de acordo com estilo, tecnologia, lazer e proteção. No primeiro, é possível personalizar o SUV com itens como protetor de soleira iluminado e pedaleira esportiva. Em tecnologia, o destaque é o projetor de logotipo, que mostra o novo emblema da marca do leão no chão quando a porta do motorista é aberta, e câmera de segurança. Para o lazer, a Mopar oferece para o 2008 barras transversais de teto com capacidade de 50 quilos, suporte para bicicleta e engate de reboque. Já para o último item, o SUV compacto pode ter protetor de carter e tapete para o porta-malas. A Peugeot reforçou ainda os serviços disponíveis, como os três anos de garantia com disponibilidade de veículo reserva, três revisões pelo preço de uma, assistência gratuita vinte e quatro horas sete dias por semana, reboque gratuito, socorro mecânico, hospedagem e serviço de despachante.

SUV renovado

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Apresentado no Salão de Pequim de 2008, o Q5 é um dos SUVs mais populares no segmento médio na Europa. Agora, a Audi traz a próxima geração do modelo, com a promessa de torná-lo mais moderno e dinâmico, com a implantação de tecnologia híbrida leve. O novo Q5 – que deve chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2025 – terá três versões de motor (todas turbinadas), acopladas à transmissão de dupla embreagem S tronic de 7 marchas. O propulsor de entrada é o 2.0 TFSI a gasolina, com 150 kW (204 cavalos) de potência e 34,4 kgfm de torque, com tração dianteira e preço a partir de 54.650 euros (R$ 342 mil). O 2.0 TDI (a diesel) entrega os mesmos 150 kW mas com torque mais forte, de 40,4 kgfm, com tração integral “Quattro”, a 57.100 euros (R$ 356 mil). Já o 3.0 V6 TFSI a gasolina é o topo de linha, com 270 kW (368 cavalos) e 55,5 kgfm, também com a tração “Quattro” e preço de 82.900 euros (R$ 518 mil). A nova geração do Q5 deve desembarcar no Brasil no segundo semestre do próximo ano.

Desgaste por inércia

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É importante o motorista saber quanto tempo é seguro usar pneus que não são utilizados com frequência. A durabilidade desses compostos requer alguns cuidados especiais:
– Inspeção – É essencial que os pneus com pouco uso sejam inspecionados regularmente por um técnico qualificado para identificar sinais de envelhecimento.
– Validade – Embora os pneus não tenham data de validade específica, eles têm prazo de garantia estabelecido pelos fabricantes. A data de fabricação do pneu pode ser identificada pelo código DOT, localizado na sua lateral. Os quatro últimos dígitos do código indicam a semana e o ano de manufatura. Pneus armazenados por mais de cinco anos devem ser avaliados antes de sua utilização, pois a ação do tempo pode resultar na perda de resistência e aderência.
– Armazenamento – Os pneus não usados regularmente devem ser mantidos em lugar fresco, seco e sem exposição direta dos raios do sol ou fonte de calor. “A durabilidade dos pneus é uma preocupação importante. É crucial que eles sejam guardados corretamente. Todos os pneus, mesmo aqueles que não estão em uso frequente, devem ser inspecionados regularmente. Apesar de não ser normalmente utilizado, o estepe também deve ser revisado por um profissional. É importante verificar sua pressão, ou seja, calibrá-lo junto com os demais pneus, e observar quaisquer sinais de deterioração, como rachaduras ou deformações”, recomenda Hugo Issao Terazaki, gerente de Serviços Técnicos da Dunlop Pneus.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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