A Audi apresentou na Europa a família do esportivo RS 3 renovada, com destaque para a versão topo de linha Sportback. Desde seu lançamento, em 2011, quase 80 mil unidades do RS 3 saíram das linhas de produção, a maioria delas no ano passado. Os novos RS 3 Sportback e sedã, fabricados em Ingolstadt, na Alemanha, estarão nas concessionárias europeias em outubro, disponíveis para encomenda a partir do final de agosto. Os preços do RS 3 Sportback se iniciam em 66 mil euros (cerca de R$ 405 mil), com o sedã partindo de 68 mil euros (quase R$ 420 mil).
Com a atualização, o RS 3 Sportback ficou com uma aparência significativamente mais esportiva. O exterior é acentuado pelas cores específicas RS Kyalami Green e Kemora Gray e as as novas metálicas Ascari Blue, Progressive Red e, pela primeira vez, a Daytona Gray em acabamento fosco. As características dominantes do design frontal são a grade Singleframe hexagonal com uma borda bem delineada em preto fosco – assim como as argolas entrelaçadas da marca alemã no centro, em cima –, as duas entradas de ar laterais funcionais e os faróis de leds de matriz. A traseira do RS 3 faz referência às competições, com um enorme difusor escuro com duas saídas de escapamento ovais proeminentes nas extremidades. As rodas de alumínio fundido de 19 polegadas em preto fosco têm um design de cinco raios em “Y” como padrão e outras voltadas à competição com dez raios cruzados como opcional.
O RS 3 é equipado com o motor 2.5 TFSI (turbo) da Audi Sport com 294 kW (400 cavalos) de potência e 50,5 kgfm de torque, acoplado à transmissão S tronic de 7 marchas. Com esse conjunto, o RS 3 Sportback acelera de zero a 100 km/h em 3,8 segundos e pode chegar à máxima de 290 km/h. Uma das principais características do motor de cinco cilindros do modelo é o som “disparado” pelos dois grandes escapamentos ovais. Se o cliente preferir, pode colocar opcionalmente o escapamento Audi Sport, com o RS 3 gerando um som mais encorpado e consistente com qualquer um dos três modos de condução acionado (“Dynamic”, “RS Performance” e “RS Torque Rear”). Um novo pneu com classificação “C” proporciona mais conforto diário com maior suporte lateral. Especialmente ajustado para o RS 3, ele oferece boa aderência em superfícies secas e molhadas e condução precisa em qualquer velocidade. Os pneus semi-slick Pirelli P Zero Trofeo R estão disponíveis opcionalmente, se o motorista for do tipo que gosta de se divertir em uma pista de competição. No interior, dominado por tons escuros, tudo é voltado para o desempenho, com o novo volante, bancos esportivos ou tipo concha RS, recursos de carbono e displays esportivos. Achatado acima e abaixo, o volante tem um visual estritamente esportivo. Seja em couro perfurado de série ou Dinamica opcional, o volante se “agarra” à mão especialmente em curvas fechadas. Os pacotes de design em vermelho e verde adicionam toques de cor aos cintos de segurança, ombros dos assentos e saídas de ar. O Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas tem visualizações Sport, Performance e Runway. Neste último, a velocidade pode ser observada em ordem reversa, com as rotações mais altas em primeiro plano e as mais baixas em segundo. Esses recursos são acompanhados pelo novo conta-giros, que exibe com destaque as rotações por minuto no centro do painel de instrumentos. O novo RS 3 conta agora com muitos aplicativos que podem ser usados diretamente no display do veículo. Os conteúdos selecionados são instalados no sistema de infoentretenimento do carro, e não dependem de smartphones.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: