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A versão atualizada da Ford F-150, que está na décima quarta geração e é líder de vendas nos Estados Unidos há 47 anos seguidos, já pode ser adquirida no Brasil, com a abertura do programa de pré-venda. Além de aprimoramentos no design, na tecnologia e nos equipamentos, apresentados em junho no mercado norte-americano, a linha renovou a oferta de catálogos no mercado brasileiro. Ela agora é oferecida nas configurações Lariat e Lariat Black, com acabamento cromado ou preto, pelo preço de R$ 519.990 – o mesmo cobrado no modelo anterior Platinum. Ambas são topo de linha, com motor V8 e completas, diferenciadas apenas no estilo de acabamento. Os clientes que fizerem a compra receberão o veículo entre outubro e novembro. A picape oferece agora cinco anos de garantia, sem limite de quilometragem – antes, era de três anos.

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A nova F-150 está disponível em seis cores: Vermelho Zadar, Cinza Torres, Cinza Avalanche, Preto Vesúvio, Branco Nur e Azul Mônaco. A Lariat, de perfil mais clássico, vem com vários itens cromados. Já a Lariat Black, como o nome indica, traz peças em preto brilhante de apelo esportivo. “Todos querem uma picape completa neste segmento. Mas, quando se trata do acabamento, os gostos são diferentes. Enquanto alguns desejam um visual mais tradicional, outros optam pela esportividade”, explica Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford. A nova frente traz faróis com luzes de assinatura em formato de “F” estilizado, de Ford. A grade com duas barras horizontais tem acabamento cromado na Lariat e em preto brilhante na Lariat Black, padrão que se repete nos retrovisores, nas maçanetas e nas novas rodas de 20 polegadas. Já os para-choques são cromados na Lariat e na cor da carroceria na Black. A F-150 é o primeiro modelo a exibir o novo logotipo da Ford, com friso e letras brancas em vez do tradicional cromado. O emblema, aplicado na grade dianteira, é mais um item de personalização dos modelos, com fundo azul na Lariat e em preto na Black.

As novas lanternas seguem o grafismo dos faróis e introduzem um recurso exclusivo: um sensor de carga com luzes de leds que indicam o peso embarcado na caçamba. Essas luzes, semelhantes a um medidor de bateria de celular, se acendem temporariamente, mas a informação fica disponível na central multimídia. O sistema funciona por meio de um sensor na suspensão, com o peso calculado por algoritmos. Outra novidade é a tampa da caçamba multi-acesso, chamada de Pro Access, que pode ser aberta tanto da forma tradicional quanto lateralmente. Junto com o novo degrau embutido no para-choque, ela torna o acesso ao compartimento de carga mais simplificado, principalmente quando o veículo é usado com reboque. O escapamento com ponteiras duplas é outro detalhe esportivo da Black. A nova F-150 pode ser personalizada com uma linha de acessórios originais, composta por itens como santantônio, capota elétrica e de lona, spoiler da cabine, barraca de camping, caixas organizadoras, suporte para bicicletas e adesivos.

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A nova F-150 traz de série o pacote off-road FX4, composto por protetores metálicos, suspensão com tunagem especial para fora-de-estrada e tanque estendido de 136 litros para uma autonomia de mais de mil quilômetros. Com o mesmo motor V8 5.0 de 405 cavalos e torque de 56,7 kgfm do modelo anterior, se mantém como a picape mais potente do Brasil – supera as concorrentes Ram 1500 e Classic, com seus 400 cavalos. Segundo a Ford, a F-150 acelera de zero a 100 km/h em 7,1 segundos, com a melhor relação peso/potência do mercado (5,89 kg/cv). Seu consumo, de 6,3 km/l na cidade e de 8,6 km/l na estrada, também é o mais econômico do segmento de picapes “full size”, favorecido pela grade aerodinâmica ativa e pelo sistema start-stop. A transmissão automática é de 10 velocidades e a tração 4×4 conta com as opções “high”, “low” ou automática, além do bloqueio do diferencial eletrônico, para proporcionar desenvoltura em terrenos mais hostis. São sete modos de condução (“Normal”, “Eco”, “Esportivo”, “Escorregadio”, “Lama/Terra”, “Rocha/Avanço Lento” e “Rebocar/Transportar”). O engate de reboque, com capacidade de 3.492 quilos, já vem com preparação elétrica, controle de freio e de oscilação e o assistente de reboque Pro Trailer.

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O interior da F-150 ganhou novos materiais de acabamento e cores e um head-up display que projeta informações para o motorista no para-brisa. De acordo com a Ford, esse recurso de segurança tem a melhor definição de imagem da categoria. O painel ganhou um novo formato que conecta o painel de instrumentos e a central multimídia, ambos com tela de 12 polegadas. A cor preta predominante é combinada com itens cromados, esfumaçados e toques de cor terrosa na Lariat e cromados acetinados e detalhes em cinza na Black. A iluminação externa de 360 graus é um recurso exclusivo da picape, com luzes que podem ser acionadas por zona em diferentes situações. A manopla do câmbio rebatível permite transformar o console em uma mesa de apoio.

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A central multimídia Sync 4, de última geração, tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e acesso a vários recursos, como a iluminação de 360 graus, os assistentes de segurança e o manual do proprietário digital. A conectividade embarcada conta com 75 módulos de atualização via “over the air”, enquanto o app FordPass Connect oferece agendamento de serviços online, serviço leva e traz, acompanhamento preventivo inteligente, Guia 360 e o Ford Concierge. A picape vem equipada ainda com câmera de 360 graus, ajuste elétrico com memória dos bancos, do volante e dos pedais, sistema de som premium da marca dinamarquesa Bang & Olufsen com 14 alto-falantes, um longo compartimento com chave sob todo o banco traseiro (dá para abrigar um rifle de caça) e , na caçamba, protetor spray-in de alta durabilidade, nicho com trava, iluminação em leds e tomada de 110V. As tecnologias de segurança da F-150 incluem oito airbags, piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de manutenção e centralização de faixa, assistentes autônomo de frenagem com detecção de pedestres, de manobras evasivas, de descida e de cruzamentos, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmera traseira com detecção de objetos e farol alto automático.

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Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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