A Mercedes-Benz Cars & Vans do Brasil confirmou a chegada de dois compactos, os novos CLA 200 e GLA 200 com acabamento Progressive. Os dois modelos da linha 2025 já estão disponíveis para encomendas em toda a rede de concessionárias da marca da estrela de três pontas do país, com preço de R$ 295.900 para o CLA 200 Progressive e de R$ 339.900 para o GLA 200 Progressive. Os dois novos Mercedes-Benz são equipados com o motor 1.3 turbo de quatro cilindros a gasolina, gerando 163 cavalos de potência a 5.500 rotações por minuto e 27,5 kgfm de torque de 2 mil a 3.500 giros, associado à transmissão automática de dupla embreagem (DCT) de 7 marchas. A motorização conta com um sistema elétrico auxiliar de 48 volts para aumentar a agilidade nas acelerações, dando até 14 cavalos adicionais em determinadas situações – uma configuração também conhecida como “híbrido leve”. Segundo a Mercedes-Benz, o CLA 200 acelera de zero a 100 km/h em 8,4 segundos e pode chegar a 229 km/h, enquanto no GLA a aceleração fica em 8,9 segundos, com velocidade final de 210 km/h.
O sedã compacto CLA tem 4,68 metros de comprimento, 1,99 metro de largura e 1,50 metro de altura, com peso de 1.505 quilos e 440 litros no porta-malas. Já o SUV compacto GLA tem 4,41 metros de comprimento, 2,02 metros de largura e 1,61 metro de altura, com 1.570 quilos e 425 litros no compartimento de carga. A digitalização nos dois modelos está presente com a integração sem fio de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto. Os clientes podem usar ainda aplicativos de terceiros, como o Spotify. O celular pode ser carregado diretamente no console central por meio do sistema sem fio, por indução. Toda a conectividade faz parte do sistema de entretenimento inteligente Mercedes-Benz User Experience (MBUX), que torna mais simples algumas atividades, como trocar a música ou ajustar o ar-condicionado via comandos de voz. “A ampliação de nosso portfólio de automóveis compactos é mais um passo para oferecermos carros que se encaixem ao estilo de vida de quem busca um veículo com requinte e conforto para a sua rotina diária”, afirma Evandro Bastos, diretor de Produto Automóveis da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.
A segurança ativa e passiva do CLA e do GLA tem vários itens como equipamentos de série, como faróis Full Led High Performance, ampliando a iluminação em comparação aos conjuntos ópticos convencionais, e o assistente Distronic, que adapta automaticamente a velocidade em relação aos veículos à frente. A distância desejada pode ser configurada em várias etapas, no trânsito da cidade ou em rodovias. Até 160 km/h, o Destronic pode manter a velocidade sem que o condutor precise frear ou acelerar constantemente.
Na parte de fora, a grade do radiador segue o padrão Mercedes-Benz com acabamento cromado, saídas de escapamento cromadas, spoiler traseiro com faixa decorativa em cromo e rodas AMG de liga leve de 18 polegadas no CLA e de 19 polegadas no GLA. No interior, o acabamento em alumínio e os detalhes cromados no volante esportivo multifuncional em couro e nas saídas de ar enfatizam um estilo mais dinâmico e requintado. Graças a teclas sensíveis ao toque, o motorista pode operar a maior parte das funções sem precisar tirar as mãos do volante.
Apesar de manterem o luxo característico da Mercedes-Benz, tanto o CLA quanto o GLA são considerados pela fabricante como carros de entrada. Eles foram introduzidos no mercado em 2013, durante o Salão de Frankfurt. A primeira geração do sedã compacto tinha como base os carros da Classe A e da Classe B. O SUV compacto utilizava a mesma plataforma do hatch da Classe A e chegou ao mercado para rivalizar com o Audi Q3 e o BMW X1.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: