Para os pedaços de mau caminho
O Mercedes-Benz Arocs 3351 6×4 foi o caminhão mais vendido do Brasil do segmento fora-de-estrada no primeiro semestre de 2024. Com 727 unidades emplacadas no período segundo a Fenabrave, que representa as associações de concessionárias, o modelo é o décimo no ranking dos pesados, habitualmente frequentado apenas por caminhões rodoviários. De acordo com a Mercedes-Benz, o caminhão movido pelo motor seis cilindros OM-460 de 13,0 litros, que produz 495 cavalos de potência e 244,7 kgfm de torque, tem 65% das vendas voltadas para os setores canavieiro e madeireiro, enquanto 25% destinam-se a clientes da construção civil, especialmente com implementos do tipo basculante. A família é composta pelas versões 3351 rígido e cavalo-mecânico com tração 6×4, preparado para atender à legislação que permite o uso de caminhões de até 91 toneladas.
A hora H chegou na Europa
Depois de um período intenso de testes controlados em pistas e estradas, a Mercedes-Benz começa a avaliar o comportamento dos cavalos-mecânicos a hidrogênio GenH2 em operações reais na Europa. Serão testadas inicialmente cinco unidades com os clientes Amazon, Air Products, Holcim, Ineos e Wiedmann & Winz. A fase de testes dura cerca de um ano, com os caminhões permanecendo sob os cuidados e responsabilidade diretos da Mercedes-Benz durante o período. O sistema de célula de combustível do GenH2 Truck fornece 300 kW (408 cavalos), enquanto uma bateria integrada aumenta a potência em 100 kW (136 cavalos) por um tempo limitado. Os dois tanques de hidrogênio líquido de aço inoxidável do GenH2 Truck têm uma capacidade de armazenamento de 88 quilos (44 quilos cada). Os veículos têm autonomia média de mil quilômetros e serão abastecidos em postos exclusivos de hidrogênio líquido (sLH2) em Wörth e na área de Duisburg, no norte da Alemanha.
Para o fretamento gaúcho
A Turis Silva, operadora de transporte rodoviário do Rio Grande do Sul e que está comemorando 35 anos de atividades, receberá até o final de agosto 18 novos micro-ônibus Marcopolo Senior. Os veículos, que fazem parte de uma compra de 40 unidades, serão utilizados em operações de fretamento empresarial. As demais 22 unidades serão entregues até o final deste ano. Os 40 micro-ônibus Marcopolo Senior têm 9,10 metros de comprimento, chassis Mercedes-Benz LO 916 Euro 6 e duas diferentes configurações internas. Treze unidades têm capacidade para 28 passageiros em poltronas Executiva e 27 unidades, 18 lugares, com poltronas semileito, todas com tomada USB e porta-copos. “Os novos veículos fazem parte do planejamento estratégico da empresa com foco na diminuição de emissões e ajudarão a aprimorar os serviços prestados aos clientes neste momento tão delicado e de muita união para todos os gaúchos”, comemora Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.
Frota renovada nas Alterosas
A S&M Transportes, empresa de transporte coletivo de passageiros que opera em Belo Horizonte (MG), está investindo na renovação de sua frota. Para isso, adquiriu 87 novos ônibus chassi Mercedes-Benz OF-1726 L/59 com carroceria Apache Vip V da marca Caio. O Apache Vip V é o ônibus urbano mais vendido do Brasil. Do total, 85 unidades têm 12,47 metros de comprimento e duas, 11,37 metros, com lotação para 67 passageiros. Os veículos permitem a instalação de microcâmeras, sistema Wi-Fi, catracas eletromecânicas e validadores, para agilizar o processo de embarque e desembarque dos passageiros. Todos os ônibus têm itinerários eletrônicos em led e sistema multiplex, que aponta para o motorista possíveis falhas no sistema elétrico do veículo.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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