Gerado nos autódromos
Mistura do “bólido” utilizado pela equipe Aston Martin na Fórmula-1 com o safety car da principal categoria do automobilismo, o DBX707 AMR24 é um SUV superesportivo para poucos. Com edição limitada, o AMR24 F1 está cotado para vir para o mercado brasileiro, ainda sem data nem preços definidos. O supercarro é equipado com um 4.0 V8 biturbo de 707 cavalos de potência e 90,5 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de 9 marchas e a um sofisticado sistema de tração integral capaz de enviar até 100% do torque para o eixo traseiro sob demanda. O DBX707 AMR24 acelera de zero a 100 km/h em 3,1 segundos e pode atingir 300 km/h. A edição AMR24 do DBX707 tem opções de cores de carroceria Podium Green, Onyx Black ou Neutron White, com pinças de freio Aston Martin Racing Green ou AMR Lime combinadas com rodas Fortis de 23 polegadas em preto acetinado ou brilhante. Dentro, o acabamento Inspire Sport está disponível em duas cores, Preto Onyx com costura e debrum em Lime ou Preto Onyx/Verde Eifel com costura contrastante em Lime. Detalhes mais finos podem ser especificados com fibra de carbono estendida e joalheria em cromo escuro ou malha de titânio complementadas por cromo acetinado.
A chave antes do turbo
Com a promessa de a nova versão turbinada vir em breve, o Citroën C3 chega na sua linha 2025 às concessionárias com mais itens de série e uma chave tipo canivete em todas as configurações. Já o pacote Plus inclui desembaçador, lavador e limpador traseiro e sistema de som com conexão Bluetooth, oferecido de série na configuração Live, a porta de entrada da família do hatch compacto. Antes da chegada do C3 turbo, a linha 2025 mantém as versões e os preços, com R$ 74.790 na Live 1.0 MT, R$ 83.390 na Live Pack 1.0 MT e R$ 86.390 na Feel 1.0 MT. Embora seja produzido em Porto Real (RJ), o motor 1.6 aspirado é destinado apenas para os C3 exportados. A Stellantis também confirmou que o seu propulsor T200 – 1.0 turbo de 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, combinado com um câmbio automático tipo CVT com 7 marchas simuladas – equipará uma das configurações do C3 ainda este ano. Esse conjunto é utilizado em variantes mais caras dos Fiat Pulse, Strada e Fastback e do Peugeot 208.
Conectividade sem celular
A Chevrolet continua preparando o terreno para a chegada do 100% elétrico Blazer EV ao Brasil. Além da plataforma Ultium, o SUV elétrico premium terá o mais alto nível de conectividade veicular ofertado atualmente pela General Motors. Trata-se do Google Built-in, que permite ao usuário acessar seus apps preferidos e funcionalidades sem a necessidade de um smartphone para a projeção. “O fato de carros mais modernos contarem com internet própria e arquitetura eletrônica mais evoluída transforma em tendência sistemas que ofereçam uma experiência de conectividade mais completa e personalizada e com maior possibilidade de integração com o automóvel, algo limitado de se fazer via smartphone”, explica Plínio Cabral, diretor Engenharia Elétrica da GM América do Sul. A nova conectividade que o Blazer EV utilizará agrega o Google Assistant, o Google Maps e o Google Play. O sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital do usuário para baixar da nuvem os apps, a relação de destinos escolhidos e a agenda pessoal do motorista.
Passagem para a nova era
A quarta geração do Porsche Cayenne será totalmente elétrica. Antes disso, porém, a marca alemã fará uma transição com três tecnologias de motorização, com a terceira geração convivendo com a nova até 2030. No início da próxima década, os clientes ainda poderão escolher entre a gama do Cayenne com combustão interna e híbridos. A terceira geração do modelo recebeu no ano passado uma das mais extensas atualizações de produto da história da marca alemã, especialmente na eficiência do V8 fabricado em Zuffenhausen. Já na futura “vida” ligada totalmente à tomada, o SUV de luxo terá como base o desenvolvimento da Premium Platform Electric (PPE) com arquitetura de 800 volts. “A flexibilidade da arquitetura PPE nos permite integrar a tecnologia mais recente nas áreas de sistemas de alta tensão, trem de força e chassi. Por isso, utilizaremos o potencial da eletrificação para elevar o Cayenne a um nível completamente novo em vários aspectos de desempenho de condução”, lembra Michael Steiner, integrante do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche.
Ajuste de arrumação
A Seres está passando por um período de reestruturação se sua estratégia comercial no Brasil. O plano inicial de fazer vendas diretas está sendo substituído pelo estabelecimento de uma rede de concessionárias. A marca chinesa com sede na Califórnia já tem uma lista com opções para a abertura de lojas. Durante o período de transição, houve um adiamento na chegada de novas unidades devido ao sucesso comercial dos modelos da marca na China, afetando a disponibilidade de unidades para outros mercados. A Seres assegura, no entanto, que as operações no Brasil estão seguindo o cronograma inicial, com test-drives e pedidos abertos aos clientes. A expectativa é que, após a fase de reestruturação, o híbrido plug-in E5 seja oficialmente lançado no Brasil. As primeiras unidades do veículo já desembarcaram no país, e um novo lote com mais 24 carros está previsto para o próximo mês. Outro fator que atrasou a chegada de novos modelos da Seres é a falta de agenda nos laboratórios brasileiros credenciados para homologação. “Uma das possibilidades para apressar esse processo é fazer os testes de laboratório na China com presença de técnicos brasileiros”, revela José Augusto Brandimarti, diretor de operações da Seres no Brasil.
Tomada de posição
O BMW Group decidiu investir 724 mil euros (cerca R$ 4,5 milhões) na América Latina para aumentar a rede de carga pública para veículos eletrificados na região. Com isso, os proprietários de elétricos da BMW e da Mini, assim como de motocicletas elétricas da BMW Motorrad, terão acesso a mais pontos de carga em vias públicas. “Para o BMW Group, o futuro é elétrico, digital e circular. Por isso, estamos comprometidos em reforçar e impulsionar a estratégia na região. Todos os nossos elétricos vendidos na América Latina são acompanhados de um carregador pessoal ou corporativo, e já somamos mais de 65 mil pontos de carga em residências ou escritórios de clientes. Continuaremos apoiando o investimento em carregadores em vias públicas. O investimento anunciado agora é apenas o primeiro passado para a expansão de nossa rede de apoio aos clientes”, prometeu Reiner Braun, presidente e CEO do BMW Group América Latina.
Passando a borracha
De acordo com a Brand Finance – consultoria especializada em avaliação de empresas, com sede em Londres –, a Giti Tire é a marca de pneus que mais cresce atualmente no planeta. Com sede em Cingapura e fábricas nos Estados Unidos, na Indonésia e China, a Giti Tire tem escritórios comerciais em vários países – incluindo o Brasil – e mais de 70 mil pontos de vendas. E a empresa pretende intensificar sua presença no mercado brasileiro por meio da comercialização de produtos como o GitiControl P10, o GitiSport S2, o GitiSport GTR3 Powered by Sparco e seu mais recente lançamento GitiXcursion XT71. Segundo a marca de pneus, seus produtos equipam de fábrica mais de 675 modelos no mundo. No Brasil, o GitiComfort 228, na medida 195/55R16 91V XL, é item de série do Volkswagen Polo desde 2017, enquanto o GAR820 é homologado para os caminhões VW Delivery em duas medidas: 215/75R17.5 e 235/75R17.5. Outro exemplo é o GitiComfort 225v1, desenvolvido para híbridos e elétricos, que é equipamento original do BYD Song Plus e do GWM Ora 03.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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