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Cabe mais um?

Se revezando na liderança do mercado brasileiro de carros 100% elétricos com o “irmão” mais velho (Dolphin EV), o BYD Dolphin Mini terá a partir de agora uma versão de cinco lugares no Brasil, também vinda de Shenzhen, na China. A nova configuração desembarca no Brasil com preço de R$ 119.800. O Dolphin Mini de cinco lugares herda tudo e é exatamente igual à variante de quatro lugares. O novo modelo traz as opções de cores Sprout Green (verde) com interior azul claro, Polar Night Black (preta) com interior azul escuro, Peach Pink com interior rosa e Apricity White (branca) com interior azul escuro ou rosa. O Dolphin Mini de cinco lugares mantém o motor de 75 cavalos de potência e 13,8 kgfm de torque, com a aceleração de zero a 100 km/h em 14,9 segundos e a velocidade final de 130 km/h. A bateria Blade tem 39 kWh, que assegura uma autonomia de até 280 quilômetros pelo Inmetro. Como a versão de quatro lugares, o novo Dolphin Mini pode ser carregado em qualquer tomada comum de 127 V ou 220 V, com reabastecimento de 30% a 80% feito em menos de meia hora. 

Versão intermediária

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A Porsche aumentou a linha de seu primeiro SUV totalmente elétrico. O novo Macan 4S está colocado entre o Macan 4 e o Macan Turbo e, assim como os dois, está equipado com o sistema de Gerenciamento de Tração Porsche (ePTM) controlado eletronicamente, que, de acordo com a marca alemã, distribui a potência de tração entre os eixos cerca de cinco vezes mais rápido em comparação a um sistema de tração integral convencional. O novo Macas S já está disponível para encomenda no Brasil, com as primeiras unidades devendo ser entregues no último trimestre deste ano, com preço de R$ 630 mil. O Macan 4S acrescenta um novo motor acoplado ao eixo traseiro e um inversor de pulso de 600 amperes, com potência total de 330 kW (448 cavalos) com um “overboost” que eleva a potência para 380 kW (516 cavalos) por um curto intervalo de tempo. O torque é de 82,4 kgfm. A nova versão do elétrico acelera de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e tem velocidade máxima de 240 km/h. A autonomia segundo o Inmetro ainda não foi revelada. 

Para o mercado PcD

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A Nissan do Brasil intensifica as condições especiais para clientes PcD. As ofertas contemplam os modelos Kicks, Versa e Sentra. Contudo, a marca japonesa lembra que nem todos os Estados oferecem desconto de ICMS e, por isso, os preços finais podem variar de acordo com a localidade. No Kicks, os descontos concedidos pela fabricante variam de dois a 13%. No Kicks Active, o preço de venda especial pode chegar a R$ 86.690, já considerando o bônus de 12% da Nissan, a isenção de IPI e o desconto parcial do ICMS. A versão Advance sai por R$ 110.990, com o desconto da fabricante de 13% e a isenção de IPI. O crossover é fabricado no Complexo Industrial de Resende, no Estado do Rio de Janeiro. Na linha Versa, o destaque é a variante Sense, com bônus extra de 5% da Nissan e o IPI e o ICMS mais baixos, com o modelo custando R$ 89.290. Já o Sentra, nas configurações Advance e Exclusive, tem o maior desconto oferecido pela marca, de 16%, além dos benefícios legais. Com isso, a Advance tem preço final de R$ 119.990 e a Exclusive, de R$ 135.790 para o público PcD. Tanto o Versa quanto o Sentra são produzidos no México.

Expansão bávara

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O BMW Group liderou as vendas no segmento premium no primeiro semestre de 2024 na América Latina, com 20.678 veículos entregues de janeiro a junho (13,8% a mais do que o mesmo período de 2023) da marca BMW, enquanto a Mini atingiu 3.344 vendas no mesmo intervalo, com crescimento de um ponto percentual sobre o primeiro semestre do ano passado. A BMW é a líder no seguimento também no Brasil, o maior mercado da região para a empresa bávara, com 7.646 unidades vendidas de janeiro a junho deste ano. Na Mini, foram 883 veículos emplacados no mesmo período. “Temos três fábricas, escritórios de engenharia e representações oficiais de vendas no México, na Argentina e no Brasil. A estrutura, apoiada por distribuidores e importadores, nos ajudam a levar as melhores opções de mobilidade premium aos nossos clientes, sejam modelos elétricos, com motor a combustão, flex fuel – como no Brasil – ou híbridos plug-in”, explicou Reiner Braun, CEO e presidente do BMW Group América Latina. 

Segurança na ponta do lápis

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Para proteger o veículo de colisões, roubos e furtos, problemas mecânicos ou até de má conservação das vias, a melhor saída é o seguro automotivo. De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a arrecadação de prêmios foi de R$ 22,68 bilhões de janeiro a maio deste ano, 2,2% superior ao do mesmo período de 2023. A modalidade de automóvel representa 42,8% do total de prêmios dos seguros de danos. Para uma tomada de decisão do proprietário do veículo, algumas dicas sobre seguros são importantes:
– Índices de roubos e furtos no Brasil só aumentam – Como alerta, algumas seguradoras de carro podem não cobrir danos causados por roubos ou furtos que ocorram em áreas consideradas de alto risco. Portanto, é importante ler atentamente as condições do seguro e entender exatamente quais tipos de proteção e quais situações estão incluídos.
– Exposição constante a acidentes – Muitas pessoas escolhem contratar um seguro especificamente para se protegerem em caso de acidente.
– Proteção contra fenômenos da natureza – É um item que requer muita atenção na hora da contratação do seguro, pois nem todas as empresas do setor garantem recuperação total do veículo em caso, por exemplo, de uma inundação de grandes proporções como a ocorrida em maio deste ano no Rio Grande do Sul. Essa proteção é opcional em alguns seguros ou pode ser acrescentada como cobertura adicional.
– Custo-benefício do seguro de carro – Depende de vários fatores, como o tipo de cobertura escolhida, o valor do veículo, o local da residência, quem dirigirá o carro e classe de bônus. Para determinar o custo-benefício de um seguro, é necessário avaliar o quanto o cliente está disposto a pagar e o quanto o seguro o restituirá em caso de sinistro. 

Meio milhão

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Julho é um mês especial para a Jeep, pois nele que a marca norte-americana comemora, este ano, seu octogésimo terceiro aniversário. Nascida em 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, a Jeep desenvolvia inicialmente veículos para uso militar. Com o passar dos anos, tornou-se precursora e uma espécie de símbolo dos atualmente chamados SUVs. Na celebração da data este ano, a Jeep festejou também as 500 mil unidades vendidas do Renegade no Brasil. Produzido em Pernambuco, o Renegade é exportado para vários mercados da América Latina, como México, Argentina, Peru, Uruguai, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Guatemala e Paraguai. Algumas curiosidades envolvem a história do modelo:
– O nome “Renegade” sempre remeteu ao legado da capacidade 4×4 da Jeep, como na década de 70, quando a nomenclatura foi usada em uma versão customizada do CJ5 – um dos primeiros jipes montados no Brasil com componentes importados na fábrica da Willys Overland, em São Bernardo do Campo (SP), a partir de 1954. Batizou também uma série especial do Wrangler. 
– A Trailhawk do Renegade recebe o selo “Trail Rated”, para lidar com situações de condução severas e imprevisíveis.
– O Renegade tem mais de 70 itens opcionais disponíveis, como sete airbags, frenagem automática, comutação automática de faróis e o Lane Keep Assist (assistente de manutenção na faixa).
– O modelo pode ter vários “easter eggs” espalhados pela carroceria e pelo interior.
– O Renegade é um produto global da Jeep, vendido em mais de 70 mercados da Europa, das Américas e da Ásia. 

Ansiedade animal 

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Segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), o país tem a terceira maior população de animais de estimação do planeta. Nas férias de inverno, as viagens de carro com a família requerem também cuidados especiais com os animais de estimação.
– Locais inapropriados – O motorista não pode dirigir com objetos ocupando os espaços entre seus braços e suas pernas. Isso inclui os animais. Ou seja, levá-los no colo ou no chão à frente do motorista não são permitidos. O desrespeito a essa regra gera uma infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na habilitação. Também é proibido transportar o pet com a cabeça para fora da janela do carro, sob risco de cometer infração grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.
Caixa de transporte – Se o animal é de pequeno ou médio porte, a dica é utilizar uma caixa de transporte, pois garante que ele não se mova livremente pelo veículo e protege contra a ansiedade do bichinho. Mas é preciso passar o cinto de segurança do carro ao redor da caixa do pet.
Cadeirinha – Ela é fixada ao banco do veículo e tem uma alça ou cinto que se prende ao peitoral do animal. As cadeirinhas os elevam, permitindo que enxerguem pela janela e se distraiam durante a viagem.
– Para animais maiores – Se o pet for muito grande, a recomendação é optar pelo cinto de segurança personalizado para animais, que pode ser encontrado em pet shops. Ele se conecta ao cinto de segurança do carro e ao peitoral do animal.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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