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Os novos BMW X2 e iX2 – SUVs com estilo cupê – estão chegando ao Brasil. Com aparência externa idêntica, o X2 xDrive20 M Sport desembarca no mercado brasileiro com preços de R$ 388.950 e de R$ 443.950 para o elétrico iX2 xDrive30 M Sport. A nova família X2 cresceu 19,4 centímetros em comprimento em relação a sua antecessora, chegando a 4,55 metros, 2,1 centímetros em largura (totalizando 1,84 metro), 6,4 centímetros em altura (1,59 metro) e dois centímetros de entre-eixos (2,69 metros), melhorando o espaço interno. O porta-malas tem capacidade de 560 a 1.470 litros, dependendo do rebatimento dos bancos. Já o elétrico iX2, por conta das baterias, oferece capacidades de 525 e 1.400 litros. Na dianteira, o visual exclusivo dos dois modelos tem faróis de leds adaptativos e uma grade em forma de “rim duplo” quase hexagonal, sendo equipada pela primeira vez no segmento compacto premium com iluminação de contorno BMW Iconic Glow. São sete opções de cores para a carroceria dos dois SUVs (Branco Alpino, Preto Safira, Azul Portimão, Cinza Brooklin, Cinza Skyscraper, Cape York Green e Vermelho Fire) e três de acabamento interno (Couro Vernasca preto/preto, Mocha/preto e Oyster/preto). Ambos chegam ao Brasil com o programa BMW Service Inclusive (BSI) gratuito por quatro anos, sem limite de quilometragem. O BSI oferece serviços de manutenção de veículos, com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos.

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A linha do teto cria uma silhueta em formato de cupê nos dois carros. Na traseira, as caixas de roda mais robustas dão visual mais musculoso. Um spoiler embutido na tampa do porta-malas e um para-choque traseiro com design esportivo completam o visual. Ambos estão disponíveis com o pacote estético M Sport, com detalhes exteriores aerodinamicamente otimizados. As rodas são de 20 polegadas nas variantes a combustão e elétrica, cada um com desenho exclusivo. Por dentro, os novos X2 e iX2 compartilham praticamente tudo. O principal destaque fica para o BMW Live Cockpit Professional, uma tela curvada composta por duas peças, de 10,25 polegadas (painel de instrumentos) e 10,7 polegadas (multimídia, com possibilidade de utilizar aplicativos de smartphones, com preparação para Apple CarPlay e Android Auto sem fio) – o mesmo equipamento utilizado nos X1 e iX1 –, com o novo Sistema Operacional 9. A única diferença entre o X2 e o iX2 dentro são os “paddles shifters” para trocas de marchas sequenciais utilizados no primeiro. No iX2, há botões para ativar o “boost” temporário de aumento de potência. Na parte frontal do console central estão dois porta-copos e uma bandeja para smartphone com iluminação indireta e carregamento sem fio. Os bancos esportivos são exclusivos dos dois modelos.

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Debaixo do capô, o X2 xDrive20i utiliza um BMW TwinPower Turbo 2.0 de quatro cilindros com 204 cavalos de potência e 30,4 kgfm de torque, associado ao câmbio Steptronic automático de 7 marchas. Com esse conjunto, o X2 acelera de zero a 100 km/h em 7,4 segundos, com velocidade máxima de 231 km/h. Já o iX2 é movido por dois motores elétricos, localizados um em cada eixo, resultando em uma tração integral xDrive. Eles fornecem potência combinada de 230 kW (306 cavalos) e 49,4 kgfm de torque instantâneo. Com o modo “Boost”, acionado por um tempo máximo de dez segundos, a potência sobe para 313 cavalos. O 100% elétrico acelera até os 100 km/h em 5,6 segundos. Posicionada no assoalho, a bateria de alta tensão tem capacidade total de 64,8 kWh. São até 337 quilômetros de alcance, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro.

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O iX2 carrega 100% de sua bateria em seis horas e meia na BMW Wallbox configurada em 11 kW. Para garantir o reabastecimento da bateria em casa e em viagens, um carregador de alta potência acompanha o carro, o Flex Charger portátil, com até 11 kW de potência. O carregador tem padrão de tomada tipo 2, internacional, compatível com todos os veículos BMW e de outras marcas. Para recarga ultrarrápida de 100 kW, são necessários 38 minutos para reabastecer de 10% a 80%, faixa de recarga mais comum em deslocamentos.

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Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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