Muito além das montanhas
A Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora mais um marco em sua história no Chile: a montadora superou as 25 mil unidades exportadas para aquele país, um de seus principais mercados na América Latina. Com a trajetória impulsionada principalmente pelo segmento de distribuição, a fábrica da cidade fluminense de Resende atende a empresas líderes em seus setores. Entre os mais vendidos, as famílias Constellation e Delivery são destaque no portfólio do país andino. O semipesado Constellation 17.280 se destaca ainda devido ao elevado torque máximo e capacidade de manutenção da velocidade em rampa, sendo inclusive uma opção para os clientes do setor de mineração. O Chile é o líder do segmento na América Latina, ocupando o quarto lugar mundial.
Bruto de controle remoto
Uma parceria entre Scania, Fidens e Hexagon proporcionou o lançamento do primeiro caminhão 8×4 tele-operado do Brasil. O modelo é o Scania G 500 8×4 XT, e a multinacional sueca Hexagon oferece toda a alta tecnologia (solução TeleOp) de adaptação, instalação elétrica, câmeras e a cadeira remota de comando (ou cockpit). Já a prestadora de serviços de mineração Fidens, de Nova Lima (MG), foi a pioneira no desenvolvimento e operação do veículo. O G 500 8×4 XT Heavy Tipper é vocacionado para o trabalho fora-de-estrada, tem PBT técnico de 60 toneladas e motor de 500 cavalos de potência. A nova solução para a mineração permite o aumento de produtividade, da segurança e da velocidade de operação, com ganho de eficiência e redução de quebras no árduo trabalho nas minas. O principal foco do primeiro caminhão 8×4 tele-operado do Brasil é atuar em áreas de risco e descomissionamento de barragens. Depois dos recentes acontecimentos em barragens de mineração, em 2019, se tornou imperativo no Brasil desativar barragens que utilizam o método de alteamento a montante. Esse é o tipo de construção em que os diques de contenção se apoiam sobre o próprio rejeito ou sedimento previamente lançado e depositado, tornando o montante suscetível a infiltrações de água, aumentando o risco de rompimento. O controle remoto do caminhão é feito por uma cadeira de comando (um cockpit, que se assemelha a um simulador de direção), equipada com câmeras e sistemas de telemetria para a total condução do veículo a quilômetros de distância. No caminhão, várias outros sensores e câmeras ajudam o operador a fazer curvas, carregamento e descarregamento. “O potencial de negócio do descomissionamento de barragens é enorme. A tecnologia da Hexagon é muito eficiente, e estamos entregando em conjunto uma solução perfeita para esse tipo de operação. O G 500 8×4 tele-operado passa a fazer parte do nosso portfólio de produtos para o mercado a partir de agora”, comemora Luciano Piccirillo, novo gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil. O G 500 8×4 XT Heavy Tipper não-tripulado desenvolve torque de 260 kgfm, tem caixa de câmbio Opticruise GRSO935R, eixo RBP900 e freio-auxiliar hidráulico Scania Retarder.
Na rota das escolas
A Iveco Bus entregou os primeiros cem veículos do Novo PAC Seleções, em Brasília. Em evento realizado na Esplanada dos Ministérios, foram apresentadas 50 unidades do Bus 10-190 ORE 2 (Ônibus Rural Escolar 2) com carroceria Mascarello e outras 50 do Bus 15-210 ORE 3 (Ônibus Rural Escolar 3) com carroceria Caio. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) contempla a aquisição de 1.500 ônibus destinados ao “Programa Caminho da Escola”, ampliando a oferta de educação na rede básica. Com uma média de um ônibus por município, o edital do Ministério da Educação (MEC) beneficia cerca de 135 mil estudantes em todo o país. A Iveco Bus é líder no fornecimento de ônibus escolares do “Caminho da Escola”, com 7.100 veículos habilitados, incluindo pela primeira vez 3.500 unidades na categoria ORE 3 e 3.600 na ORE 2. “Iniciativas como o PAC Seleções são fundamentais para promover a educação em todo o Brasil, impactando positivamente toda a cadeia de valor do setor automotivo”, afirma Eduardo Freitas, diretor de Relações Institucionais do Iveco Group.
Já nos pontos curitibanos
Após uma bem-sucedida fase de testes, o Volvo BZL Elétrico entrará em operação de forma regular em Curitiba (PR). O primeiro BZL Elétrico foi adquirido pela Viação Redentor, um dos operadores do sistema de transporte urbano de Curitiba. A tecnologia elétrica é uma das alternativas da Volvo para zerar emissões de CO². O BZL Elétrico de Curitiba é equipado com quatro baterias de íons de lítio de 94 kWh e movido por um motor de 200 kW (272 cavalos) de potência e 43 kgfm de torque. A caixa de câmbio e o motor estão acoplados ao eixo de transmissão, o que garante mais robustez e alta disponibilidade. “Testes conduzidos pela Urbs, o órgão gestor da prefeitura para o sistema de transporte público da capital paranaense, mostraram as virtudes do BZL Elétrico. Grande eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssimo nível de vibração, muito conforto e segurança para os passageiros e motoristas foram os principais destaques”, revela Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo. Desde que instalou sua fábrica em Curitiba, no final dos anos 70, a Volvo tem contribuído com projetos de veículos que permitiram a modernização no transporte de passageiros de Curitiba. Introduzidos na cidade há mais de três décadas, os ônibus biarticulados trouxeram alta eficiência, qualidade e segurança no deslocamento de pessoas. A partir da experiência bem-sucedida em capital paranaense, o conceito foi implantado em outras metrópoles. Recentemente, a Volvo anunciou que a partir de agosto inicia testes com seu primeiro biarticulado elétrico em Curitiba.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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