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Praticamente sem concorrência, tanto a nível mundial quanto no mercado brasileiro, a minivan grande Carnival foi lançada em 1999, inclusive fazendo parte do portfólio nacional da Kia em algumas temporadas. Agora, a marca sul-coreana pertencente ao grupo Hyundai traz a quarta geração da minivan de luxo com capacidade de transportar até sete passageiros, prometendo revisão em vários itens de equipamentos para continuar atraindo as famílias e tendo grande aplicabilidade corporativa. A nova Carnival desembarca no Brasil em versão única e com preço de R$ 649.990. Com o lançamento da quarta geração da Carnival, a Kia abre uma trégua na sua nova filosofia de mercado – apresentada em 2021 – de ser a marca a capitanear a eletrificação veicular no grupo sul-coreano. No mercado brasileiro, a Carnival 2025 traz um motor 3.5 V6 Lambda III MPi a gasolina, que gera 272 cavalos de potência a 6.400 rpm e 33,4 kgfm de torque a 5 mil giros, acoplado à transmissão automática de 8 marchas e à tração dianteira.

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Com um linguagem de design chamada pela Kia de “opostos unidos”, a nova Carnival tem alguma ousadia nas linhas, mais afins às de um SUV. A minivan tem uma enorme grade, que domina a frente do carro, com os conjuntos ópticos nas extremidades. As luzes dianteiras contam com desenho arrojado, com os faróis principais dispostos em quatro segmentos verticais de cada lado, serpenteados pelas luzes de circulação diurna, que invadem as laterais e boa parte de cima da grade. A proposta de design das DRLs se repetem nas lanternas, tudo em leds – na frente e atrás. Ainda na parte traseira, a proposta da Kia foi pela simplificação, com a placa de identificação do veículo reposicionada na parte inferior da tampa do porta-malas, abaixo do novo logo da marca sul-coreana, também adotado em 2021. As novas rodas são de 19 polegadas “Após um período de ruptura de oferta da Carnival no mercado brasileiro, estamos felizes em poder anunciar a normalização de sua comercialização. Mais moderna e atualizada, a Carnival continuará atendendo aos clientes que necessitam de amplo espaço para até oito pessoas e mais bagagens. Não poupamos esforços em oferecer o máximo disponível em recursos de segurança, de tecnologia e de conforto”, garante José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.

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No interior, a Carnival também foi repensada. O assistente de saída SEA (Safe Exit Assist) faz parte do conjunto de tecnologias de segurança da sua quarta geração. O SEA evita que as portas traseiras deslizantes se abram – prevenindo que crianças saiam do veículo sem autorização dos responsáveis – se o sistema detectar um carro se aproximando por trás em ambos os lados. Os controles de entretenimento e climatização, agora com comandos comutáveis em tela sensível ao toque única, alinhados horizontalmente no painel central, têm um design minimalista, assim como o console central com porta-copos duplos. Em posição de destaque está o conjunto de duas telas, em formato panorâmico e curvo, sendo o painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas e a tela de infoentretenimento – com a mesma medida – integrados. A multimídia tem espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto sem fio (ou por USB). Há ainda duas portas USB tipo C no console dianteiro para carregamento de equipamentos eletrônicos, sendo uma para transmissão de dados, e outra USB C no encosto do banco dianteiro para os passageiros de trás.

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Com 5,15 metros de comprimento, 1,99 metro de largura, 1,77 metro de altura e 3,09 metros de entre-eixos, a nova Carnival é tão grande que cabem 627 litros no porta-malas mesmo com a terceira fileira de bancos colocada. Com apenas os dois assentos da frente, a minivan pode levar até 2.827 litros. A nova Carnival tem uma gama de sistemas de segurança passiva e ativa, além de oito airbags. O veículo oferece ainda novos sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), incluindo assistente para prevenção de colisão frontal, assistente de colisão por ponto cego, monitor de ponto cego com visualização no painel de instrumentos, comutação de farol alto, piloto automático adaptativo, assistente de centralização na faixa de rodagem e de permanência na faixa de rodagem e câmeras de visão de 360 graus. A suspensão dianteira é independente tipo MacPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás, enquanto a traseira é multilink.

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Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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