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A Volkswagen do Brasil produzirá o novo Virtus em São José dos Pinhais (PR) a partir de 2025. Contudo, o sedã originado do Polo continuará a ser feito na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O anúncio da marca alemã foi feito por ocasião das comemorações dos 25 anos da unidade que a Volkswagen mantém ao lado da Audi no Paraná. A Volkswagen também anunciou um investimento de R$ 3 bilhões para a fábrica paranaense, incluindo a produção de uma picape inédita, que deve ser a intermediária Tarok, futura rival da Fiat Toro, da Renault Oroch, da Chevrolet Montana e da Ram Rampage. Com 1,3 milhão de metros quadrados de área construída, a unidade de São José dos Pinhais fabrica atualmente o T Cross, que chega renovado às concessionárias ainda este mês, e os Audi Q3 e Q3 Sportback Quattro. 

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Lançado em 2018, o Virtus foi um modelo completamente novo no portfólio da Volkswagen no Brasil, sendo montado sobre a plataforma MQB, a mesma do Polo, do Jetta e do T-Cross, o SUV mais vendido do mercado brasileiro. O Virtus substituiu o Voyage, tirado de linha no ano passado, depois que o Gol – líder do mercado brasileiro por quase três décadas ininterruptamente – teve sua despedida decretada no final de 2022. No ano passado, o Virtus ficou na vigésima terceira posição entre os carros de passeio no país, com 27.094 unidades emplacadas e uma média mensal de 2.258 veículos. Este ano, o sedã subiu para o vigésimo primeiro lugar nos primeiros cinco meses, com 12.286 vendas e média mensal de 2.486.

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Atualmente, o Virtus conta com as versões MSI, com motor 1.6 de 117 cavalos de potência e câmbio manual de 5 marchas, com preço R$ 111.990, ou automático de 6 velocidades, a R$ 119.990. Depois, vem a Comfortline, equipada com o motor 1.0 TSI (turbo) com 128 cavalos, transmissão automática de 6 marchas e preço de R$ 130.990 e a Highline – com o mesmo “powertrain” da Comfortline e preço de R$ 141.990. A linha conta ainda com a variante GTS, empurrada pelo motor 1.4 TSI de 150 cavalos de potência acoplado ao câmbio automático sequencial de 6 velocidades. A GTS custa a partir de R$ 147.790. A Volkswagen não anunciou quais serão as mudanças estéticas e de equipamentos para o Virtus a ser produzido no Paraná.

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No total, 54 fornecedores diretos e indiretos atuam junto à fábrica de São José dos Pinhais. A marca alemã contribui também com as operações logísticas no Porto de Paranaguá, onde opera um terminal. Em 2023, a Volkswagen movimentou mais de 36 mil veículos somando exportação e importação pelo porto paranaense. “A fábrica de São José dos Pinhais é fundamental para a estratégia global da marca, a começar pelo T Cross, exportado para 17 países da América Latina. Com o início da produção da nova picape e do novo Virtus, continuaremos fazendo de São José dos Pinhais um ‘hub’ de exportação de tecnologia do Paraná”, afirmou Alexander Seitz, presidente da Volkswagen Região América do Sul. Produzido em São Bernardo do Campo desde seu lançamento, o Virtus soma mais de 245 mil unidades vendidas, sendo 186 mil entregues a clientes brasileiros e mais de 59 mil exportadas para Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, São Martinho e Uruguai. O sedã compacto passou por uma reformulação no ano passado, nos itens de conforto, tecnologia e sofisticação, além da introdução de iluminação 100% em leds. O carro recebeu nota máxima em segurança veicular (cinco estrelas) nos testes do Latin NCAP, que prevê a proteção a adultos, crianças e pedestres e sistemas de assistência ao motorista.

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Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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