O BMW Série 1 entra na sua quarta geração com design dinâmico, um portfólio de motorização completamente renovado e tecnologia de chassi aprimorada para entregar um desempenho ainda mais esportivo. Pela primeira vez equipado com sistema de tecnologia híbrida de 48 volts, o modelo aposta também na tecnologia para tentar perpetuar sua história de glórias. Por dentro, o modelo adota o BMW Curved Display, já presente no X1, com duas telas acopladas, uma de 10,25 polegadas para funções do painel de instrumentos e outra de 10,7 polegadas como sistema de multimídia. A estreia do novo Série 1 marca o início de um novo capítulo na história de sucesso de 20 anos da marca alemã no segmento compacto. A nova geração do modelo será produzida na fábrica de Leipzig, na Alemanha, com lançamento no mercado europeu previsto para outubro deste ano. A terceira geração do Série 1 é vendida atualmente no Brasil a R$ 320.950, e a expectativa que seu sucessor desembarque no país no próximo ano. Lançado em 2004, o Série 1 se posiciona como o carro de entrada do portfólio mundial da BMW.
A aura esportiva do Série 1 é sublinhada pelo capô longo, célula de ocupantes bem recuada, capota dinâmica e traseira poderosa. As dimensões do novo Série 1 mudaram ligeiramente em comparação a seu antecessor. O comprimento aumentou 4,2 centímetros – para 4,36 metros –, enquanto a distância de entre eixos segue com 2,67 metros. A largura permanece em 1,80 metro e a altura aumentou em 2,5 centímetros – para 1,45 metro. Com uma dianteira surpreendentemente plana e bem mais baixa em relação à estrada, o novo Série 1 está, segundo a BMW, mais esportivo do que nunca. A grade frontal inclinada para frente tem uma estrutura inovadora de barras verticais e diagonais. Os faróis de leds de série têm elementos verticais marcantes para as luzes diurnas e os indicadores de mudança de direção. O farol alto matricial é antirreflexo e vem de fábrica, com função de luz de curva e detalhes em azul disponíveis como opcionais.
No topo de linha do novo Série 1 está o M135 xDrive, movido por um motor 2.0 turbo de quatro cilindros de 221 kW (300 cavalos), acoplado à transmissão automática de dupla embreagem e 7 marchas, chassi M adaptativo com direção esportiva e tração integral inteligente como padrão. Com esse conjunto, o hatch médio acelera de zero a 100 km/h em 4,9 segundos. No exterior, a grade do radiador M tem barras horizontais, as capas dos retrovisores também são M e as quatro saídas de escape tornam a versão imediatamente reconhecível como o modelo topo de gama. Um pacote de tecnologia M com componentes de suspensão específicos, medidas de rigidez e leveza, um sistema de freios M Compound e rodas de liga leve forjadas de 19 polegadas estão disponíveis exclusivamente para o M135 xDrive. Um M Sport Package Pro e peças BMW M Performance específicas do modelo serão oferecidas para todas as variantes do novo Série 1.
O interior reprojetado do novo Série 1 tem padrão em couro, ambiente premium com detalhes esportivos e espaço para até cinco pessoas. O número de botões e controles no cockpit foi bastante reduzido graças ao uso consistente da tecnologia digital. O ar-condicionado também é controlado digitalmente. Como alternativa ao volante esportivo de série está disponível um volante M em couro, fazendo parte do Pacote M Sport, que inclui “paddles shifters” para troca de marchas ao comando do motorista. A integração do smartphone com Apple CarPlay e Android Auto estará como padrão no novo Série 1. O BMW ID e o My BMW App oferecem uma maneira conveniente de personalizar a experiência do usuário no novo Série 1, e a BMW Digital Key Plus tem tecnologia sem fios de banda ultralarga para smartphones compatíveis com sistemas operativos iOS ou Android.
O novo Série 1 teve um aumento nos sistemas automatizados de direção e estacionamento, como equipamento de série ou opcional. Os recursos incluem o Driving Assistant com avisos de colisão frontal, de saída de faixa e de reconhecimento de sinais de trânsito, assim como o assistente de estacionamento com assistente de ré. Os destaques da gama opcional incluem assistência de direção e controle de faixa, assistência automática de limite de velocidade e orientação de rota ao usar o controle de cruzeiro ativo com função stop&go.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação – Fotos: Divulgação
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