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A Hyundai participou pela terceira vez seguida da Advanced Clean Transportation Expo (ACT), evento ligado às tecnologias limpas para o transporte, realizado de 20 a 23 de maio em Las Vegas, nos Estados Unidos. Lá, a marca sul-coreana compartilha sua visão sobre hidrogênio e apresentou seu modelo de negócios para veículos comerciais movidos com essa tecnologia em um importante mercado. A empresa mostrou em primeira mão um conceito que adianta as melhorias da cabine e a adição de recursos ADAS (“Advanced Driver Assistance System” ou sistemas avançados de assistência ao motorista) para o caminhão elétrico movido por célula de combustível a hidrogênio, o Xcient Fuel Cell, apresentado na nova versão Classe 8 com uma configuração de eixo motriz 6×4. 

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            Considerado como uma fonte de energia segura, limpa e sustentável, o hidrogênio é visto como a solução ideal para veículos comerciais e transporte logístico devido às suas várias vantagens, incluindo produção, armazenamento, logística e infraestrutura de reabastecimento. O hidrogênio gera energia de alta densidade que permite aos veículos elétricos movidos a célula de combustível (FCEVs) fornecerem potência constante e adequada para condução de longa distância e transporte de cargas pesadas. Desde 2020, a Hyundai utiliza a marca HTWO para representar o sistema de célula de combustível de hidrogénio do grupo. No início deste ano, a empresa anunciou sua visão para a expansão da marca HTWO na cadeia de valor do hidrogênio, para que se torne uma catalisadora para uma transição energética global. Ao alavancar sua força nos setores de mobilidade e energia, o Grupo Hyundai agora está posicionado para oferecer soluções que abrangem todos os estágios da cadeia de valor do hidrogênio. Recentemente, desenvolveu métodos pioneiros para converter resíduos orgânicos em hidrogênio como parte de seu projeto-piloto em curso em Chungju, na Coreia do Sul. Ao extrair biogás de resíduos alimentares, o hidrogênio é criado por meio de um processo avançado. Esse hidrogênio é então fornecido a uma estação de reabastecimento para veículos. O Grupo Hyundai terá outra instalação na Coreia do Sul até o final deste ano, na qual o lodo de esgoto será convertido nesse tipo combustível. Também está revisando um modelo de negócios de energia de hidrogênio para integrar toda a cadeia de valor, desde a produção de hidrogênio a partir do plástico até a captura de carbono e sua utilização, armazenamento, transporte, fornecimento e possíveis aplicações.

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            Os caminhões elétricos Xcient Classe 8 Fuel Cell fazem parte das principais iniciativas de logística de hidrogênio dos Estados Unidos. No ano passado, por meio do NorCal Zero, a Hyundai Motor implantou 30 caminhões Xcient Fuel Cell nos portos de Oakland e de Richmond para transportar contêineres de carga e veículos, que ficou marcado como a maior implantação comercial de caminhões elétricos pesados Classe 8 movidos por célula de combustível de hidrogênio na América do Norte. Na Geórgia, a empresa desenvolve o Projeto de Logística Limpa na Metaplant America, do Grupo Hyundai Motor, para descarbonizar essa unidade de produção.

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             O XCient é alimentado por um sistema de célula de combustível de hidrogênio de 190 kW, composto por duas pilhas de célula de combustível de 95 kW cada. Sete grandes tanques de hidrogênio oferecem uma capacidade combinada de armazenamento de cerca de 32 quilos. Na atual versão Classe 8 do modelo, destaca-se o painel de instrumentos digital em “Y” de 12,3 polegadas e um sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque, também de 12,3 polegadas, com botões físicos integrados ao console central, para conveniência do motorista. O modelo de exibição também apresenta um conjunto abrangente de ADAS da Hyundai Motor, projetados para melhorar a segurança do veículo e reduzir a fadiga do motorista. Esses aprimoramentos incluem assistente de prevenção de colisão frontal, alerta de saída segura, alerta de colisão lateral e piloto automático adaptativo. A empresa apresentou ainda sua parceria com a Plus, startup norte-americana do setor de direção autônoma, para melhorar a segurança rodoviária e a eficiência do transporte de cargas. Ambas estão testando a tecnologia de direção autônoma de nível 4 – veículos com capacidade de serem conduzidos sem motorista em ambientes controlados e sem condições adversas – no caminhão Xcient Fuel Cell nos Estados Unidos.

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Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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