Divulgação

A Kia acaba de apresentar na Coreia do Sul o EV3, seu novo SUV compacto 100% elétrico, que está bem cotado para vir para o Brasil. Tendo como base o revolucionário EV9, mostrado ao mundo no ano passado, o EV3 busca ganhar nos detalhes sua própria personalidade. O novo Kia será lançado comercialmente em outubro deste ano – primeiramente na Europa e nos Estados Unidos –, com preço em torno de US$ 30 mil (cerca de R$ 155 mil). Com 4,30 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,56 metro, 2,68 metros de distância de entre-eixos e capacidade do porta-malas para 460 litros, o EV3 tem um trem de força elétrico de tração dianteira e montado sobre a Electric Global Modular Platform (E-GMP), utilizando a tecnologia de bateria de quarta geração da Kia. A versão de entrada do EV3 tem bateria de 58,3 kWh, enquanto a variante Long Range é equipada com bateria de 81,4 kWh. As duas utilizam motor de 150 kW (205 cavalos) de potência e 28,3 kgfm de torque, que permite aceleração de zero a 100 km/h em 7,5 segundos, com velocidade final, em ambos, de 170 km/h. Pelo ciclo WLTP, a autonomia das duas configurações é de 600 quilômetros.

Divulgação

Conforme a Kia, o EV3 é dotado de uma série de recursos avançados de segurança, de direção, de conveniência e de carregamento, normalmente encontrados em modelos de segmentos superiores. A tecnologia Advanced Driving Assistance Systems (ADAS) do EV3 inclui o controle elétrico dinâmico de vetorização de torque eDTVC para garantir que o carro transfira sua potência para a estrada de maneira suave e estável. As tecnologia de ajuda ao motorista incluem assistências para evitar colisões dianteiras, para manutenção de faixa, para velocidade de cruzeiro nas estradas e para impedir batidas em manobras em estacionamentos. O Remote Smart Parking Assist permite ao carro fazer manobras até em espaços apertados sem que o motorista necessite entrar no veículo. Já o Head-Up Display de 12 polegadas projeta informações no para-brisa para o condutor prestar atenção exclusivamente ao que está na sua frente.

Divulgação

Com o i-Pedal 3.0 da Kia, o motorista pode dirigir o EV3 usando apenas o pedal do acelerador, com a tecnologia conhecida no mundo dos veículos elétricos como “one pedal”. Quando o motorista alivia a pressão sobre o pedal da direita, a carga da bateria do carro é regenerada. O EV3 é o primeiro modelo da marca sul-coreana a ter a tecnologia Vehicle-to-Load (V2L), com o carro podendo alimentar dispositivos externos, como computadores portáteis, pequenas geladeiras, máquinas de café ou secadores de cabelo. Ou seja, o EV3 é recarregável e pode funcionar como gerador de energia elétrica. Com a Digital Key, o motorista não precisa de chaves para entrar ou acionar o veículo, podendo fazer essas coisas a partir de seu smartphone.

Divulgação

Assim como o “grandão” EV9, o EV3 tem uma cabine futurista e tecnológica, com destaque para o gigantesco conjunto de painéis e conectividade composto por três telas interligadas, com um monitor de 12,3 polegadas de informações para o motorista, um de 5 polegadas com preferência para ajustar o sistema de ar-condicionado e um terceiro de 12,3 polegadas que ocupa toda a área central do painel e é o sistema de infoentretenimento e painel de acesso para outras funções, como espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto e acesso a “streamings”, como a Netflix. Com a adição do ChatGPT, o dono do EV3 pode continuar atualizando os sistemas de conectividade do automóvel mesmo depois de adquirir o carro. “Ao fornecer um design inovador, uma transmissão elétrica líder da indústria automotiva e soluções de estilo de vida práticas e inovadoras, o EV3 pretende aumentar o universo das famílias a bordo de um veículo elétrico”, afirma Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA