A Audi do Brasil anuncia a chegada do novo A5 Quattro. O sedã de quatro portas em estilo cupê desembarca no Brasil com preços a partir de R$ 359.990, e já está disponível nas mais de 40 concessionárias da Audi no país. O novo A5 conta com tecnologia híbrida leve, com base no motor 2.0 TFSI turbo de 204 cavalos de potência e 32,6 kgfm de torque de 1.450 a 4.475 rotações por minuto, acoplado à transmissão automática S Tronic de 7 marchas.
O sistema híbrido leve do novo A5 tem um alternador de correia ligado a um sistema de 12 volts, com bateria de íons de lítio. Em velocidade de 55 a 160 km/h, o motor a combustão interna pode ser totalmente desligado, deixando o carro somente no modo elétrico, com o sistema start-stop ativado a partir de 22 km/h. “Queremos oferecer aos nossos clientes a melhor experiência ao volante em termos de performance, conforto e segurança. Nesse sentido, a tração ‘Quattro’ vem mostrando nos últimos 40 anos que é possível oferecer uma dinâmica de condução única em todos os tipos de terrenos. Estamos muito felizes em trazer essa tecnologia ao novo A5”, destaca Renato Celiberti, diretor de Vendas da Audi do Brasil.
Visualmente, o novo A5 Quattro traz conjunto óptico dianteiro afilado com as luzes de circulação diurna colocadas elegantemente na parte de cima dos faróis principais, de Led Matrix, tendo ao meio a grande grade hexagonal. O para-choque dianteiro tem uma lâmina na borda inferior que liga as grandes entradas de ar, com os auxiliares de neblina colocados dentro de uma moldura cromada-fosca. No interior, o A5 traz o novo display sensível ao toque MMI, que funciona como o principal foco do painel de instrumentos e está ligeiramente inclinado em direção ao motorista, com tela de alta resolução de 10,1 polegadas. Os gráficos são minimalistas e a estrutura do menu é intuitiva e planejada para toda a linha de veículos da marca, contando com pacote de luzes customizáveis com 30 cores. Há ainda o Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, com três modos de apresentações diferentes, enquanto as rodas de liga leve são de 19 polegadas.
Estrela da companhia, a tração integral “Quattro” surgiu em 1980, no Salão de Genebra, com o Audi Quattro, produzido até 1991, com foco especial para participação em provas de rali. Desde então, a tração “Quattro” vem contribuindo para a marca conquistar várias vitórias nas pistas, sendo continuamente aprimorada e incorporada à linha de veículos da fabricante. Segundo a Audi, já foram comercializados mais de 10 milhões de automóveis com o sistema no mundo. E a versão mais atualizada está a bordo do novo A5.
As novidades apresentadas com o A5 integram a série de lançamentos da marca alemã em comemoração aos seus 30 anos de atuação no mercado brasileiro, celebrados em 2024. Além do novo A5, a Audi já lançou no primeiro trimestre deste ano os modelos SQ8 e-Tron, RS 6 Avant Performance e RS 6 Avant Legacy. No segundo semestre, está prevista a chegada do Q6 e-Tron, que inaugura a nova geração de elétricos da marca.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: