Reforçado para o agro
A Volvo lançou o pacote Cross Country (XC), com itens para complementar e aprimorar o FH 6×4. Largamente utilizado na agricultura, o caminhão mais vendido do Brasil pode vir agora repleto de elementos de proteção e que aumentam a robustez e a confiabilidade em operações com rotas mistas entre estradas de chão batido e asfalto. Desenhado para projetar-se um pouco mais à frente da cabine, o para-choque do FH Cross Country é do tipo vocacional, e se prolonga pela parte de baixo, interligando-se ao protetor do cárter, que no modelo é de aço e mais robusto. Opcionalmente, o pacote pode trazer uma travessa para reboque de pino central, em caso de necessidade de auxílio. Como os veículos vocacionais são utilizados em operações severas, foi instalado também um defletor de calor no catalisador, além de uma proteção extra no tanque de Arla. Como opcional no XC, pode ser instalada uma quinta roda de 3,5 polegadas, com sela robusta. O modelo tem na parte frontal da cabine um maior ângulo de ataque, o que permite trafegar por terrenos mais acidentados. Para proteger os faróis de eventuais pedras e tocos, a Volvo instalou uma grade na frente do conjunto óptico, que inclusive é articulada, permitindo se fazer mais facilmente a limpeza e a manutenção. Outra novidade são dois defletores instalados nas extremidades frontais da cabine. Eles impedem o acúmulo de sujeira e barro na área da maçaneta das portas, dando mais conforto para o motorista. “É o FH perfeito para o agronegócio, seja nos canaviais, nas fazendas ou em aplicações florestais”, explica Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.
Pesados de aluguel
O VW Truck Rental, programa de assinatura de caminhões Volkswagen em parceria com a Volkswagen Financial Services (VWFS), acaba de anunciar a compra do maior lote de extrapesados da marca: são 1.300 novos veículos, dos quais mil exclusivamente da linha Meteor, volume recorde desde seu lançamento. O negócio permitirá à locadora da VWFS triplicar a quantidade de modelos em oferta, passando a incluir todos os extrapesados Volkswagen e abranger novidades como opções vocacionais. Os interessados podem se dirigir às 150 concessionárias Volkswagen Caminhões e Ônibus de todo o Brasil para contratar o serviço e saber mais do produto pelo site do VW Truck Rental. “O VW Truck Rental busca reduzir os custos operacionais dos transportadores e facilitar a gestão da frota e a contratação do serviço, já que é ofertado por toda a nossa rede de concessionárias autorizadas”, explica Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Nas rotas da Paraíba
A empresa de transportes coletivos Transnacional, de João Pessoa (PB), investiu em mais cinco ônibus Apache Vip da marca encarroçadora paulista Caio, para incorporar a sua frota que já conta com dez unidades do mesmo modelo em operação, adquiridas no final de 2023. Estão previstas mais cinco unidades do Apache Vip para serem entregues no mês de junho. Os Apache Vip têm 12,50 metros de comprimento e capacidade total para 88 pessoas. Foram encarroçados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721/59, com tecnologia Euro 6. Os ônibus têm assentos estofados, ar-condicionado e são equipados com elevadores semi-automáticos e assentos para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de uma área exclusiva para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual. As unidades têm portas tipo fole com acionamento pneumático e bloqueadores, para evitar abertura inesperada durante o trajeto.
Seta elétrica no alvo
A Arrow Mobility, startup brasileira fundada em 2021 com sede em Caxias do Sul (RS), é a nova fornecedora de veículos elétricos do Mercado Livre. O maior e-commerce da América Latina passará a fazer delivery com as vans 100% elétricas da marca especializada em transporte comercial. Além do poder de reduzir o impacto ambiental, o modelo Arrow One não só atraiu olhares pelo seu design futurista como também recebeu reconhecimento internacional ao ganhar o “iF Design Award 2024”, um dos mais prestigiados prêmios de design do mundo, na categoria de veículos comerciais. “O One é desenvolvido e fabricado na unidade da Arrow em Caxias do Sul – polo metalmecânico com vasto know-how e rede de fornecedores. Por isso, temos a capacidade de escalar a produção para atender à crescente demanda dos e-commerce no Brasil e futuras exportações”, comemora Jocelei Salvador, diretor de Engenharia da Arrow Mobility.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação – Fotos: Divulgação
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