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Mercado acelerado

Conforme a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), abril deste ano teve a venda 208.078 unidades entre carros de passeio e comerciais leves no mercado brasileiro, representando aumento de 18,4% em relação ao mês anterior e 37,1% ante abril de 2023. No acumulado dos quatro primeiros meses de 2024, foram emplacados 691.370 veículos entre os dois segmentos, com alta de 17,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. O hatch compacto Volkswagen Polo manteve a liderança obtida em março, com 12.434 exemplares vendidos em abril, ficando à frente da picape compacta Fiat Strada, com 11.497 emplacamentos, dos hatches compactos Chevrolet Onix (9.087), Fiat Argo (8.599) e Hyundai HB20 (8.199), do sedã compacto Onix Plus (7.049), do Volkswagen T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil no mês, com 6.224 exemplares, do SUV compacto Chevrolet Tracker (5.670), do subcompacto Fiat Mobi (5.420) e da picape compacta Volkswagen Saveiro (5.373). 

Com a força dos compactos

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Entre as marcas, a Fiat permaneceu na liderança em abril deste ano, com a venda de 42.096 veículos e participação de mercado de 20,2%, com destaque para o Argo, quarto colocado no ranking de vendas no mês. A marca italiana pertencente à Stellantis foi seguida pela alemã Volkswagen, com 33.439 emplacamentos e “market share” de 16,07%, pela norte-americana General Motors (29.851 e 14,3%), pela japonesa Toyota (17.339 e 8,3%), pela sul-coreana Hyundai (15.674 e 7,5%), pela francesa Renault (11.869 e 5,7%), pela norte-americana Jeep (9.418 e 4,5%), pelas japonesas Honda (7.167 e 3,44%) e Nissan (7.072 e 3,40%) e pela nova integrante do “Top Ten” desde o mês passado, a chinesa BYD, que só comercializa carros elétricos e híbridos no Brasil, com 7.046 veículos emplacados em abril e “share” de 3,3%. 

Nadando de braçada

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Em abril deste ano, foram vendidos 6.508 carros 100% elétricos no Brasil, representando uma alta de 6,5% em relação ao mês anterior. Nos híbridos, as vendas foram de 8.478 unidades, com crescimento de 14,4% na mesma comparação. A chinesa BYD se consolida cada vez mais como a grande dominadora do mercado de veículo movidos a bateria e com tecnologia que combina um motor a combustão a um ou mais elétrico, os híbridos. Nos dois segmentos, a BYD lidera, com o Dolphin Mini – lançado este ano no Brasil – tendo vendido em abril praticamente a metade de todos os 100% elétricos comercializados no país, mais precisamente, 3.143 unidades. Já nos híbridos, o primeiro lugar no mês ficou com o Song Plus, com 1.699 emplacamentos. Entre as marcas, nos 100% elétricos, a BYD ficou em primeiro em abril, com 80,9% de participação de mercado, seguida da GWM (10,3%), da Volvo (2,2%), da JAC (2,1%) e da Renault (2,06%). Nos híbridos, a liderança foi da Toyota, com “market share” de 22,4%, à frente da BYD (20,04%), da GWM (18,9%), da Caoa Chery (11,2%) e da Mercedes-Benz (5,8%).

SUV rumo à Argentina

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A Stellantis confirmou que investirá US$ 270 milhões (mais de R$ 1,3 bilhão) na fábrica de El Palomar, na Argentina, para produzir o novo Peugeot 2008, recentemente reestilizado na Europa. Assim, a fábrica de Porto Real, no sul do Estado do Rio de Janeiro, deixará de fazer o 2008 da atual geração, mantendo no local, por enquanto, apenas a produção dos Citroën C3 e Aircross. O novo 2008 que será fabricado em El Palomar utilizará o motor T200 1.0 turbo flex, igualmente usado no 208, também produzido na Argentina. O T200 tem 130 cavalos de potência, 20,4 kgfm de torque e estará associado ao câmbio tipo CVT, sendo a motorização única para as três versões do novo 2008 já homologadas para serem feitas em El Palomar, a Active, a Allure e a GT. O novo 2008 será concorrente direto do Renault Kardian, lançado em março deste ano no Brasil. (Colaborou o site argentino MinutoMotor

Simbiose com espaço

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Na França, a Renault apresenta o Symbioz como um legado dos chamados “carros para viver em família”, quase 60 anos após o lançamento do Renault 16 e do Espace, um carro modulável para até sete pessoas com apenas 4,25 metros de comprimento. Posicionado entre o Captur e o Austral, o Symbioz reforça a presença da Renault na categoria de entrada do segmento C no mercado europeu. Com 4,41 metros de comprimento, o novo modelo completa a série E-Tech híbrida já formada pelo Arkana (4,57 metros) e pelo Austral (4,51 metros). O Symbioz conta com tecnologia E-Tech híbrida, com um conjunto de motor 1.6 de quatro cilindros de ciclo Atkinson de 94 cavalos, um elétrico de 52 cavalos e um gerador de partida de 24 cavalos, para uma potência combinada de 145 cavalos, acoplado a um câmbio automático de dupla embreagem e à tração dianteira. O novo SUV recebe o sistema multimídia OpenR Link com todos os serviços do Google integrados e teto envidraçado panorâmico Solarbay. De acordo com a marca francesa, em sua versão Iconic, o Symbioz conta com 29 dispositivos avançados de assistência ao motorista de última geração. O porta-malas pode carregar 624 litros. Não há previsão sobre a vinda do Symbioz ao mercado brasileiro.

Especial para o campo

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A Ram aproveitou a Agrishow 2024 – realizada entre o final de abril e início de maio, em Ribeirão Preto (SP) – para lançar a Rampage Laramie Night Edition, com preço a partir de R$ 277.990. A edição especial caracteriza-se por detalhes em preto brilhante no lugar das peças cromadas, típicas da versão Laramie, como na grade dianteira, nas molduras dos faróis e das janelas, nos retrovisores e nas rodas de 18 polegadas, enquanto os “skid plate” (protetores dos para-choques) e badges são na cor Granite Crystal da carroceria e o para-choque traseiro e as ponteiras do escapamento são em preto. A Rampage Laramie Night Edition é movida exclusivamente pelo motor 2.0 Hurricane 4 turbo a gasolina de quatro cilindros, com 272 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque, acoplado à transmissão automática de 9 marchas e à tração 4×4 Auto. 

Proteção da proteção

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Segundo a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), o setor registrou a blindagem de 29.296 veículos no ano passado, com alta de 13% em relação a 2022, com estimativa de uma frota de quase 340 mil carros blindados no Brasil desde 1995. Para prolongar a vida útil desses veículos e garantir sua segurança, o proprietário deve adotar práticas de manutenção adequadas. A InstaCarro – plataforma de compra e venda de veículos seminovos e usados – listou cinco cuidados essenciais para os blindados:
1- Limpeza – Lavar o veículo com frequência, usando sabão neutro e água. Evitar produtos químicos agressivos, como detergentes ou ácidos, que podem danificar a carroceria, os vidros e, por consequência, a blindagem.
2- Inspeção – Verificar regularmente a blindagem em busca de sinais de danos, como rachaduras, bolhas ou delaminações de vidros.
3- Manutenção – Seguir o cronograma de manutenção recomendado pela fabricante da blindagem. Normalmente, recomenda-se a inspeção balística a cada cinco anos ou se houver qualquer atentado contra o veículo.
4- Proteção contra intempéries – Evitar expor o veículo a condições climáticas extremas, como calor ou frio intensos.
5- Armazenamento – Se o proprietário não utilizar o veículo por um longo período, deve guardá-lo em um local fechado, seco e ventilado. Cobrir o veículo com uma capa protetora para evitar que poeira e sujeira se acumulem na blindagem. 

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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