Divulgação

O novo Aceman, apresentado no Salão Internacional de Pequim, na China, é uma interpretação contemporânea do clássico Mini Cooper, inventado pelo inglês Alec Issigonis em 1959. O design do Aceman possibilita espaço para cinco passageiros dentro de um veículo com pouco mais de quatro metros de comprimento. A Mini tomou como base novas tecnologias para aprimorar o interior com uma experiência digital envolvente, enquanto a condução totalmente elétrica proporciona um impulso característico do conceito de “estar dirigindo um kart” da marca britânica, pertencente ao BMW Group desde 1994. Combinado com sistemas de assistência modernos e design marcante, os valores tradicionais da marca buscam pavimentar com o modelo um caminho para uma Mini totalmente elétrica. Com uma frente quase inteiramente nova e própria, contornos robustos e postura atlética, o Aceman tem 4,07 metros de comprimento, 1,75 metros de largura, 1,50 metros de altura e está posicionado entre o Cooper e o Countryman. O caráter versátil e aventureiro do Aceman é enfatizado pelas barras de teto e rodas de tamanhos que variam de 17 a 19 polegadas.

Divulgação

O Aceman estará disponível nas versões E e SE. O motor elétrico de 135 kW (184 cavalos) do Aceman E gera um torque de 29,4 kgfm, levando o “carrinho” levemente esticado a acelerar de zero a 100 km/h em 7,9 segundos e a atingir uma velocidade máxima de 160 km/h. Já o Aceman SE tem potência de 160 kW (218 cavalos), torque de 33,4 kgfm e aceleração até os 100 km/h em 7,1 segundos, podendo chegar a 170 km/h. Com capacidade energética de 42,5 kWh, a bateria do Aceman E alcança uma autonomia de até 310 quilômetros pelo ciclo WLTP, enquanto a bateria de alta voltagem do SE tem capacidade energética de 54,2 kWh, possibilitando autonomia de até 406 quilômetros de acordo com o mesmo ciclo. “O Aceman traz um novo nível de emoção à nossa linha totalmente elétrica, repleto de uma experiência digital imersiva verdadeiramente agradável. O novo carro é perfeito para se navegar pelas ruas movimentadas da cidade, mantendo a versatilidade e funcionalidade de um crossover e a sensação de ‘Go Kart’ que o motorista espera de um Mini”, afirma Stefanie Wurst, chefe de Produto da Mini.

Divulgação

Os faróis de leds enfatizam a posição distinta do Aceman dentro da família de modelos da Mini, com clareza e linhas bem definidas do capô, dando à frente do veículo um caráter diferenciado. Os elementos de luz diurna dos faróis podem ser alternados entre três modos diferentes. A parte traseira tem grandes superfícies horizontais para salientar a postura do carro, com as lanternas verticais com três gráficos distintos. O estilo de design de simplicidade é expresso de maneira mais clara no interior. O Aceman segue a visão original de Issigonis, com volante de fácil manuseio e um display central OLED, com o cockpit exalando elementos-chave de design do Mini clássico. O banco traseiro oferece espaço para três passageiros e, graças ao encosto dobrável na proporção 60:40, o compartimento de bagagem pode ser estendido de 300 litros para 1.005 litros.

Divulgação

Com tecnologias inovadoras, o display circular OLED confere ao interior do Aceman a mesma aura de sempre dos modelos da Mini. Com um diâmetro de 24 centímetros, o instrumento central do carro tem um design extremamente plano e uma superfície de vidro de alta qualidade, segundo a marca britânica. O Sistema Operacional Mini 9 permite que todas as funções de condução sejam operadas de forma intuitiva por toque ou por voz. Os Modos de Experiência Emocional Mini aprimoram o interior com experiências imersivas para o usuário. Duas unidades projetoras emitem gráficos iluminados especiais no painel com padrões e cores diferentes, com as mudanças sendo feitas no esquema de cores dos padrões de luz e na iluminação ambiente em todo o interior. Para a Mini, juntamente com elementos gráficos específicos no display OLED, o motorista desfruta de uma experiência de condução totalmente nova. Ainda não foi definida como será a distribuição do novo Aceman pelos vários mercados onde a Mini atua, incluindo o brasileiro.

Divulgação

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA