O eActros 600, caminhão elétrico a bateria da Mercedes-Benz, começa uma importante etapa de testes junto a clientes. Os primeiros dois veículos para transporte de longo percurso, apresentados no ano passado, serão colocados em operação nas próximas semanas na Alemanha. Um deles pela empresa de contêineres de logística Contargo e o outro pela especialista em reciclagem Remondis. A capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts/hora – daí a designação do modelo “600” – e um novo eixo motor permitem que o caminhão elétrico Mercedes-Benz atinja uma autonomia de 500 quilômetros sem recargas intermediárias. Ou seja, o eActros 600 consegue viajar muito mais que mil quilômetros por dia. Isso é possível por meio de recarga intermediária durante os intervalos de condução exigidos por lei – mesmo sem recarga de megawatts. Contudo, os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks já conseguiram carregar, pela primeira vez, um protótipo do eActros 600 em uma estação om potência de um megawatt. O feito acaba de ser alcançado no Centro de Desenvolvimento e Testes da empresa em Wörth am Rhein, na Alemanha. O padrão de recarga MCS (Megawatt Charging System) entra em fase de implantação, e clientes que necessitam muito da autonomia e da disponibilidade do veículo se beneficiarão, no futuro, com a carga MCS de mil quilowatts. A Mercedes-Benz Trucks está trabalhando para levar a tecnologia MCS para a produção em série do eActros 600.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação – Fotos: Divulgação
Veja Também: