Estrela com griffe
A Mercedes-Benz Cars & Vans do Brasil se prepara para receber as primeiras unidades do Mercedes-AMG G 63 Grand Edition. Essa edição limitada destaca o status do off-roader de alta performance, que faz parte do portfólio da lendária família off-road desde 2002. Elementos de design únicos e cores especiais traçam uma linha direta do ícone do atual veículo ao primeiro modelo G de 1979. Pela primeira vez, a Grand Edition apresenta o logotipo “AMG” e a estrela da marca na cor Kalahari Gold Magno. O emblema da marca de alta performance está presente no capô na mesma cor especial. O novo Mercedes-AMG G 63 Grand Edition chega ao Brasil com todas as 16 unidades destinadas ao país já previamente vendidas, ao preço de R$ 2.247.900 cada. O carro é equipado com motor 4.0 V8 com 585 cavalos de potência a 6 mil rotações por minuto e 85,4 kgfm de torque de 2.500 a 3.500 giros, acoplado ao câmbio AMG Speedshift TCT 9G. Com isso, o Mercedes-AMG G 63 Grand Edition faz de zero a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e pode chegar à máxima de 240 km/l, limitada eletronicamente.
Nas pegadas da picape
O novo Chevrolet Trailblazer chega em maio às concessionárias. O SUV 4×4 de até sete lugares segue os passos da nova S10 e conta com evoluções em design, mecânica e conforto. Outra herança da picape é a sofisticada versão High Country, que estreia no Trailblazer em substituição à Premier. Motor turbodiesel de nova geração, inédita transmissão automática de 8 marchas, tecnologias avançadas de conectividade e segurança são itens de série no novo SUV originado da S10. O novo Trailblazer passa a contar com painel digital integrado ao Chevrolet MyLink, botão de partida e carregamento de celular por indução. A General Motors promoveu ainda melhorias na suspensão e na coluna de direção e incluiu novos pneus e bancos com múltiplas densidades, para garantir um elevado nível de conforto e silêncio de rodagem. O novo Trailblazer é o terceiro dos seis lançamentos da Chevrolet previstos para 2024. Os preços da linha 2025 do SUV ainda não foram confirmados.
Totalmente “made in France”
A próxima atração elétrica da Peugeot na Europa será o e-5008, um SUV de grande porte com espaço para até sete pessoas e autonomia de 660 quilômetros. De acordo com a marca pertencente à Stellantis, o e-5008 beneficia-se da plataforma STLA Medium e de uma bateria para atender às necessidades dos clientes que procuram um SUV grande com design assertivo, interior acolhedor e desempenho elétrico eficiente. O novo e-5008 estará à venda no segundo semestre deste ano na Europa, com uma gama tendo como base dois níveis de acabamento, Allure e GT, com três opções de trem elétrico – 210 cavalos, 230 cavalos de longo alcance e 320 cavalos Dual Motor com tração nas quatro rodas -, assim como tecnologia híbrida leve de 48V com 136 cavalos e plug-in com 195 cavalos. Em termos de produção, o e-5008 será fabricado totalmente na França. Seu motor elétrico será produzido pela joint-venture Stellantis-Nidec em Trémery, enquanto a caixa de câmbio será fabricada pela Stellantis em Valenciennes e as baterias da ACC feitas em Douvrin Billy-Berclau, todas na França. A ACC é uma joint-venture entre a Stellantis, a Mercedes e a Saft dedicada ao projeto e à fabricação de baterias automotivas de alta tensão.
Na China
Os fãs do Mini têm bons motivos para aguardarem pelo décimo oitavo Salão do Automóvel de Pequim, previsto para ocorrer de 25 de abril a 4 de maio. Tudo porque a Mini apresentará a nova geração da família do icônico “carrinho” no Centro Internacional de Exposições da China. Como parte do tema do salão – “Nova Era, Novos Carros” -, a marca britânica pertencente ao BMW Group estará promovendo a estreia mundial do Mini Aceman. Com seu conceito de veículo autônomo e totalmente elétrico, o Aceman ficará posicionado entre o Cooper e o Countryman. Um dos destaques do novo Aceman será o visual, com a Mini oferecendo várias possibilidades de personalização, incluindo rodas, adesivos e acessórios. Em termos de potência, o Aceman terá versões com 181 e 218 cavalos, no entanto, a marca britânica não divulgou quais serão as autonomias das variantes. Como tudo é gigante no país asiático – ao contrário do Mini -, o Auto China é realizado em Pequim a cada dois anos desde 1990 em mais de 200 mil metros quadrados de espaço.
Novo diesel na praça
Maior distribuidora de combustíveis do Brasil, a Vibra Energia anuncia o lançamento do novo diesel Petrobras Grid, uma nova geração para veículos de todos os portes, desde picapes e SUVs a ônibus, caminhões e até maquinários. O diesel Grid traz embarcada a tecnologia Tecno 3, com uma seleção de aditivos que agregam propriedades não existentes no diesel comum. Entre os benefícios, o abastecimento com o diesel Grid oferece mais limpeza, proteção e economia, por contribuir para um menor gasto com a manutenção do motor. A nova aditivação foi desenvolvida exclusivamente para o produto com detergente, dispersante e antioxidante, que ajuda e aumentar a vida útil do propulsor, espaçando as revisões, reduzindo trocas de peças e limpezas de filtro. Conforme a Vibra, o novo diesel tem 92% menos de oxidação em comparação ao diesel comum, sua ação antiferrugem evita a corrosão em todas as partes metálicas do sistema de alimentação de combustível, mantém os sistemas de injeção e de combustão limpos, contém aditivos de alta tecnologia com ação anti-espumante e reduz a formação de espuma no tanque do veículo durante o reabastecimento. A Vibra detém a licença de uso da marca “Petrobras”, formando uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis em todo o Brasil. As franquias da Vibra Energia para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+.
Ícone na passarela
Um dos ícones da esportividade mundial, o Ford Mustang completou 60 anos de produção. Para celebrar a história – em parceria com o Mustang Clube de São Paulo -, o Dream Car Museum de São Roque criou uma ala inteira dedicada ao “pony car”. São 25 exemplares que compõem uma linha do tempo, mostrando as evoluções de design e tecnologia. Essas raridades poderão ser vistas até 10 de maio no setor de exposições temáticas, localizado no Centro de Eventos, no segundo pavimento do prédio principal do museu. Conhecido pelo seu design e alto desempenho, o Mustang foi lançado em 17 de abril de 1964, com opções de motores de seis cilindros, de 102 cavalos, e V8, com 274 cavalos. Seu nome foi inspirado nos cavalos selvagens que habitavam os Estados Unidos. No Brasil, o número de entusiastas do Mustang não para de crescer. Desde que o modelo foi lançado oficialmente pela Ford no mercado nacional, em março de 2018, foram vendidas mais de 2.500 unidades. O ingresso para visitação aos 60 anos do Mustang em São Roque custa R$ 76 ou pode ser adquirido pelo site www.dreamcarmuseu.com.br .
Aporte de peso
A Honda Automóveis do Brasil fará um novo ciclo de investimento estratégico em sua operação no país. O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Arata Ichinose, presidente da Honda do Brasil. Com aporte de R$ 4,2 bilhões para o período de 2024 a 2030, a empresa visa à expansão contínua dos negócios por meio do lançamento de sua tecnologia híbrida-flex no mercado brasileiro, da produção local da nova geração de um SUV de entrada e do aumento do volume de produção e geração de empregos no país. “Esse novo ciclo de investimento busca tornar a Honda Automóveis do Brasil cada vez mais forte, moderna e dinâmica e mostra que estamos alinhados ao compromisso global de alcançar a neutralidade de carbono em produtos e atividades corporativas até 2050”, afirmou Ichinose no encontro com Lula.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: