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A Mini acaba de dar um mergulho um pouco mais profundo no mercado de veículos totalmente elétricos com a introdução do Cooper E Classic. O novo modelo de entrada da linha de elétricos da marca inglesa adota o motor da variante inicial SE do Cooper, lançada na Europa em 2019, e traz novos detalhes de acabamento na parte externa e interna. O Mini Cooper E Classic custará na Inglaterra a partir de 29.669 libras esterlinas (cerca de R$ 187 mil) e deve chegar às concessionárias nacionais no segundo semestre deste ano com um preço abaixo da SE, que continua sendo comercializada. O Mini Cooper SE é vendido no Brasil desde 2021, e atualmente custa a partir de R$ 284.990 – valor que pode chegar na faixa de R$ 250 mil em promoções feitas pela própria marca britânica, pertencente ao BMW Group.

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O Cooper E Classic herda o motor do Cooper SE, com 135 kW (184 cavalos) de potência e 29,5 kgfm de torque instantâneo, que levam o “carrinho” elétrico a acelerar de zero a 100 km/h em 7,3 segundos e a chegar à velocidade máxima de 150 km/h. De acordo com o ciclo WLTP, a autonomia é de 305 quilômetros, enquanto a bateria de 40,7 kWh pode ser reabastecida de 10% a 80% em 28 minutos em uma saída DC de até 75 kW. A nova variante do elétrico inglês pode ter rodas de 16 a 18 polegadas. 

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A pintura Sunny Side Yellow da Cooper E chama a atenção, complementada pelo teto e capas dos retrovisores em branco. Faróis de leds adaptativos e head-up display são opcionais, assim como o Active Cruise Control e o Parking Assistant. Na traseira, as lanternas são triangulares, com desenho da bandeira britânica estilizada na parte interna em leds, uma faixa preta ligando as lanternas com o nome “Cooper” em branco, para-choque preto e um pequeno spoiler. No interior, o estofamento é em couro sintético Vescin com padrão perfurado. O acabamento Classic vem com uma tela sensível ao toque de 9,44 polegadas rodando o novo Mini Operating System 9. A cabine tem iluminação com várias opções de cores, à escolha do motorista. 

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A atual geração do Mini Cooper – englobando versões a combustão e elétricas – teve um aumento de 0,9% nas vendas em 2023 em comparação a 2022, totalizando 295.474 unidades. Já os veículos totalmente elétricos representaram 15,3% das vendas totais da Mini no ano passado. Um aspecto marcante em 2023 foi o significativo aumento nos emplacamentos de veículos elétricos, com 45.261 clientes no mundo optando por uma versão totalmente “verde”, uma alta de 3,5% em comparação ao ano anterior. “2023 foi um ano excepcional para a Mini. A adoção acelerada dos nossos veículos totalmente elétricos sublinha a nossa dedicação coletiva em moldar um futuro de sucesso. Com a chegada da nova versão, estamos entusiasmados por continuar a estabelecer novos padrões na experiência de condução, ao mesmo tempo em que avançamos no compromisso com uma maior redução de CO2”, afirmou Stefanie Wurst, diretora da Mini.

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Além da nova configuração E Classic, a linha 100% elétrica da Mini ganhou a nova configuração SE JCW, com motor de 160 kW (218 cavalos) de potência e 33,5 kgfm de torque, com autonomia de 402 quilômetros, também pelo ciclo WLTP. A versão mais “forçuda” do Cooper SE pode ser encomendada ainda com o acabamento Trim, com detalhes e equipamentos enfatizando o sucesso do Mini clássico nas pistas, especialmente as três vitórias no Rali de Monte Carlo na década de 60.

Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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