A Mini acaba de dar um mergulho um pouco mais profundo no mercado de veículos totalmente elétricos com a introdução do Cooper E Classic. O novo modelo de entrada da linha de elétricos da marca inglesa adota o motor da variante inicial SE do Cooper, lançada na Europa em 2019, e traz novos detalhes de acabamento na parte externa e interna. O Mini Cooper E Classic custará na Inglaterra a partir de 29.669 libras esterlinas (cerca de R$ 187 mil) e deve chegar às concessionárias nacionais no segundo semestre deste ano com um preço abaixo da SE, que continua sendo comercializada. O Mini Cooper SE é vendido no Brasil desde 2021, e atualmente custa a partir de R$ 284.990 – valor que pode chegar na faixa de R$ 250 mil em promoções feitas pela própria marca britânica, pertencente ao BMW Group.
O Cooper E Classic herda o motor do Cooper SE, com 135 kW (184 cavalos) de potência e 29,5 kgfm de torque instantâneo, que levam o “carrinho” elétrico a acelerar de zero a 100 km/h em 7,3 segundos e a chegar à velocidade máxima de 150 km/h. De acordo com o ciclo WLTP, a autonomia é de 305 quilômetros, enquanto a bateria de 40,7 kWh pode ser reabastecida de 10% a 80% em 28 minutos em uma saída DC de até 75 kW. A nova variante do elétrico inglês pode ter rodas de 16 a 18 polegadas.
A pintura Sunny Side Yellow da Cooper E chama a atenção, complementada pelo teto e capas dos retrovisores em branco. Faróis de leds adaptativos e head-up display são opcionais, assim como o Active Cruise Control e o Parking Assistant. Na traseira, as lanternas são triangulares, com desenho da bandeira britânica estilizada na parte interna em leds, uma faixa preta ligando as lanternas com o nome “Cooper” em branco, para-choque preto e um pequeno spoiler. No interior, o estofamento é em couro sintético Vescin com padrão perfurado. O acabamento Classic vem com uma tela sensível ao toque de 9,44 polegadas rodando o novo Mini Operating System 9. A cabine tem iluminação com várias opções de cores, à escolha do motorista.
A atual geração do Mini Cooper – englobando versões a combustão e elétricas – teve um aumento de 0,9% nas vendas em 2023 em comparação a 2022, totalizando 295.474 unidades. Já os veículos totalmente elétricos representaram 15,3% das vendas totais da Mini no ano passado. Um aspecto marcante em 2023 foi o significativo aumento nos emplacamentos de veículos elétricos, com 45.261 clientes no mundo optando por uma versão totalmente “verde”, uma alta de 3,5% em comparação ao ano anterior. “2023 foi um ano excepcional para a Mini. A adoção acelerada dos nossos veículos totalmente elétricos sublinha a nossa dedicação coletiva em moldar um futuro de sucesso. Com a chegada da nova versão, estamos entusiasmados por continuar a estabelecer novos padrões na experiência de condução, ao mesmo tempo em que avançamos no compromisso com uma maior redução de CO2”, afirmou Stefanie Wurst, diretora da Mini.
Além da nova configuração E Classic, a linha 100% elétrica da Mini ganhou a nova configuração SE JCW, com motor de 160 kW (218 cavalos) de potência e 33,5 kgfm de torque, com autonomia de 402 quilômetros, também pelo ciclo WLTP. A versão mais “forçuda” do Cooper SE pode ser encomendada ainda com o acabamento Trim, com detalhes e equipamentos enfatizando o sucesso do Mini clássico nas pistas, especialmente as três vitórias no Rali de Monte Carlo na década de 60.
Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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