A fabricante cearense Adventures Off-Road deu mais um passo para a introdução do Guepardo no mercado brasileiro. O veículo idealizado para aventuras tem no projeto e desenvolvimento engenheiros da Troller, extinta em 2021 com a decisão da Ford em não mais produzir no Brasil. A versão de dois lugares do Guepardo, a G200, com duas portas, terá preço de R$ 235 mil, enquanto a de quatro lugares e igual número de portas, a G400, será vendida por R$ 245 mil. De acordo com a Adventures Off-Road, o Guepardo já está em pré-venda e tem pelo menos 70 pedidos garantidos. As duas configurações são equipadas com motor turbo a gasolina. O propulsor Volkswagen utilizado no Guepardo é o mesmo da linha Gol e Saveiro. Mas como a empresa cearense recebeu recentemente a versão turbo e novos componentes eletrônicos para serem avaliados, reprogramou o lançamento do Guepardo para março deste ano.
O nome “Guepardo” vem do animal da família dos felídeos que habita as savanas da África, Península Arábica e do sudoeste da Ásia. A cor-base do carro de testes invoca o bege-alaranjado do guepardo, que tem pintas pretas espalhadas por todo o corpo, a exemplo dos detalhes negros do veículo cearense. O animal também é conhecido por lobo-tigre, leopardo-caçador ou onça-africana e é muito parecido com o leopardo. As garras do guepardo têm ranhuras para que o bicho possa se mover muito rápido, com sua longa cauda servindo para lhe dar estabilidade nas curvas feitas em alta velocidade. Consegue atingir até 115 km/h, sendo o mais rápido de todos os animais terrestres.
Embora esteja na mesma faixa de atuação de SUVs, buggies, UTVs e jipes, o Guepardo não terá emplacamento, ficando restrito ao uso off-road esportivo e de entretenimento, para andar em terrenos irregulares ou pavimentados. O Guepardo será produzido na fábrica da Adventures Off-Road, instalada em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza. Desde o ano passado, a marca está fazendo testes com o veículo, tanto no litoral quanto no interior do Ceará. Outra bateria de testes de desenvolvimento está programada para o final deste mês, na cidade de Curvelo, norte de Minas Gerais.
Segundo a marca cearense, o Guepardo – que inaugura um novo segmento na indústria automotiva nacional, o de URVs (Utility Recreational Vehicle ou veículo utilitário recreativo) – terá 121 cavalos de potência a 5.250 rotações por minuto e 18,5 kgfm de torque a 2.500 rpm, acoplado ao câmbio manual de 5 marchas e à tração integral. O carro pesa 1.250 quilos e seu tanque de combustível pode carregar até 40 litros. A fábrica de Maracanaú terá uma área de 4 mil metros quadrados, com possibilidade de ser ampliada em mais 3 mil m2, com a linha de montagem dos veículos composta totalmente por robôs. Para os quatro engenheiros ex-integrantes da Toller – Moacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato -, o novo segmento surge com boas possibilidade no Brasil. Os únicos modelos da categoria do Guepardo existentes no país são importados pelas fabricantes Pollaris, dos Estados Unidos, e Can-Am, do Canadá.
Para a Adventures Off-Road, as grandes vantagens do Guepardo estão no baixo custo de manutenção, na confiabilidade do equipamento, segurança, nos equipamentos disponíveis e no baixo nível de ruído interno. Para o desenvolvimento e validação do Guepardo, estão sendo utilizados conceitos e práticas comuns à atual indústria automotiva nacional. “Nosso veículo é um automóvel, enquanto os UTVs são quadriciclos adaptados. O motor e a transmissão do Guepardo são convencionais, já conhecidos, ao passo que o conjunto dos UTVs disponíveis no mercado tem transmissão do tipo CVT com acionamento por correia, requerendo alto giro do motor e causando ruídos elevados no interior”, argumenta Clauder Ciarlini, diretor-geral e idealizador da Adventures Off-Road.
Por não ter uma placa de identificação, o Guepardo – mistura de carro com quadriciclo – não pode trafegar em ruas e estradas. Os UTVs têm uma estrutura formada por uma gaiola de proteção e, geralmente, contam com tração traseira, sendo usados no lazer em trilhas e fazendas e em competições. Inclusive, eles compõem uma das categorias de veículos dos ralis Dakar – maior e mais famoso do mundo – e Sertões – maior da América do Sul. Por enquanto, o Guepardo está sendo montado em um galpão improvisado às margens da BR-116, próximo à futura fábrica da Adventures Off-Road.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: